Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Preciso de ideias de algum circuito que me possibilite fazer com que dois apagadores em cômodos diferentes sejam capazes de apagar ou acender uma mesma lâmpada bastando apenas um deles ser acionado. Me sugeriram usar micro-controlados mas não tenho arduino e nem sei programar, então vai ter que ser um circuito "à moda antiga"...kkk

Se puderem me ajudar dando ideias e sugestões fico grato.

Postado

@Bills

43 minutos atrás, Bills disse:

dois apagadores em cômodos diferentes sejam capazes de apagar ou acender uma mesma lâmpada

Não sabia que apagadores tinham essa função... Pensei que serviam apenas para apagar lousas :)

Não entendi a parte do micro-controlador... O que você quer não é simplesmente um circuito com interruptores paralelos?

image.png.4fd533342cfa7f500c1c4b09b3c5c5a9.png

• Curtir 3
Postado

@Lucca Rodrigues  Interruptores paralelos somente não bastam pois para apagar a lâmpada seria necessário desligar os dois interruptores e eu precisava que fosse possível, tanto para ligar quanto para desligar a lâmpada, poder fazê-lo com qualquer um dos interruptores.

Eu pensei nessa alternativa e também pensei nos interruptores em série mas nenhuma das duas satisfaz eu que eu precisava pois em ambos os casos, para ligar ou desligar será necessário que os dois interruptores estejam sincronizados.

1lamp.JPG.7d32bab3f66374eafd253cda74ef8b11.JPG

Postado

@Bills Ué... Você pode sim ligar ou desligar a lâmpada com somente 1 dos interruptores, só que dependendo da posição do outro interruptor, as funções das posições podem inverter.

image.png.dfcb4ddb89010973f526cf9d76fdf009.pngimage.png.fb034b124e81fffe2af0d92ab0949189.png

Em outras palavras:

Se COM tiver ligado ao L1 no int. 2, COM em L1 no int. 1 liga a lâmpada, e em L2, desliga.

Se COM tiver ligado ao L2 no int. 2, COM em L2 no int. 1 liga a lâmpada, e em L1, desliga.

• Curtir 3
Postado

@Lucca Rodrigues e @Isadora Ferraz, obrigado por responderem.

5 minutos atrás, Lucca Rodrigues disse:

só que dependendo da posição do outro interruptor, as funções das posições podem inverter.

Exatamente! como os dois interruptores ficarão relativamente distantes, seria chato ter que ir até o outro cômodo colocar o outro interruptor na posição que satisfaz o desejado (lâmpada acesa ou apagada). Se possível fosse, gostaria que com um simples acionar em qualquer dos interruptores, comande-se a lâmpada de forma independente do outro interruptor.

Postado

@Lucca Rodrigues

1 minuto atrás, Lucca Rodrigues disse:

Não imagino ser um grande incômodo a posição do interruptor que liga/desliga mudar.

Se a luz estiver acesa, basta um toque no interruptor que a mesma se apaga, não é preciso se atentar à posição.

É vdd! eu estava trocando alhos por bugalhos, confundindo (e complicando) as coisas... isso servirá perfeitamente! Obrigado! :)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Bills disse:

com um simples acionar em qualquer dos interruptores, comande-se a lâmpada de forma independente do outro interruptor

Pronto ... é ele 🙂

😁

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!