Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

é uma duvida bem basica que ate entao eu nao tava ligado nessa possibilidade. para usar mais de um dispositivo para acessar internet, eu sempre achei q eu poderia, por exemplo como fiz aqui, ligar o pc via cabo no modem de fibra otica em uma das portas, ligar a tv via cabo em outra porta do modem, ligar um roteador wifi em outra porta do modem........ só q tava acontecendo algo estranho nessa rede. a internet engasgava toda hora nos dispositivos. a minha dúvida, dando uma olhada na internet, é se o modem só atende a um dispositivo por vez, por isso engasga. nesse caso o correto seria do modem sair um cabo só para um roteador levando internet a ele (WAN) e do roteador conectar os demais dispositivos que utilizam cabos bem como os que usam wifi. essa é a configuração correta da rede? ou era pra funcionar normal no primeiro cenário q eu citei? 

agradeço desde ja.

Postado

Pode ligar, mas o bom funcionamento vai depender da banda de internet contratada. Essas portas são de 100 Mbit/s, mas se a internet for de 5 Mbit/s vai haver um gargalo e não será possível utilizar muitos dispositivos simultaneamente, em especial com aplicações que consomem muito banda, como assistir vídeos.

Postado

@felippelopes Primeiro deixar claro que o fibra optica chamamos de onu o suposto modem, Dentro da onu existe as port bind, dependendo o fabricante, ele da exclusividade para as port bind ativada, e nao da exclusividade para as outras port bind desativadas.

O segredo para diminuir esse engasgo esta em ativar as port bind que é igual LAN.

Exemplo

975029820_Semttulo-2cpia.jpg.784d14cea86be177c02baf5eadcc24b8.jpg

Onu com 4 Lans ativadas para ter prioridade. Se a lan 2 3 4 tivesse desativada, elas não teriam prioridade no trafego.

Em provedor bairro, tambem é possivel com as port bind fazer Ilhas Vlan + port bind. A configuração nao é feita na sua casa, e sim nas OLT do provedor.

Onus de marca Fiberhome tendem a limitar o barramento 10/100 quando 2 ou mais cabos de redes estão ligados na Portbind vulgo lan.

Postado
38 minutos atrás, Ricardov disse:

Pode ligar, mas o bom funcionamento vai depender da banda de internet contratada. Essas portas são de 100 Mbit/s, mas se a internet for de 5 Mbit/s vai haver um gargalo e não será possível utilizar muitos dispositivos simultaneamente, em especial com aplicações que consomem muito banda, como assistir vídeos.

boa noite, banda contratada 150 Mbps. solicitei a troca do modem/onu e o novo tem as 4 portas gigabit.

adicionado 6 minutos depois

@Tio Chang rapaz, ficou meio complicado sua resposta para o meu conhecimento. tenho onu fiberhome com 4 portas LAN gigabit e a internet contradada de 150Mbps. tenho um cabo q sai do onu e vai para o roteador onde tem alguns dispositivos conectados por cabo. se eu tirar um cabo de pc do roteador e ligar direto no onu (agora o onu terá 2 cabos conectados nele) vai acontecer desse pc e o restante da rede começar a travar a internet, nao abre nada por alguns segundos, depois abre, depois para de novo.  entao eu plugei todos os dispositivos no roteador e funciona tudo normal, tirando o fato que este roteador nao eh porta gigabit entao estou limitado a 100mbps requerendo a troca por um modelo gigabit. 

Postado

@felippelopes voce mesmo respondeu a duas perguntas.

Sabemos que se a ONU tiver em bridge somente a LAN 1 ou port Bind 1 Funciona.

Entao ja sabemos que sua ONU esta roteada.

Esse gargalo das Lan 1 a 4 ficarem desse jeito é porque ta destivado as PORT BIND 

As Port Binding existe, porque é possivel criar multiplas conexões WAN de varios valores

Ex: Na lan 1 criar um pppoe cujo o plano é 100 megas

Na lan 2 Criar um ppoe cujo o plano é 60 megas e vai para outra casa ou comodo.

Na lan 3 criar outro pppoe cujo o plano e 15 megas e vai para outro comodo ou casa.

È por isso que existe as PortBind quando é criado o pppoe da wan, precisa ativar todas as Bind ou ou então acontece esse defeito que tu fala. Pode acontecer da pessoa ter esquecido de ativa las. Quando Lan 1 ta ativada e as outras desativadas, as outras ganha peso 0 no 802.1P é por isso que tudo que for conectado na lan 1 fica rápido sem gargalo.

https://www.cianet.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Configurando-Interface-WAN.pdf

https://download.ispshop.com.br/Tutoriais-Ovtk/Tutorial_OT801G_Configurando_conexao.pdf

Resumindo se a portbind nao estiver autorizada no modo pppoe, as lan nao teram prioridade no trafego (802.1P:).vai haver atraso nos pacotes rumo as lan. é como se fosse um qos via cabo.

È assim que funciona uma rede fibra Epon IEEE  ate o destino final.

adicionado 27 minutos depois
9 horas atrás, felippelopes disse:

era pra funcionar normal no primeiro cenário

Respondendo a pergunta, Só vai ser funcional quando ajustar dentro do aparelho ONU, as PORT BIND.

Postado
19 horas atrás, Tio Chang disse:

@felippelopes Primeiro deixar claro que o fibra optica chamamos de onu o suposto modem, Dentro da onu existe as port bind, dependendo o fabricante, ele da exclusividade para as port bind ativada, e nao da exclusividade para as outras port bind desativadas.

O segredo para diminuir esse engasgo esta em ativar as port bind que é igual LAN.

Exemplo

975029820_Semttulo-2cpia.jpg.784d14cea86be177c02baf5eadcc24b8.jpg

Onu com 4 Lans ativadas para ter prioridade. Se a lan 2 3 4 tivesse desativada, elas não teriam prioridade no trafego.

Em provedor bairro, tambem é possivel com as port bind fazer Ilhas Vlan + port bind. A configuração nao é feita na sua casa, e sim nas OLT do provedor.

Onus de marca Fiberhome tendem a limitar o barramento 10/100 quando 2 ou mais cabos de redes estão ligados na Portbind vulgo lan.

Desculpe, mas portbind não é prioridade de tráfego, para prioridade de tráfego é QoS. A função do LAN BIND ou PORT BIND é para você incluir naquele serviço a interface desejada, ou seja, a configuração de um circuito de OLT X ONU é comparado com serviço, que neste caso podemos configurar diversos como serviço de iptv, serviço de pppoe, serviço de voip, serviço de lan to lan, de forma separada e vlans separados, e com isto você pode atrelar no portbind qual porta vai fazer parte deste serviço, caso não esteja ativa a mesma não funciona. 

10 horas atrás, Tio Chang disse:

Sabemos que se a ONU tiver em bridge somente a LAN 1 ou port Bind 1 Funciona.

Entao ja sabemos que sua ONU esta roteada.

O funcionamento das interfaces da onu é controlado pela OLT, ou seja, é no service profile que a onu está atribuída que informamos qual ou quais portas vão trabalhar em "bridge", depende da necessidade do provedor ou configuração do analista. Segue um exemplo de configuração de um profile "universal" que pode trabalhar com bridge ou router.

ont-srvprofile gpon profile-id 7 profile-name "UNIVERSAL"
  ont-port eth adaptive 8
  port vlan eth 1 transparent
  port vlan eth 2 transparent
  port vlan eth 3 transparent
  port vlan eth 4 transparent
  commit

@felippelopes Algumas ONU tem limitação de processamento e não suportar a quantidade de equipamentos conectados, talvez seja o seu caso de estar 100% de cpu, e adicionando os equipamento no seu roteador, o processamento está em seu roteador.

att;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!