Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

estava jogando horizon zero dawn (e ja aconteceu com outros jogos) e o processador começou a chegar em 100 graus, deram pouquissimos drop de fps/gargalos, uns 3/4 mas nada grave em questao de umas 2h de gameplay, mas fiquei preocupado com essa elevação de temperatura se esta relacionado com alguma configuração de bios ou outros componentes, se é prejudicial e se tem alguma solução ou preciso fazer algum upgrade 

segue imagem dos outros hardwares

quando pauso o jogo e dou alt tab pra verificar ai da uma baixadinha mas normalmente fica em 99-100 graus

image.thumb.png.7a8553953fb3f9b0ec8831a5e41e40ce.png

placa de video: rtx 2070

image.png.3dbc83f8b5d4bcc2505bba4c5f9f7a1d.png

segue todos os componentes abaixo:

Processador Intel Core i7-9700K Coffee Lake LGA1151 3.60GHz Cache 12MB

Water Cooler PCYES Sangue Frio 120mm

placa-mãe Asus PRIME Z370-P, LGA 1151

Memoria Team Group T-Force Delta 8GB (2x8) 2400MHz DDR4 Preta RGB, (16gb)

HD Toshiba 1TB Sata III 3.5 7200RPM

SSD Kingston A400 240GB SATA 3 2.5

Fonte AeroCool KCAS 600W Bronze Full Range 80 Plus

Placa de Video Galax GeForce RTX 2070 8GB GDDR6 1-Click OC EX 256-bit.

Postado

Watercooler de 120 mm não dá conta dos Core i7 e Core i9 da nona e décima geração não.

Postado
4 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Watercooler de 120 mm não dá conta dos Core i7 e Core i9 da nona e décima geração não.

preciso fazer a troca urgente por um outro cooler? e qual modelo seria recomendado?

Postado

@Matheus Alexandre levando em conta que tá batendo os 100° C, já ta numa zona bem complicada mesmo.

Ai depende do teu orçamento e do teu orçamento também, no mínimo eu recomendaria um watercooler de pelo menos 240 mm ou mesmo 280 mm.

Eu até diria que tem que ver a ventilação do teu gabinete, mas pra tua RTX 2070 estar chegando a 61° C até que parece okay, ainda sim, é bom dar uma olhadinha mesmo.

Postado
40 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Calma, pera aí. Realmente WCs de 120 não são bom valor e não premitem muito OC, mas também não são tão ruins a ponto de fazer chegar em 100c.

@Matheus Alexandre Coloque um print com as tensões que a placa-mãe está utilizando, por favor.

• Curtir 2
Postado
30 minutos atrás, Imakuni disse:

Calma, pera aí. Realmente WCs de 120 não são bom valor e não premitem muito OC, mas também não são tão ruins a ponto de fazer chegar em 100c.

@Matheus Alexandre Coloque um print com as tensões que a placa-mãe está utilizando, por favor.

image.png.a79f3e07e20d8571f84903146a38446e.png

nao sei se muda algo no momento que o jogo esta aberto ou nao, mas esta ai como ta agora

Postado
6 minutos atrás, Matheus Alexandre disse:

nao sei se muda algo no momento que o jogo esta aberto ou nao, mas esta ai como ta agora

Muda sim, precisa ser um print em um desses momentos em que a temperatura está alta.

Postado
9 minutos atrás, Imakuni disse:

Muda sim, precisa ser um print em um desses momentos em que a temperatura está alta.

quando bate aproximadamente 93-97, se for necessário que eu espere bater uns 98-100 eu tiro outro print, so avisar, obrigado desde ja

image.thumb.png.3c2efd952128999a858b881b5cfac52e.png

Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

Hm, entendi, 1.392 Vcore. Agora faz sentido, é a sua tensão que está exagerada para o seu sistema de resfriamento. Controle manualmente que deve resolver.

poderia explicar como eu posso arrumar isso?

Postado
1 minuto atrás, Matheus Alexandre disse:

poderia explicar como eu posso arrumar isso?

Do mesmo jeito que faria overclock, só que ao em vez de aumentar, você vai diminuir a tensão. Você vai na BIOS e procura algo que diga Vcore; mude para o manual e coloque um valor (bem) mais baixo para impedir que a placa-mãe faça o que quiser com a sua tensão.

Postado

Até onde eu me lembro, o Core i7-9700K consegue manter os clocks base e turbo com 1.35V, é o valor "médio" pra esses chips (segundo Reddit e outros fórums), alguns chips melhores fazem com menos, outros com mais, creio que você possa começar por ai e ir testando a estabilidade.

Postado
4 horas atrás, Matheus Alexandre disse:

seria essa opcao? se sim, qual valor devo colocar no manual?

Sim. Coloque 1.3, 1.25... quanto menor, mais frio o seu PC roda, mas se baixar de mais, pode ter instabilidade. Não tem muito receita de bolo, é tentativa e erro. Baixe e rode alguns testes de stress.

Postado
5 horas atrás, Imakuni disse:

Sim. Coloque 1.3, 1.25... quanto menor, mais frio o seu PC roda, mas se baixar de mais, pode ter instabilidade. Não tem muito receita de bolo, é tentativa e erro. Baixe e rode alguns testes de stress.

como eu faço a alteração no valor? quando clico em manual aparece isso

image.thumb.png.2a7a126b415299837fa7766e5e411940.pngimage.thumb.png.80d2f9fce613c867430610e7c584d159.png

Postado
1 minuto atrás, Matheus Alexandre disse:

ela fica presa em auto, nao consigo alterar nenhum valor

Pera, depois de dar Enter no modo manual você não consegue apertar a setinha para baixo e selecionar a opção? Tentou usar + e - para mexer?

Postado

@Imakuni

38 minutos atrás, Imakuni disse:

Pera, depois de dar Enter no modo manual você não consegue apertar a setinha para baixo e selecionar a opção? Tentou usar + e - para mexer?

eu coloquei em 1.300 e ainda assim subiu a temperatura dps (chegou e uns 97)

testei em 1.2500 e meu computador travava apos o windows abrir

segue print (quando botei 1.300 com o jogo aberto)

image.png.03cc381e6aa1be33ae6636aa7692a046.png

Postado
18 minutos atrás, Matheus Alexandre disse:

eu coloquei em 1.300 e ainda assim subiu a temperatura dps (chegou e uns 97)

testei em 1.2500 e meu computador travava apos o windows abrir

segue print (quando botei 1.300 com o jogo aberto)

Veja bem, a parte que diz "voltage" do processador não importa. Importa a parte de tensões é da placa-mãe (a que diz "Vcore").

Em todo caso, você já viu uma melhora substancial com 1.3. Se 1.25 não foi, tente 1.29, 1.28... A partir daqui, é tentativa e erro.

Postado
11 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Até onde eu me lembro, o Core i7-9700K consegue manter os clocks base e turbo com 1.35V, é o valor "médio" pra esses chips (segundo Reddit e outros fórums), alguns chips melhores fazem com menos, outros com mais, creio que você possa começar por ai e ir testando a estabilidade.

15 minutos atrás, Imakuni disse:

Veja bem, a parte que diz "voltage" do processador não importa. Importa a parte de tensões é da placa-mãe (a que diz "Vcore").

Em todo caso, você já viu uma melhora substancial com 1.3. Se 1.25 não foi, tente 1.29, 1.28... A partir daqui, é tentativa e erro.

1.285 deu tela azul

e o 1.3 foi o que melhorou porém ainda assim atingiu 97, o que eu posso fazer além disso? e rodar jogo nessa temperatura (nunca passando de 100) pode dar problema no processador? 

Postado

A partir de 100° C o processador começa a dar throttling para não sofrer danos por temperatura, mas é sempre bom ficar o mais longe possível dessa faixa de temperatura, até porque o consenso geral é de que temperatura muito alta reduz a vida útil do processador. O quanto, não é possível estimar.

A essa altura eu recomendo que você cheque a instalação desse water cooler, o bloco está bem afixado no processador? A aplicação de pasta térmica está okay e foi o bastante ou demais? E por fim, como eu havia dito anteriormente, dá uma checada na ventilação geral do gabinete.

Inclusive, em que parte do gabinete você instalou o radiador do water cooler?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...