Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Ola boa noite!



Sou estudante da Faculdade Positivo curso de TI, estou tentando finalizar este código porém não estou conseguindo.

criei as variáveis e uma parte do jogo porém sem sucesso.

Alguém consegue me ajudar?



Algoritmo "jogo da velha"
Var

velha: vetor[1..3, 1..3] de caractere
jogador, jogadas, vitoria, linha, coluna:  inteiro


Inicio


jogador <- 1
    repita
        leia (linha)
        leia (coluna)
        se (jogador = 1) entao
            velha [linha,coluna] <- "X"
            jogador <- 2
            jogadas <- jogadas + 1
        senao
           se (jogador = 2) entao
             velha [linha,coluna] <- "o"
            jogador <- 1
            jogadas <- jogadas + 1
            
            fimse
            
    se (velha [1,1] = "x" E velha [1,2] = "x" E velha [1,3] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [2,1] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [2,3] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [3,1] = "x" E velha [3,2] = "x" E velha [3,3] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1

    se (velha [1,1] = "x" E velha [2,1] = "x" E velha [3,1] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,2] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,2] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,3] = "x" E velha [2,3] = "x" E velha [3,3] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1

    se (velha [1,1] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,3] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,3] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,1] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1

    se (velha [1,1] = "o" E velha [1,2] = "o" E velha [1,3] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [2,1] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [2,3] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [3,1] = "o" E velha [3,2] = "o" E velha [3,3] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1

    se (velha [1,1] = "o" E velha [2,1] = "o" E velha [3,1] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,2] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,2] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,3] = "o" E velha [2,3] = "o" E velha [3,3] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1

    se (velha [1,1] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,3] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,3] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,1] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
        
        até_que (_________________________________)
    se (jogadas = 9) então
        escreva ("Deu velha!")
fim

Fimalgoritmo

 

  • Amei 1
Postado

@fabio padaraz    sim ,tem errinhos aí , os comandos se's precisam terminar com hum fimse , e seria bom mostrar o tabuleiro , para ver o andamento do jogo , e hum bom modo de fazer isso seria com um procedimento ,  e nem precisa enviar dados por parâmetro , pois ali todas as variáveis são do tipo Global ,  então fiz essas modificações ,  mas seu código ainda precisa de mais ajustes , deixo para você faze-las pois assim você pode ir aprendendo , e então até aqu

Algoritmo "jogo da velha"
Var
  velha                  : vetor[1..3, 1..3] de caractere
  jogador, jogadas       : inteiro
  vitoria, linha, coluna : inteiro
procedimento mostrar_o_tabuleiro
var
  j,i : inteiro
inicio
  limpatela
  escreval("JOGO DA VELHA")
  escreval
  para i de 1 ate 3 faca
    para j de 1 ate 3 faca
      escreva(velha[i,j],"   ")
      se j < 3 entao
        escreva("|")
      fimse
    fimpara
    escreval
    se i < 3 entao
      escreval("-----------") // pular para a linha de baixo
    fimse
  fimpara
escreval
fimprocedimento
Inicio
  jogador <- 1
  repita
    mostrar_o_tabuleiro
    escreva("Linha --: ")
    leia (linha)
    escreva("Coluna -: ")
    leia (coluna)
    se jogador = 1 entao
      velha [linha,coluna] <- "X"
      jogador <- 2
      jogadas <- jogadas + 1
    senao
      se jogador = 2 entao
        velha [linha,coluna] <- "o"
        jogador <- 1
        jogadas <- jogadas + 1
      fimse
      se velha [1,1] = "x" E velha [1,2] = "x" E velha [1,3] = "x" entao
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [2,1] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [2,3] = "x" entao
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [3,1] = "x" E velha [3,2] = "x" E velha [3,3] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1

    se (velha [1,1] = "x" E velha [2,1] = "x" E velha [3,1] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,2] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,2] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,3] = "x" E velha [2,3] = "x" E velha [3,3] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1

    se (velha [1,1] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,3] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,3] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,1] = "x")
        escreva ("Jogador 1 venceu!")
        vitoria <- 1

    se (velha [1,1] = "o" E velha [1,2] = "o" E velha [1,3] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [2,1] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [2,3] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [3,1] = "o" E velha [3,2] = "o" E velha [3,3] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1

    se (velha [1,1] = "o" E velha [2,1] = "o" E velha [3,1] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,2] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,2] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,3] = "o" E velha [2,3] = "o" E velha [3,3] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1

    se (velha [1,1] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,3] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1
    se (velha [1,3] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,1] = "o")
        escreva ("Jogador 2 venceu!")
        vitoria <- 1

        até_que (_________________________________)
    se (jogadas = 9) então
        escreva ("Deu velha!")
fim

Fimalgoritmo

i  seu código ficou assim  :

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!