Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí galera, beleza?! Espero que sim. Então, tenho um PC a mais ou menos 5 anos. Segue configuração:

Placa de Vídeo VGA Gigabyte Radeon R9 270X 2GB DDR5 256-Bit PCI Express 3.0 GV-R927XOC-2GD REV.1.0
Processador AMD FX-6300 3.5Ghz AM3+ Black Edition FD6300WMHKBOX
Kingston SSD 2.5´ 120GB V300 SATA III SV300S37A/120G
HD Toshiba 1 TB
2 Memória Kingston HyperX 4GB 1600MHz DDR3 CL10 DIMM HyperX FURY Black Series HX316C10FB/4
placa-mãe GigaByte AMD AM3/AM3+ DDR3 GA-970A-DS3P
CoolerMaster WaterCooler Seidon 120V 120mm RL-S12V-24PK-R1
Fonte Corsair CX-750W 80 Plus Bronze

Recentemente ele começou a travar, esquentar muito, chegou a bater 90°, desligar sozinho por conta da alta temperatura. Não rodava os jogos de forma mais tranquila. Minha cidade é do interior, não há suporte técnico de qualidade aqui, então eu mesmo formatava e fazia a limpeza. Nunca fiz O.C nele. Contudo, semana passada ele parou de dar vídeo.
Assim, pretendo trocar a placa-mãe e o processador e futuramente a placa de vídeo, contudo queria fazer isso de forma que ao menos a placa-mãe e o processador fiquem entre R$1000 a R$1500.
Entao, me ajudem por favor. Como estou sem PC tenho que fazer tudo pelo cell. Agradeço imensamente se puderem me ajudar!!!

Postado
21 minutos atrás, Vanderlan Silva disse:

E aí galera, beleza?! Espero que sim. Então, tenho um PC a mais ou menos 5 anos. Segue configuração:

Placa de Vídeo VGA Gigabyte Radeon R9 270X 2GB DDR5 256-Bit PCI Express 3.0 GV-R927XOC-2GD REV.1.0
Processador AMD FX-6300 3.5Ghz AM3+ Black Edition FD6300WMHKBOX
Kingston SSD 2.5´ 120GB V300 SATA III SV300S37A/120G
HD Toshiba 1 TB
2 Memória Kingston HyperX 4GB 1600MHz DDR3 CL10 DIMM HyperX FURY Black Series HX316C10FB/4
placa-mãe GigaByte AMD AM3/AM3+ DDR3 GA-970A-DS3P
CoolerMaster WaterCooler Seidon 120V 120mm RL-S12V-24PK-R1
Fonte Corsair CX-750W 80 Plus Bronze

Recentemente ele começou a travar, esquentar muito, chegou a bater 90°, desligar sozinho por conta da alta temperatura. Não rodava os jogos de forma mais tranquila. Minha cidade é do interior, não há suporte técnico de qualidade aqui, então eu mesmo formatava e fazia a limpeza. Nunca fiz O.C nele. Contudo, semana passada ele parou de dar vídeo.
Assim, pretendo trocar a placa-mãe e o processador e futuramente a placa de vídeo, contudo queria fazer isso de forma que ao menos a placa-mãe e o processador fiquem entre R$1000 a R$1500.
Entao, me ajudem por favor. Como estou sem PC tenho que fazer tudo pelo cell. Agradeço imensamente se puderem me ajudar!!!

Processador Ryzen 5 1600AF

Link Aqui

Placa-mãe Asus Ex A320

Link Aqui

Memória Geil Evo 8Gb 3000mhz

Link Aqui

TOTAL R$ 1.404,70 + Frete (Para pagamento a vista)

Se seu processador chegou a temperaturas tão altas isso já indica que o sistema de refrigeração do gabinete é ineficaz ou inexistente e recomendo que dê atenção a esse quesito pois isso pode lhe trazer além da perda de desempenho a redução da vida útil dos componentes bem como até mesmo a queima deles.
Instale no MÍNIMO 2 fans no gabinete para resolver esse problema.

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL e aí mano. Então, meu gabinete é um Cougar King, possui 1 fan 180mm na frente, 1 120mm em cima e 1 de 120 na lateral, além do Water cooler dedicado ao processador, e mesmo assim tava dando essas temperaturas. Então acredito que montei essa bancada e errei em algum ponto. De toda forma, a placa-mãe não possui saída de vídeo, isso ficava a cargo da placa de vídeo, usava a saída DVI, deu pau, mudei pra HDMI, e deu pau semana passada 😢

Postado
7 minutos atrás, Vanderlan Silva disse:

@NIGHT FALL e aí mano. Então, meu gabinete é um Cougar King, possui 1 fan 180mm na frente, 1 120mm em cima e 1 de 120 na lateral, além do Water cooler dedicado ao processador, e mesmo assim tava dando essas temperaturas

Não consegui encontrar o modelo pra verificar, mas se existem tantas fans nele muito provavelmente existia algo errado na instalação do cooler ou mesmo as tensões do processador estavam absurdamente altas.

7 minutos atrás, Vanderlan Silva disse:

De toda forma, a placa-mãe não possui saída de vídeo, isso ficava a cargo da placa de vídeo, usava a saída DVI, deu pau, mudei pra HDMI, e deu pau semana passada 😢

Mas se o seu problema atual é a placa de vídeo a recomendação anterior não te atende visto que o processador não tem vídeo integrado, neste caso teria que ser um Ryzen da linha G.

Ryzen 5 2200G

Ryzen 5 2400G

Ryzen 5 3200G

Ryzen 5 3400G

Modelos estes que estão bem difíceis de achar e quando acha não estão dos mais baratos, isso extrapolaria seu orçamento de 1500.

Postado

@NIGHT FALL entao, segue as imagens de como minha bancada está montada. Os cabos estão bagunçados porque retirei a placa de vídeo e o processador pra poder testar e ver onde tava a falha, mas ainda não descobri se é na placa de vídeo ou na placa-mãe. O fan de 180mm ficava na frente e jogava ar pra dentro, o de 120 lateral jogava pra dentro o de 120 em cima jogava pra cima, e o de 120 do radiador do Water cooler ficava a traz, jogando o ar pra fora. Essa era a configuração para a ventilação. Acredite, as vezes travava, desligava sozinho e batia essas temperaturas. Uma coisa que esqueci de mencionar, as altas temperaturas que falei eram apenas no seu processador.

IMG_20200819_201317845.jpg

IMG_20200819_201252016.jpg

Postado

@NIGHT FALL fui verificar os preços do kit da placa e processador, com o frete pra minha cidade passa bastante dos 1500, então por curiosidade, recomenda algum kit um pouco mais básico que esse? Ou posso pegar a placa e utilizar por algum tempo esse processador que já tenho nela, ou vice versa? 

Já agradeço imensamente a ajuda, estava perdido por aqui.

Postado
20 minutos atrás, Vanderlan Silva disse:

@NIGHT FALL fui verificar os preços do kit da placa e processador, com o frete pra minha cidade passa bastante dos 1500, então por curiosidade, recomenda algum kit um pouco mais básico que esse? Ou posso pegar a placa e utilizar por algum tempo esse processador que já tenho nela, ou vice versa? 

Já agradeço imensamente a ajuda, estava perdido por aqui.

Ta mais uma coisa que eu ainda não entendi, seu problema atual é placa de vídeo ou processador?
Pois como eu disse se for placa de vídeo o processador recomendado não atende pois não tem vídeo onboard.

Postado

@NIGHT FALL e aí mano, malz a demora na resposta, tive uns problemas familiares. Então, testei ambas as placas e o problema está na placa de vídeo mesmo, o processador e a placa-mãe tão funcionando de boa. Mas, mesmo assim, vou fazer a troca desses dois últimos componentes e posteriormente acrescentar uma placa de vídeo. Então qual configuração você me recomenda?

Postado
3 horas atrás, Vanderlan Silva disse:

@NIGHT FALL e aí mano, malz a demora na resposta, tive uns problemas familiares. Então, testei ambas as placas e o problema está na placa de vídeo mesmo, o processador e a placa-mãe tão funcionando de boa. Mas, mesmo assim, vou fazer a troca desses dois últimos componentes e posteriormente acrescentar uma placa de vídeo. Então qual configuração você me recomenda?

Eu acho mais válido comprar uma placa de vídeo primeiro e depois trocar a configuração, pois a aquisição de um processador com vídeo integrado (Como Ryzen 5 3400G) vai sacrificar desempenho.
Enquanto o Ryzen 5 3400G é um 4/8 (4 núcleos 8 Threads) outros processadores da mesma linha são 6/12 (como Ryzen 5 1600AF) e são inclusive mais baratos.

Quanto você tem disponível pra esse upgrade?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!