Ir ao conteúdo

SSD NMVE perdeu parte do armazenamento, como recuperar?

Ir à solução Resolvido por kolosh,

Posts recomendados

Postado

Meu SSD é o SSD ADATA XPG SPECTRIX S40G 512GB da XPG. Inicialmente só coloquei jogos nele, mas para melhorar o sistema pensei em instalar o Windows, ou melhor CLONAR o windows do meu SSD mais antigo. O problema é que o programa de clonagem além de não funcionar o windows dizendo que não havia boot, deixou de fora 29GB do NVME não alocados.

Fui no gerenciamento de disco, formatei o NVME no formato NTSC e ao acabar tentei estender o volume para colocar o que ficou de fora nele de volta. Porém depois de escolher quanto irá para o disco maior de volta, ele fica com a mensagem de "Não há espaço em disco suficiente disponível no(s) disco(s) para concluir esta operação", ficando 446,06 GB  utilizáveis e perdendo 29,81 GB...

Por favor me ajudem!

Postado

Eu tentaria usar o diskpart, no prompt de comando (cmd), com esse disco instalado não como de sistema claro (pode usar o hiren's se for o caso). Com diskpart você pode dar o comando "clean" depois de selecionar o disco (que será 100% apagado), e depois disso reativá-lo com no gerenciador de discos clicando com o botão direito sobre o disco e selecionando inicializar. Basicamente ele ficará tão limpo quanto é possível, como saído de fábrica. Se isso não funcionar, só acionando a garantia.

adicionado 1 minuto depois

Comandos para o Diskpart no prompt de commando (rodar como administrador clicando com o botão direito no iniciar)

1. diskpart
  2. list disk
  3. select disk x (x é o SSD, conforme lista que aparecerá)
  4. clean
  5. exit
  • Curtir 1
  • Solução
Postado

@WOZ Dods Muito obrigado pela resposta, mas (acho) que resolvi o problema (se não criei outro). Baixei o EaseUs e nele percebi que o disco estava descrito como dinâmico sendo que o outro SSD estava como Básico GPT, transformei o NVME para Básico e o que não estava alocado consegui transformar em partição. Depois tentei mesclar as duas partições em uma e funcionou, ele voltou para os 476 que tinha quando instalado (ainda acho pouco para os 512 que diz na embalagem, mas fazer o que...)

Isso que fiz pode prejudicar o NVME, devo mudar alguma configuração ou usar a sua sugestão?

adicionado 28 minutos depois
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Eu tentaria usar o diskpart, no prompt de comando (cmd), com esse disco instalado não como de sistema claro (pode usar o hiren's se for o caso). Com diskpart você pode dar o comando "clean" depois de selecionar o disco (que será 100% apagado), e depois disso reativá-lo com no gerenciador de discos clicando com o botão direito sobre o disco e selecionando inicializar. Basicamente ele ficará tão limpo quanto é possível, como saído de fábrica. Se isso não funcionar, só acionando a garantia.

adicionado 1 minuto depois

Comandos para o Diskpart no prompt de commando (rodar como administrador clicando com o botão direito no iniciar)

1. diskpart
  2. list disk
  3. select disk x (x é o SSD, conforme lista que aparecerá)
  4. clean
  5. exit

Bom, tentei fazer isso pra ver o que acontece e essa foi a mensagem:
"Erro do Serviço de Disco Virtual:
A limpeza não é permitida no disco que contém o volume atual de inicialização, sistema, arquivo de paginação,
despejo de memória ou hibernação."

Sendo que eu já formatei ele...

Postado
8 horas atrás, kolosh disse:

Muito obrigado pela resposta, mas (acho) que resolvi o problema (se não criei outro). Baixei o EaseUs e nele percebi que o disco estava descrito como dinâmico sendo que o outro SSD estava como Básico GPT, transformei o NVME para Básico e o que não estava alocado consegui transformar em partição. Depois tentei mesclar as duas partições em uma e funcionou, ele voltou para os 476 que tinha quando instalado (ainda acho pouco para os 512 que diz na embalagem, mas fazer o que...)

Muito bom, fez certo.

Isso que fiz pode prejudicar o NVME, devo mudar alguma configuração ou usar a sua sugestão?

Não, esta é a forma correta de operação. Partições estendidas e discos dinâmicos não devem ser usadas fora de cenários específicos. Deixar tudo como primário é muito melhor e seguro. Só preferiria, no seu lugar, usar o gerenciador de discos do próprio windows para evitar conflitos de programas externos (sempre há um risco). Agora que deu certo, não precisa mais preocupar.

Bom, tentei fazer isso pra ver o que acontece e essa foi a mensagem:
"Erro do Serviço de Disco Virtual:
A limpeza não é permitida no disco que contém o volume atual de inicialização, sistema, arquivo de paginação,
despejo de memória ou hibernação."

Sendo que eu já formatei ele...

O processo do diskpart que eu sugeri deve ser feito com o sistema carregado a partir de outro disco e ele apaga todo o conteúdo do disco onde é feito. Ainda sim, pelo que entendi da mensagem que recebeu, você estava tentando rodar ele no disco virtual, não no SSD. Quando você dá o comando SELECT DISK X, o X deve ser o número do disco que se pretende limpar, geralmente é 0 (zero) ou 1, ou 2.

adicionado 0 minutos depois

Enfim, não vai mais precisar fazer isso, pois corrigiu seu problema da melhor forma possível. Agora é só usar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!