Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD NMVE perdeu parte do armazenamento, como recuperar?


kolosh
Ir à solução Resolvido por kolosh,

Posts recomendados

Meu SSD é o SSD ADATA XPG SPECTRIX S40G 512GB da XPG. Inicialmente só coloquei jogos nele, mas para melhorar o sistema pensei em instalar o Windows, ou melhor CLONAR o windows do meu SSD mais antigo. O problema é que o programa de clonagem além de não funcionar o windows dizendo que não havia boot, deixou de fora 29GB do NVME não alocados.

 

Fui no gerenciamento de disco, formatei o NVME no formato NTSC e ao acabar tentei estender o volume para colocar o que ficou de fora nele de volta. Porém depois de escolher quanto irá para o disco maior de volta, ele fica com a mensagem de "Não há espaço em disco suficiente disponível no(s) disco(s) para concluir esta operação", ficando 446,06 GB  utilizáveis e perdendo 29,81 GB...

 

Por favor me ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria usar o diskpart, no prompt de comando (cmd), com esse disco instalado não como de sistema claro (pode usar o hiren's se for o caso). Com diskpart você pode dar o comando "clean" depois de selecionar o disco (que será 100% apagado), e depois disso reativá-lo com no gerenciador de discos clicando com o botão direito sobre o disco e selecionando inicializar. Basicamente ele ficará tão limpo quanto é possível, como saído de fábrica. Se isso não funcionar, só acionando a garantia.

adicionado 1 minuto depois

Comandos para o Diskpart no prompt de commando (rodar como administrador clicando com o botão direito no iniciar)
 

  1. diskpart
  2. list disk
  3. select disk x (x é o SSD, conforme lista que aparecerá)
  4. clean
  5. exit
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@WOZ Dods Muito obrigado pela resposta, mas (acho) que resolvi o problema (se não criei outro). Baixei o EaseUs e nele percebi que o disco estava descrito como dinâmico sendo que o outro SSD estava como Básico GPT, transformei o NVME para Básico e o que não estava alocado consegui transformar em partição. Depois tentei mesclar as duas partições em uma e funcionou, ele voltou para os 476 que tinha quando instalado (ainda acho pouco para os 512 que diz na embalagem, mas fazer o que...)

 

Isso que fiz pode prejudicar o NVME, devo mudar alguma configuração ou usar a sua sugestão?

adicionado 28 minutos depois
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Eu tentaria usar o diskpart, no prompt de comando (cmd), com esse disco instalado não como de sistema claro (pode usar o hiren's se for o caso). Com diskpart você pode dar o comando "clean" depois de selecionar o disco (que será 100% apagado), e depois disso reativá-lo com no gerenciador de discos clicando com o botão direito sobre o disco e selecionando inicializar. Basicamente ele ficará tão limpo quanto é possível, como saído de fábrica. Se isso não funcionar, só acionando a garantia.

adicionado 1 minuto depois

Comandos para o Diskpart no prompt de commando (rodar como administrador clicando com o botão direito no iniciar)
 

  1. diskpart
  2. list disk
  3. select disk x (x é o SSD, conforme lista que aparecerá)
  4. clean
  5. exit

 

Bom, tentei fazer isso pra ver o que acontece e essa foi a mensagem:
"Erro do Serviço de Disco Virtual:
A limpeza não é permitida no disco que contém o volume atual de inicialização, sistema, arquivo de paginação,
despejo de memória ou hibernação."

 

Sendo que eu já formatei ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, kolosh disse:

Muito obrigado pela resposta, mas (acho) que resolvi o problema (se não criei outro). Baixei o EaseUs e nele percebi que o disco estava descrito como dinâmico sendo que o outro SSD estava como Básico GPT, transformei o NVME para Básico e o que não estava alocado consegui transformar em partição. Depois tentei mesclar as duas partições em uma e funcionou, ele voltou para os 476 que tinha quando instalado (ainda acho pouco para os 512 que diz na embalagem, mas fazer o que...)

Muito bom, fez certo.

8 horas atrás, kolosh disse:

Isso que fiz pode prejudicar o NVME, devo mudar alguma configuração ou usar a sua sugestão?

Não, esta é a forma correta de operação. Partições estendidas e discos dinâmicos não devem ser usadas fora de cenários específicos. Deixar tudo como primário é muito melhor e seguro. Só preferiria, no seu lugar, usar o gerenciador de discos do próprio windows para evitar conflitos de programas externos (sempre há um risco). Agora que deu certo, não precisa mais preocupar.

8 horas atrás, kolosh disse:

Bom, tentei fazer isso pra ver o que acontece e essa foi a mensagem:
"Erro do Serviço de Disco Virtual:
A limpeza não é permitida no disco que contém o volume atual de inicialização, sistema, arquivo de paginação,
despejo de memória ou hibernação."

 

Sendo que eu já formatei ele...

O processo do diskpart que eu sugeri deve ser feito com o sistema carregado a partir de outro disco e ele apaga todo o conteúdo do disco onde é feito. Ainda sim, pelo que entendi da mensagem que recebeu, você estava tentando rodar ele no disco virtual, não no SSD. Quando você dá o comando SELECT DISK X, o X deve ser o número do disco que se pretende limpar, geralmente é 0 (zero) ou 1, ou 2.

adicionado 0 minutos depois

Enfim, não vai mais precisar fazer isso, pois corrigiu seu problema da melhor forma possível. Agora é só usar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!