Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte, tenho um i5 2400 e instalei uma GTX 1650. Fiz uma pesquisa aqui antes, a galera me falou que daria certo gargalo, mas que não compensava eu pegar a 1050 (que era a que eu queria, já que a diferença era mínima e futuramente eu pretendia atualizar o processador).

Tô conseguindo jogar Valorant normal, rodar tudo normal, o problema é que o processador tá esquentando bastante e o computador vem dando umas travadas que não dava antes (de tipo, travar feio até eu ter que desligar manualmente). Hoje mesmo eu botei pra desligar e fui dormir, quando dormir tava travado ainda em "desligando". Não tá me atrapalhando muito, mas ainda assim tá esquisito e talvez seja preocupante no futuro. Eu mesmo fiz a instalação da placa de vídeo (vendo no YouTube como fazer), não sei se isso atrapalhou também.

É normal o computador dar umas travadas assim com a placa nova, já que o processador é antigo? Tô anexando aqui o meu setup.

Screenshot_1.png

Postado

Qual temperatura está chegando o processador? É muito comum problemas de superaquecimento em processadores (muitas vezes devido ao tempo de uso ou problemas na instalação), uma limpeza, troca de pasta térmica e encaixar corretamente o cooler na maioria das vezes resolve.

Postado
agora, GuilhermeGB disse:

Qual temperatura está chegando o processador? É muito comum problemas de superaquecimento em processadores (muitas vezes devido ao tempo de uso ou problemas na instalação), uma limpeza, troca de pasta térmica e encaixar corretamente o cooler na maioria das vezes resolve.

@GuilhermeGB o processador fica em 60º por aí, acabei de ligar e tá assim! Mas quando eu vou jogar ele chega a uns 80º, 90º (jogando Valorant, que é leve, com tudo no low). Mas não chegou a desligar, nem nada. O cooler é o que veio nele, é bem simples, aliás, e a pasta térmica eu nem sei se tem, esse computador aqui foi um cara que me passou a perna e me vendeu, então ele falta bastante coisa, hahahaha.

Postado
1 minuto atrás, Cassiano Lourenço disse:

@GuilhermeGB o processador fica em 60º por aí, acabei de ligar e tá assim! Mas quando eu vou jogar ele chega a uns 80º, 90º (jogando Valorant, que é leve, com tudo no low). Mas não chegou a desligar, nem nada. O cooler é o que veio nele, é bem simples, aliás, e a pasta térmica eu nem sei se tem, esse computador aqui foi um cara que me passou a perna e me vendeu, então ele falta bastante coisa, hahahaha.

Está alto demais, geralmente a temperatura máxima antes de danificar o chip é por volta de 100 graus. Mas temperaturas nessa faixa aí vão fazer a frequência do processador cair para a mínima possível para tentar diminuir a temperatura, e é o que está gerando seus travamentos.

Postado
agora, GuilhermeGB disse:

Está alto demais, geralmente a temperatura máxima antes de danificar o chip é por volta de 100 graus. Mas temperaturas nessa faixa aí vão fazer a frequência do processador cair para a mínima possível para tentar diminuir a temperatura, e é o que está gerando seus travamentos.

@GuilhermeGB Então o cooler, pasta térmica e etc. devem me ajudar, certo? E eu devo fazer isso o mais rápido possível, certo? Hahaha.

Postado
2 minutos atrás, Cassiano Lourenço disse:

@GuilhermeGB Então o cooler, pasta térmica e etc. devem me ajudar, certo? E eu devo fazer isso o mais rápido possível, certo? Hahaha.

Não precisa trocar o cooler, basta remover, limpar o dissipador e o processador com álcool isopropílico, depois aplicar a quantidade correta de pasta térmica, e encaixar o cooler corretamente. Tente limpar qualquer sujeira na ventoinha e dissipador também.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não precisa trocar o cooler, basta remover, limpar o dissipador e o processador com álcool isopropílico, depois aplicar a quantidade correta de pasta térmica, e encaixar o cooler corretamente. Tente limpar qualquer sujeira na ventoinha e dissipador também.

@GuilhermeGB mas, por exemplo, agora eu não tô jogando nada (só fazendo um download pelo Launcher da Epic e com Spotify e Google Chrome abertos). O computador já tá dando umas agarradinhas que não davam antes e a CPU tá a 70º graus. 😞

Postado

@Cassiano Lourenço monitores a frequência do processador, ele deve ficar entre 3100MHz e 3400MHz. Se cair pra tipo uns 1500MHz (alguma coisa baixa assim), está havendo thermal throttling. Mas 70ºC navegando na internet está longe de estar normal. A temperatura da sua placa de vídeo está boa? O gabinete está bem ventilado?

Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Cassiano Lourenço monitores a frequência do processador, ele deve ficar entre 3100MHz e 3400MHz. Se cair pra tipo uns 1500MHz (alguma coisa baixa assim), está havendo thermal throttling. Mas 70ºC navegando na internet está longe de estar normal. A temperatura da sua placa de vídeo está boa? O gabinete está bem ventilado?

@GuilhermeGB fui ver agora que faz um tempinho que tô com o computador ligado e tal. Tô usando Chrome, joguei umas partidinhas uma hora atrás, faz umas 5 horas que o PC tá ligado e tá 60 graus, na verdade. O gabinete não é nada ventilado, pra ser sincero. KKKKKKKK, me recomendaram até deixar ele aberto, mas medo de juntar muita poeira. A placa de vídeo fica sempre entre 30 e 40 graus, não subiu mais que isso nenhuma vez!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...