Ir ao conteúdo

Upgrade de processador, i5 4460 para i7 4790 ou trocar de plataforma?

Ir à solução Resolvido por Will871,

Posts recomendados

Postado

Opa, olá a todos!

Seguinte, estou pensando em melhorar um pouco minha máquina que está com uma CPU um pouco antiga, mas não sei se faço um upgrade na mesma geração ou se mudo para os Ryzen, apesar da possível diferença de valor.

Atualmente, minha máquina é a seguinte:

• Processador: i5 4460
  • placa-mãe: AsRock Fatal1ty Z87 Professional (comprei a preço de banana na época)
  • Placa de vídeo: EVGA 1070 FTW
  • Memória RAM: DDR3 16GB (4x4) 1333MHZ

Agora, estou notando há um tempo que esse processador já não está mais dando conta dos jogos e vídeos que renderizo hoje em dia e traz um gargalo enorme para a GPU, então estou pensando em trocá-lo por um i7 4790 ou 4790k pois, acredito eu, tenha algum salto de desempenho sem pagar todo o custo da troca de plataforma.

Então, minha dúvida é a seguinte: será que compensa insistir numa troca dessas, hoje, pra durar mais algum tempo ou é melhor desistir e trocar a plataforma toda de uma vez? Pelo que vi, os preços estão um pouco salgados atualmente, a depender das recomendações também posso esperar um pouco mais.

Desde já, muito obrigado!

• Membro VIP
Postado

@gabrielts tua configuração apesar de estar em uma plataforma antiga ainda tem lenha pra queimar.

Esse i7 é bem superior ao i5 citado, pois além de ter clocks mais altos, trabalha com 8 threads.

Se você encontrar esse i7 num preço camarada, talvez seja interessante para não precisar trocar todo o setup.

• Curtir 1
Postado

Varia muito do preço!
E eu acredito que o 4790k seria bem mais viável caso viesse a fazer um bom overclock, porém o 4790 não vale a pena, com certeza vai ter ganho, em especial na renderização, mas ainda são apenas 4 threads a mais, a diferença não é tão grande assim, e a diferença de Ghz sem overclock é visível, mas nada impressionante.
Eu recomendaria migrar logo pra décima geração, um i3 de lá da pau nesse seu i7, e seu leque de upgrade é imenso!

Postado
1 hora atrás, Diego de Moraes disse:

Acredito que isso vai mais do seu bolso... Os preços hoje em dia estão na altura, portanto, se eu fosse você, e achasse esse i7 4790 por um bom preço, com certeza iria para ele.

Então, estou pensando nisso, pelo menos pra quebrar um galho até ano que vem enquanto a situação normaliza. Sobrevivi com esse i5 por 4 ou 5 anos, acho que consigo espremer mais alguns meses do que tenho hoje com um i7 kkk
Mas, de toda forma, você teria uma ideia do que seria um bom preço numa troca dessas?

1 hora atrás, Angern disse:

@gabrielts o melhor seria trocar de plataforma mesmo, quanto você tem pra gastar e qual marca e modelo da fonte ?

Tenho uma EVGA 600B. Já quanto tenho pra gastar, depende. Não tenho nada fixo, mas não tenho interesse em gastar demais hoje por conta dos preços altos, e até considerando a situação em que estamos. Mas, se ajudar, tenho em mente que se eu for trocar de plataforma não pretendo sair dos 16GB de RAM ou mais (O que pode salgar mais o preço).

46 minutos atrás, XDRZ disse:

@gabrielts tua configuração apesar de estar em uma plataforma antiga ainda tem lenha pra queimar.

Esse i7 é bem superior ao i5 citado, pois além de ter clocks mais altos, trabalha com 8 threads.

Se você encontrar esse i7 num preço camarada, talvez seja interessante para não precisar trocar todo o setup.

Quanto você acha que seria um preço aceitável pra uma troca do i5 por um i7 hoje?

42 minutos atrás, Will871 disse:

Varia muito do preço!
E eu acredito que o 4790k seria bem mais viável caso viesse a fazer um bom overclock, porém o 4790 não vale a pena, com certeza vai ter ganho, em especial na renderização, mas ainda são apenas 4 threads a mais, a diferença não é tão grande assim, e a diferença de Ghz sem overclock é visível, mas nada impressionante.
Eu recomendaria migrar logo pra décima geração, um i3 de lá da pau nesse seu i7, e seu leque de upgrade é imenso!

Então, eu não tenho intenção de fazer overclock na máquina, por isso estou considerando o 4790 sem K. Minha placa-mãe já tem um ou dois pinos faltando no socket, não quero forçar mais a barra dele. Estes pinos são referentes a conectores de energia, então não são de extrema importância.

• Membro VIP
Postado

@gabrielts Eu fui olhar os preços no ML agora o pessoal tá viajando. Tão pedindo quase preço de processador atual hahaha. Eu só compraria um i7 de quarta geração se for menos de 700 R$. 

• Curtir 1
Postado

@gabrielts Man, quando falou eu pensei que tivesse um contato com um valor de troca ou um preço bem legal
Cara, esse processador é das antigas, ele não tem um bom custo benefício por ser bem raro de encontrar, além de ser usado.
você vai pagar o preço de um i3 de décima geração nele, pense bem antes de decidir!

Processador Intel Core i3-10100 - 0Km na KaBuM!
R$ 1.149,90 à vista
Detalhe, sem promoção nenhuma, o adequado pra comprar nessa loja é esperar uma promo boa!

Processador Core i7 4.00ghz Lga1150 4ª Geração I7-4790 - Mercado livre
R$1.398

Se pesquisar direitnho pode encontrar uns preços melhores nesse i7, mas o fato é que o i7 de quarta geração atualmente não é um bom investimento

Postado
11 minutos atrás, XDRZ disse:

@gabrielts Eu fui olhar os preços no ML agora o pessoal tá viajando. Tão pedindo quase preço de processador atual hahaha. Eu só compraria um i7 de quarta geração se for menos de 700 R$. 

Pois é, se for pra comprar um nos preços que vendem eu prefiro trocar a plataforma logo e seguir com a vida, mas como tenho a possibilidade de troca fica aquela dúvida. Já recebi uma oferta de troca de um i7 pelo i5 mais 500, mas tenho a impressão de que não vale a pena nesses termos, estou bem por fora dos preços por causa desses preços inflados do MercadoLivre.

12 minutos atrás, Will871 disse:

@gabrielts Man, quando falou eu pensei que tivesse um contato com um valor de troca ou um preço bem legal
Cara, esse processador é das antigas, ele não tem um bom custo benefício por ser bem raro de encontrar, além de ser usado.
você vai pagar o preço de um i3 de décima geração nele, pense bem antes de decidir!

Então, eu até tenho uma proposta pra troca em vista como disse ali em cima mas é aquilo, compensa ou não compensa? Eis a questão.

Sobre o preço do i3, isso seria só o processador, seguindo por essa opção ainda precisaria pegar mobo e memórias. Não vou comprar o i7 no ML pois sei que não compensa, é muito caro por algo antigo e usado, seria só na troca mesmo. Sabe alguma recomendação de Ryzen+Mobo com um bom custo-benefício?

Obrigado gente!

• Solução
Postado

@gabrielts Os 500 de diferença ta meio salgado, mas é bem melhor que pagar 1,4 mil ...
Mas cara, a décima geração foi só uma ideia, o 9100F poderia te atender até um pouco melhor que o 4790

i3 9100F
à vista R$489,98

placa-mãe ASUS PRIME H310M-E
à vista R$559,01

MEMORIA CORSAIR VENGEANCE LPX 8GB (1X8) DDR4 2666MHZ
à vista R$329,01

Total: R$ 1.378

Referência de preços: Loja Pichau
Obs: Vale lembrar que nenhum dos produtos que mostrei está em promoção!

adicionado 12 minutos depois

@gabrielts Sobre o Ryzen, nesse não poderei te recomendar nada, sempre fui intel!
Só pra complementar a recomendação que dei acima ... A placa-mãe não é boa mesmo, mas é a mais barata que já vem com M2.
Se pensa em migrar pra um i7 9700, recomendo que procure uma placa mão ao menos melhorzinha com uns dissipadores mais preparados, por que essa ai não da conta, segura no máximo um 9400F

Postado

@Will871 É, olhando por esse lado e pelos números parece que não compensa trocar mesmo. Vou segurar mais um pouco esse meu i5 e fazer um upgrade melhor numa promoção ou quando os preços abaixarem um pouco.

Obrigado pela ajuda, ótima semana!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...