Ir ao conteúdo

Compatibilidade Asus Prime B350 Plus com SSD M.2

Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Postado

Estou de olho em 1 ssd, o Adata XPG SX6000 (kabum

Eu não manjo muito de saber de compatibilidade, pra mim a primeira já seria compativel, mas quando fui no site da Adata verifiquei que, aparentemente não é compativel (pagina do produto). Porém gostaria de confirmar essa informação, realmente não é compativel? 

Em virtude disso acabei procurando outro SSD e encontrei o A2000 da Kingston (kabum), que aparentemente é compativel (1, 23). Novamente, não quero gastar uma boa grana em algo que depois não de certo, por isso vim pedir ajuda.

Uma outra duvida. Por aqui:

AMD Ryzen 2nd Generation/ Ryzen with Radeon Vega Graphics/ Athlon with Radeon Vega Graphics/ Ryzen 1st Generation/ 7th Generation A-Series/ Athlon X4 Processors :
2 x SATA 6Gb/s port(s), gray,
AMD Ryzen™ 2nd Generation/ Ryzen™ with Radeon™ Vega Graphics/ Ryzen™ 1st Generation Processors :
1 x M.2 Socket 3, with M key, type 2242/2260/2280/22110 storage devices support (SATA & PCIE 3.0 x 4 mode)*2
AMD 7th Generation A-Series/Athlon X4 Processors :
1 x M.2 Socket 3, with M key, type 2242/2260/2280/22110 storage devices support (SATA & PCIE 3.0 x 2 mode)*3
AMD Athlon™ with Radeon™ Vega Graphics Processors :
1 x M.2 Socket 3, with M key, type 2242/2260/2280/22110 storage devices support (SATA mode)*3

Meu processador é um Ryzen 5 2600, ou seja, 2 geração. Ele so especifica 2 geração, supondo que eu fizesse um upgrade no futuro para 3 geração ou mais, o SSD ainda seria compativel?

Obrigado

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Porquê não seria compatível? É sim!

O que ocorre é que este SSD é 2x, mas o link do slot da placa é 4x, ou seja, você pode colocar NVME mais rápido aí.

Quanto a placa, basta atualizar o BIOS para compatibilidade com a 3ª geração. Quanto ao SSD, nada muda.

• Curtir 1
Postado

@LcX_

A placa-mãe é compatível com SSD M.2, de chave M.. Essa é a informação relevante.. A CPU só dita a velocidade que aquela conexão vai funcionar.. Ryzen 2000 pra cima, já seria na velocidade máxima dele..

Dito isso, ambos seriam compatíveis, mas o ADATA seria "mais lento", pois usa interface PCI 3.0x2, enquanto o Kingston usa PCI 3.0x4.. Provavelmente, nem veria a diferença entre eles..

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Phoenyx disse:

Porquê não seria compatível? É sim!

O que ocorre é que este SSD é 2x, mas o link do slot da placa é 4x, ou seja, você pode colocar NVME mais rápido aí.

Quanto a placa, basta atualizar o BIOS para compatibilidade com a 3ª geração. Quanto ao SSD, nada muda.

16 minutos atrás, RS Faria disse:

@LcX_

A placa-mãe é compatível com SSD M.2, de chave M.. Essa é a informação relevante.. A CPU só dita a velocidade que aquela conexão vai funcionar.. Ryzen 2000 pra cima, já seria na velocidade máxima dele..

Dito isso, ambos seriam compatíveis, mas o ADATA seria "mais lento", pois usa interface PCI 3.0x2, enquanto o Kingston usa PCI 3.0x4.. Provavelmente, nem veria a diferença entre eles..

Obrigado pelas respostas. Então ambos seriam compativeis?

Eu fiquei com essa ideia do XPG SX6000 não ser compativel por causa desse link, la em baixo, em Pesquisa de compatibilidade > Asus eu não encontrei a B350 Prime, por isso achei que não iria funcionar. Além de ter encontrado esse link 1

Mas sabendo que o da Kingston é mais rápido acho que ta ok, vou nele mesmo. So pra saber outra coisa, vi muitas pessoas, em varios SSDs diferentes, que as pessoas não conseguiram obter a velocidade "maxima". Isso então se daria unicamente pela CPU delas e/ou por essa questão do 2x, 4x, ...? No meu caso conseguiria pegar a velocidade total?

• Membro VIP
Postado

@LcX_ Velocidade máxima é relativo, irá depender do seu uso. No geral, pra games e tarefas domésticas, tanto faz qual pegar, até um SATA seria adequado tranquilamente. O que mais importa é a capacidade, para colocar os programas/jogos e realmente utilizar o SSD (e não como a galera geralmente faz, SSD minúsculo e tudo instalado em HD).

• Curtir 1
Postado

É praticamente a minha situação, mas é mais por limitação de espaço. Atualmente uso um HDD de 1tb e um SSD de 240gb. Porém meu HDD ta morrendo, então quis partir logo pra um SSD de 1tb.

Entendo essa questão da velocidade, seria recomendado então formatar e instalar os OS nesse A2000 certo? Atualmente uso um A400

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...