Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

É possível fazer overclock em um Ryzen 7 PRO 1700? pois no site da AMD diz ser bloqueado o processador, ainda não tenho ele, porém se eu tiver queria fazer um overclock para 3.7GHz.

image.png

Postado

@THR Olha vou te dar uma dica de ouro, melhor ainda várias dicas.

1º Não compre primeira geração da AMD, processadores estavam muito "Crus", ainda não tinham aperfeiçoado a eficiência.

2º Se preço for realmente em conta, ai pode pensar.

3º Na 2º geração ai sim, clocks melhores melhor eficiência térmica e possibilidade de overclock melhores.

4º Já na 3º geração, foi colocado muita memória cache e isso diminuiu a necessidade de memórias RAM rápidas, pois o processador fazia menos acesso a memória além de consumirem ainda menos energia que a 2º geração, mas o overclock nessa geração ficou difícil pois os times vendidos pela AMD já eram bem apertados.

5º Fazer overclock nas memórias é o que considero a excelência do ryzen, poder fazer ele trabalhar com 3200mhz com uma latência de 14 é demais :D.

6º Gosto de colocar o processador para trabalhar no clock base dele e diminuir as latências das memórias, no clcock base o processador fica mais estável e não aquece muito nem aquece a placa-mãe.

7º TDP do processador não é o quanto ele consome de energia mas o quanto de calor ele libera.

8º Só na 3º geração de processadores é que o controlador de memória dos Ryzen passou a aceitar de boa memórias padrão XMP, se quer memórias 100% compatíveis com Ryzen 1º e 2º geração terá de compra memória RAM padrão JEDEC.

9º Memórias padrão XMP costumam ter instruções JEDEC, mas estas só em velocidades bem menores, se quiser velocidade maior vai ter de habilitar XMP na BIOS antes do seu Overclock.

10º reduzir a latência de uma memória considero melhor do que aumentar o clock, Reduza o CAS da Memória RAM na BIOS, melhor coisa que você faz.

Espero ter ajudado. Se o site diz que NÂO é desbloqueado, então não da para fazer overclock, mas o site pode estar enganado.... Verdade é que pode ser só o modelo Pro, pois sei que os Ryzen 1700 dá para fazer over.

• Amei 1
Postado
Em 28/08/2020 às 01:01, Henrique PP disse:

4º Já na 3º geração, foi colocado muita memória cache e isso diminuiu a necessidade de memórias RAM rápidas, pois o processador fazia menos acesso a memória além de consumirem ainda menos energia que a 2º geração, mas o overclock nessa geração ficou difícil pois os times vendidos pela AMD já eram bem apertados.

Ryzen continua sendo altamente sensitivo ao clock da memória RAM, e o ideal são memórias de 3200-3600 MHz pra se tirar um bom proveito da plataforma.

Em 28/08/2020 às 01:01, Henrique PP disse:

8º Só na 3º geração de processadores é que o controlador de memória dos Ryzen passou a aceitar de boa memórias padrão XMP, se quer memórias 100% compatíveis com Ryzen 1º e 2º geração terá de compra memória RAM padrão JEDEC.

Os problemas com memória e XMP no geral só estiveram presentes nos primeiros meses da primeira geração, o controlador de memória dos Ryzen 2000 é foi bem melhorado, e nos Ryzen 3000 ainda mais.

@THR Os Ryzens da série PRO são projetados para que tenham a maior estabilidade possível, considerando que o público alvo são consumidores corporativos e pessoas que precisam de máxima estabilidade de plataforma. E como é de regra, Ryzen PRO é bloqueado para overclock.

Postado

@THR Eles são bloqueados para overckock, mas mesmo que não seja, se observou ele é mais rápido que um ryzen 1700 normal. Ou seja, a fabricante AMD já o vende no máximo de velocidade que ele pode pegar.

Se seu amigo conseguiu fazer overclock, recomendo faze-lo somente na memória, afinal todos os Ryzen amam memórias rápidas. E mesmo com processador bloqueado para overclock, após setar a memória a 3200mhz, pode aumentar um pouco a tensão delas para reduzir o CAS delas para 14, que é o ideal.

CAS da memória é uma sequencia de tempos de latência onde os 3 primeiros são os mais divulgados e são os de numeração mais baixa, quanto menor a latência melhor. Pode brincar muito testando vários tempos de memória, até deixar ela com a mínima latência possível na frequência de 3200mhz.

Quanto  tensão da memória recomendo que não passe de 1,4V. Nessa tensão não deve queimar, desde que placa-mãe seja boa, mesmo em dias quentes deve funcionar de boa. Quanto a tensão do controlador de memória do processador, não lembro do nome, mas se não me engano pode ir até 1,2V sem se preocupar. As vezes pode ser necessário aumentar a tensão do controlador de memória para conseguir a velocidade de 3200mhz, afinal de fábrica esse processador não usava essa velocidade na memória. Os Ryzen de 1º geração tinha velocidade base de memória de 2666mhz (Igual ao da Intel), fica atento a isso.

Se quiser se divertir.. aqui tem muitas informação e overckock de usuários para ler se quiser desde do os de 1º geração até os de 3º https://adrenaline.com.br/forum/threads/amd-zen-informações-tecnicas.610541/

Tópico já fechado, mas tem muitos dados bons lá. Problema é que com o tempo as imagens antigas de lá vão sumindo das prints, nesse fórum aqui isso não acontece, pois aqui o próprio fórum hospeda as imagens (o que me faz dar nota 10 para o Clube do Hardware).

no mais se decidir comprar é só pedir ajuda aqui mesmo, para fazer essas memórias funcionarem de boa. Só não esquece de comprar uma placa-mãe boa, que suporte overclock, as A320 não tem suporte a overclock.

Postado

@Henrique PP Obrigado pela ajuda, e sobre a placa-mãe, uso uma Biostar B350GT5, é uma placa-mãe boa para uma B350, pelo que percebi, consigo colocar um Ryzen 7 1800X em até 3.8GHz tranquilo, 4GHz eu teria que ter uma boa ventilação, mas não quero arriscar, e sobre o que disse, acho que vou deixar de fazer um oc no ryzen, já que uma memória de 3200MHz irá suprir muito bem o processador, o quê não entendi, e até agora não entendo muito bem, é que, o Ryzen suporta a memória de até 2666MHz, mas se eu colocar 3200Mhz, a chances de ele não reconhecer e eu irei ter que fazer algo na placa-mãe? pois a bios da b350gt5 não é muito familiar, e caso a memória não sete em 3200mhz, irei ter que fazer isso manualmente e, a chances de eu ter que aumentar a tensão? Desculpa o tanto de perguntas, fiquei até um pouco confuso com isso, posso ter entendido o texto, mas preciso ter certeza kkkk

Postado

@THR  Biostar é conhecida por não ter uma bios tão boa para overclock. Quanto as memórias.. se  estiver nessa lista uma parecida da mesma marca ou uma igual, é certeza de funcionar. Agora se o modelo for muito diferente dos da lista já não é garantido funcionar.

https://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=872#memorysupport

Sim as vezes as memórias não funcionam na frequência declarada (no seu caso 3200mhz) ai precisará sim mexer na BIOS. Mas é quase certeza que o inicializará a 2666mhz e terá de habilitar suporte a XMP na BIOS (tem um nome diferente na AMD que esqueci), enfim não tenho ryzen ainda mas estudei tudo sobre eles pois pretendo comprar ano que vem, pode ser que alguém que tenha Ryzen e tenha feito overclock tenha mais experiência em te orientar.

Acrescentando para ficar mais claro, existem 3 voltagens, A da CPU que alimenta os núcleos, A da memória que alimenta os pentes de memória, A do controlador de memória integrado a CPU (IF), você só não vai mexer no caso de overclock na tensão da CPU, que no caso deste é bloqueado a mudar a frequência do processador, mas a tensão é controlado pela placa-mãe.

Estou puxando tudo isso de memória que aprendi ano passado dos Ryzen. Então estude a respeito sobre overclock.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...