Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, recém terminei meu computador gamer, peças todas novas. Hoje percebei que a internet estava meio lenta e fui testar, resumindo, percebi que a minha internet estava limitada a somente 10MB, e meu serviço é de 100MB. Já tentei de tudo: atualizei drive (tá tudo atualizado), testei o cabo em outro pc (notebook) e nele está pegando 100MB normal, fiz o teste do gpedit.msc, e nada disso adiantou. Entrei na bios para verificar se tem alguma configuração que desse para mexer por lá mas não tem nada. Me ajudem, não sei o que fazer mais

 

 Configurações:

 

placa-mãe - Gigabyte b450 Aorus M // LAN (rede): Realtek® GbE LAN chip (10/100/1000 Mbit) 

Meu roteador é um tplink modelo TL-WR849N

Cabo CAT5e

Windows 10 Home

Postado

@Acidic A placa de rede tem suporte a essa velocidade.
Verifique a versão do drive instalado, se for um drive genérico instalado pelo próprio Windows, baixe o drive de rede direto do site da Gigabyte e refaça a instalação.
Aproveite e atualize também a versão da bios da sua placa-mãe.

  • Curtir 2
Postado

Olá,

 

Tome cuidado para não confundir a velocidade que a operadora vende em Megabits com a velocidade que você faz um Download que é em Megabyte

 

Se a operadora te vende 100 Megabits, convertendo em Megabytes ficará 100 / 8 = 12.5 MBytes/segundo

 

Caso você entenda dessa conversão acima, e esteja vendo esses 10 Megabits em um testador da vida speedtest por exemplo, você pode estar com problemas no cabo de rede entre seu modem e seu roteador ou do seu roteador para o seu PC.

as modulações das placas de rede são 10 / 100 / 1000 

Se por um acaso o cabo de rede estiver ruim ou mal encaixado, a modulação da placa pode baixar para os 10 Mega, e isso justifica estar observando os 10 Mega no speedtest.

 

Segue um exemplo de verificar se a placa de rede do computador está modulando em 10 / 100 / 1000 ou 1Gbps

 

Digite no menu iniciar: ncpa.cpl

Aperte Enter

De dois cliques na placa de rede normalmente possui o nome Ethernet ou Gigabit Ethernet

Verá a tela abaixo.

 

 

image.png.7cddb7991d271aa57d6063edc2e2a88a.png

 

 

  • Curtir 3
Postado

@NIGHT FALL @Anderson David kk.png.18a036564710d6bef538f7f1a20307c3.png

 

Bom, eu só fiz reinstalar o drive. Deletei o que o windows baixou e baixei direto do site. Agora está aparecendo os 100mbps aqui no pc, antes estava aparecendo só os 10mbps. Não entendi muitos os cálculos, no pc mostra que está 100mpbs mas quando eu faço o teste de velocidade dá 4.94 Mbps de transferência, é assim mesmo? Aparentemente melhorou a internet. Desculpem ser tão leigo xD

adicionado 0 minutos depois

é 

adicionado 1 minuto depois

É que no meu notebook sempre que eu fazia o teste aparecia um valor bem mais alto, o valor em mega normalmente, por isso estranhei. 

Postado

Todas as dúvidas são importantes, não hesite em perguntar!

 

De maneira simples temos duas unidades de medida Bit e Byte

 

1 Byte é o conjunto de 8 Bits

 

Vamos fazer uma analogia a medidas

1 Metro é igual a 100 Centímetros

 

O que estava explicando é que em cada local as unidades vão aparecer de uma forma, e como ela é escrita faz toda a diferença

 

MB = B maiusculo é de Mega Byte

Mb = b minusculo é de Mega Bit

 

Ou seja se você estiver fazendo um Download e estiver vendo 10 MBps (10 Mega Bytes por segundo)

Para você ver a velocidade em Mega Bit que é o que a operadora comercializa terá que converter. Para converter Mega Byte em Mega Bit basta multiplicar por 8 já que 1 Byte é igual a 8 Bits.

Então teriamos 10 Mega Bytes * 8 Bits = 80 Mbps (Megabits por segundo - Note que o b é minúsculo)

 

Postado

@Anderson David Ficou mais fácil agora, hehehe. XD Muito obrigado pela ajuda, realmente consegui entender mais um pouco, vou procurar me aprofundar mais nisso. Por enquanto eu acho que o problema foi resolvido, agradeço também ao @NIGHT FALL pela ajuda, acabou sendo algo bem bobo (como sou leigo compliquei tudo), mas mesmo assim muito obrigado!

  • Curtir 1
  • 3 meses depois...
Postado

É bem provavel que seja problema no cabo de rede ou no RJ45 com mau contato, mau crimpado etc... as placas mae atuais na sua grande maioria sao 10/100/1000 conforme mencionado, ja os roteadores em sua maioria sao apenas 10/100. Quando está apresentando apenas 10 mega realmente é problema fisico.

 

Postado
Em 23/12/2020 às 17:51, Rafael Casacurta disse:

@Anderson David Antes minha internet batia 15mbp/s, agora que troquei de placa-mãe, esta chegando no maximo a 10mbp/s, porém ja baixei os driver no site da AsRock, e nada adiantou, la diz q eh 10/100/1000, a placa-mãe eh uma B460M-HDV

image.png.057eaa546eb4b8fad78fbd3907a17e09.png

 

Veja que na própria imagem a velocidade (Speed) está limitada a 10Mbps, provavelmente é algo no drive que foi instalado. Tente atualizar a BIOS da placa-mãe, pode ser algum bug na versão da bios que está ativa.

Postado
31 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Veja que na própria imagem a velocidade (Speed) está limitada a 10Mbps, provavelmente é algo no drive que foi instalado. Tente atualizar a BIOS da placa-mãe, pode ser algum bug na versão da bios que está ativa.

Bem pouco provável que seja Driver, qualquer placa-mãe hoje em dia ainda mais utilizando Windows já vai instalar os drivers automaticamente. O problema é 99% físico rsrs...A menos é claro que ele tenha alterado as configurações da placa de rede e setado manualmente a velocidade de 10Mbps...Quando a placa não consegue modular no padrão 100 Mbps por exemplo, ela automaticamente tenta no mais baixo nesse caso 10 Mbps, isso ocorre de forma automática e não precisa de interversão do usuário.

Postado
1 minuto atrás, Anderson David disse:

Bem pouco provável que seja Driver, qualquer placa-mãe hoje em dia ainda mais utilizando Windows já vai instalar os drivers automaticamente. O problema é 99% físico rsrs...A menos é claro que ele tenha alterado as configurações da placa de rede e setado manualmente a velocidade de 10Mbps...

@Anderson David

image.png.2eb72d6a73ed6e6fa11b4ca4081812e2.png

 

Dificilmente é problema físico, basta reparar que a velocidade da placa está setada em 10mps, provavelmente algum bug entre a versão do drive e/ou bios que deve ser resolvido facilmente atualizando ambos.

Postado
3 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Anderson David

image.png.2eb72d6a73ed6e6fa11b4ca4081812e2.png

 

Dificilmente é problema físico, basta reparar que a velocidade da placa está setada em 10mps, provavelmente algum bug entre a versão do drive e/ou bios que deve ser resolvido facilmente atualizando ambos.

Trabalho em um provedor de internet a mais de 10 anos, vejo problemas assim todos os dias. 100% são problemas físico, cabo de rede crimpado de forma errada, conector com problema. Hoje em dia não existe problema de driver de placa de rede nova com windows ....

Postado
23 minutos atrás, Anderson David disse:

Hoje em dia não existe problema de driver de placa de rede nova com windows ....

 

Até entendo a vivência que você tem no cenário de provedor mas dizer que não existem problemas de drive é um equivoco bem grande, você está levando em conta apenas a sua experiência, mas o cenário é muito maior que isso. Vejo isso no fórum o tempo todo, usuários que trocaram algum componente da rede (Seja roteador, placa-mãe ou mesmo placa de rede) e tiveram algum tipo de limitação ou problema seja ele de rede, vídeo etc.
Cabo crimpado errado (dependendo da ordem) ou mal contato não vai limitar a velocidade da rede, mas sim fazer com que haja perda de pacotes ou mesmo a total incapacidade de rede de operar, além do relato do usuário que antes de trocar a placa-mãe a máquina chegava aos 15mbps contratados, logo se a única alteração feita foi a placa-mãe, é fácil deduzir (mesmo sem conhecimento de redes) que ela é a causa.

Fora que existem outras possibilidades como ter trocado a placa-mãe e não ter formatado o HD, os drives antigos podem conflitar com os atuais.

  • Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Até entendo a vivência que você tem no cenário de provedor mas dizer que não existem problemas de drive é um equivoco bem grande, você está levando em conta apenas a sua experiência, mas o cenário é muito maior que isso. Vejo isso no fórum o tempo todo, usuários que trocaram algum componente da rede (Seja roteador, placa-mãe ou mesmo placa de vídeo) e tiveram algum tipo de limitação ou problema seja ele de rede, vídeo etc.
Cabo crimpado errado (dependendo da ordem) ou mal contato não vai limitar a velocidade da rede, mas sim fazer com que haja perda de pacotes ou mesmo a total incapacidade de rede de operar, além do relato do usuário que antes de trocar a placa-mãe a máquina chegava aos 15mbps contratados, logo se a única alteração feita foi a placa-mãe, é fácil deduzir (mesmo sem conhecimento de redes) que ela é a causa.

Fora que existem outras possibilidades como ter trocado a placa-mãe e não ter formatado o HD, os drives antigos podem conflitar com os atuais.

Problema de driver modular em 10 Mega, vi na época de Windows XP, por mais que você troque a placa-mãe e nao formate, que o windows reconheça somente como adaptador padrão, não irá apresentar problemas com modulação em 10 Mega. Pode se tratar de apenas um mau contato entre o RJ-45 e a placa-mãe no momento que o mesmo encaixou. Posso estar equivocado, é claro. Mas pela minha experiência, nos últimos 7~8 anos nunca mais vi um problema sequer de Driver relacionado a modulação de rede. Mas isso também não vem ao caso, as duas verificações são importantes, Driver e Hardware... Com duas opiniões distintas o usuário com problemas tem mais recursos para solucionar o problema.

Postado

Eu tentei forcar no speed & duplex, e nao deu, tentei mais umas coisas e nada deu, desisti, uns 2 dias depois, fui como quem n quer nada tentar forcar de novo no speed & duplex, e dessa vez deu... Teoricamente como magica, mas, ja que esta dando certo, melhor deixar assim! kkkkk

O estranho de ser fisico, eh q eu só tirei uma cpu e botei a outra, acho bem improvavel ter danificado algo no cabo só nesse "tira e bota", mas...

Valeu as ajudas galera!! abraços!

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!