Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,
comprei uma placa de vídeo nova (GT 1030 2GB GIGABYTE OC GDDR5) mas ela não funciona corretamente, trava no logo da POSITIVO (técnico diz q ela memorizou o logo e vai direto pra ele) e a placa-mãe da um beep a cada meio minuto mais ou menos.
segue minhas prints do cpu-z em anexo.

Pesquisei bastante, e pelo jeito a única coisa a se fazer é atualizar a BIOS como se fosse uma H61H2, certo?
O problema é, eu já li que devo atualizar usando a bios da intel ECS H61H2-M2 1.0 ou H61H2-M2 2.0 ou até mesmo a H61H2-M3 !!
Então, como atualizar a bios é um procedimento perigoso, (e eu sou meio novata nisso) decidi criar um post aqui para poder confirmar qual dessas eu devo baixar antes de eu fazer qualquer besteira e perder minha mobo.

Agradeço a quem puder me ajudar. (Desculpa se fiz algo errado!)

Umas observações (talvez eu edite mais tarde e coloque mais informações)
-Minha fonte é uma wise 600w (WS-600 1X12 PRETO), não acho que problema seja nela... porque antes eu usava uma GTX 660 da ZOTAC q tinha até pino pra por da fonte e funcionava sem problemas (infelizmente ela veio a falecer ano passado, então comprei essa)

-Na bios, no ME CONFIGURATION a versão é 8.0.2.1410 (algo assim, mas confirmo que começa com 8.0.2xxx)

-Atualmente uso uma GT 630 4GB da point of view sem problemas (rodo gta 5 a uns 25~ fps com configurações beeeeem baixas e 900p, meu monitor é 1080p.)

-Estou atualmente no windows 8.1

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Postado
1 minuto atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Só uma pergunta, você testou a placa de video nova?

Sim! eu testei a GT 1030 na placa-mãe positivo.
Desculpe se ficou confuso

• Moderador
Postado
3 minutos atrás, Insekta disse:

Sim! eu testei a GT 1030 na placa-mãe positivo.
Desculpe se ficou confuso

Mas como voce testou na placa-mãe da positivo se esta dando problema?

Não entendi direito. desculpa

Postado
1 minuto atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Mas como voce testou na placa-mãe da positivo se esta dando problema?

Ela da problema quando eu coloco a GT 1030. na GT 630 ela funciona sem problemas.
Por acaso criei este tópico em um local errado?

Postado
3 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Não esta certa. aqui mesmo.

Você testou a 1030 em outra máquina? isso que perguntei

Ah, desculpe! (Interpretação de texto falhou hahah)
Mas não, ainda não testei. pois não tenho outro pc aqui em casa. (só aqueles mini pc com hardware de notebook)
Mas a ventoinha da placa roda! e como disse, na tela fica a logo POSITIVO, só que não sai dela.
Eu posso tentar pedir a um amigo para ele testar, só não sei se conseguirei convence-lo.

Postado

@Insekta

GT 1030 possui vBios apenas UEFI, por isto não prossegue o BOOT na sua placa-mãe que ainda está com bios "legacy". 

De uma lida nos posts anteriores que explico como descobrir se a sua é v1 ou v2. Além de todo o procedimento de atualização. (a sua precisará usar o CPU EVO e jumper no ME_UNLOCK primeiro) 

Postado

@toni_fatec
Obrigado por responder!
Mas desculpa mesmo, pois li os posts anteriores, e não estou certa se achei você mencionando as diferenças das duas.. é aquele post que você menciona umas terem portas HDMI e outras DVI? pois a minha tem HDMI e VGA.
Tirei umas fotos rápidas da minha mobo:

photo_2020-09-05_22-07-05.thumb.jpg.88b524109fdd585b1d89a43d7e6eb341.jpg

photo_2020-09-05_22-07-06.thumb.jpg.21668ea92c45bf3eaf79a73a92feccd3.jpg

photo_2020-09-05_22-07-08.thumb.jpg.7263615f79241cdffd8a1b7c8707daef.jpg

photo_2020-09-05_22-07-07.thumb.jpg.6a49bb4bb1ce7080c7b257b50ad83290.jpg

Postado
1 hora atrás, toni_fatec disse:

GT 1030 possui vBios apenas UEFI, por isto não prossegue o BOOT na sua placa-mãe que ainda está com bios "legacy". 

@toni_fatecEsse tipo de placa de video("UEFI only"), existe alguma maneira de funcionar em placa-mãe que não possui UEFI, como as LGA 775? 

Postado

@gutopereira Já vi setups usando até GTX 1070 / RX 580 em placa 775 com Xeon 771 overclockado. Imagino que tais placas de vídeo tenham na sua vBios instruções legacy. 

@Insekta

Baixe o Universal BIOS backup tool. 

Use-o para criar um backup da sua bios atual para um arquivo no seu HD. 

Verifique o tamanho, em mega bytes, o tamanho do arquivo gerado. E responda aqui com o tamanho do arquivo. 

• Curtir 2
Postado

@Insekta 2,5MB indica que a sua é H61H2-M2 V1.0 

Pode fazer o upgrade com o CPU EVO, que irá atualizar o me version :

CPU EVO para V1.0

Esta instalação é pelo Windows. 

Irá precisar de  1 único jumper. Tem que jumpear o ME_UNLOCK, com sua placa desligada. 

Então liga com o jumper lá. Abre o programa. Atualiza e espere que irá desligar sozinho.

Por fim remova o jumper. 

E prossiga atualizando com a penúltima versão do site da ECS. 

Assim a GT 1030 irá funcionar. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@toni_fatec

Como faz para saber se uma placa de video é "UEFI only" antes de comprar ela? Tem nas especificações?

Eu já indiquei algumas vezes aqui no forum a GT 1030 GDDR5 para pessoas que tinham um sistema mais antigo com Core2Quad. Não sabia que eles estavam correndo esse risco de comprar e não funcionar pelo simples fato da placa-mãe ser apenas BIOS. 

Postado

@toni_fatec Atualizei pelo CPU EVO (arquivo que você mandou) e deu tudo certo! Muito obrigada!
Nem precisei baixar a bios no site da ECS, para não arriscar, já que a GT 1030 já está funcionando perfeitamente.

Agradeço também pela paciência.. pois eu estava meio estressada, e fiz você repetir informações já ditas aqui.

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado

ola, estou tendo o mesmo problema com a mesma placa de vídeo, minha placa-mãe é uma DTC-A55, mas aparente mente ela na verdade é uma A55F-M4, fica travada na tela do pc antes de dar boot, tentei atualizar a BIOS mas com a BIOS que a fabricante fornece me fala que o tamanho da BIOS é diferente da que esta atualmente, então não consigo atualizar, quando fui verificar a BIOS que o site disponibiliza é exatamente a metade da que esta no computador agora. no topico vocês falam de um cpu evo mas não achei nada com a minha placa-mãe.

minha fonte é uma generica de 250w

processador a6-3500 

alguém pode me ajudar?

Postado
18 horas atrás, kaysam disse:

ola, estou tendo o mesmo problema com a mesma placa de vídeo, minha placa-mãe é uma DTC-A55, mas aparente mente ela na verdade é uma A55F-M4, fica travada na tela do pc antes de dar boot, tentei atualizar a BIOS mas com a BIOS que a fabricante fornece me fala que o tamanho da BIOS é diferente da que esta atualmente, então não consigo atualizar, quando fui verificar a BIOS que o site disponibiliza é exatamente a metade da que esta no computador agora. no topico vocês falam de um cpu evo mas não achei nada com a minha placa-mãe.

minha fonte é uma generica de 250w

processador a6-3500 

alguém pode me ajudar?

@toni_fatec

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...