Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, me perdoe se estiver fazendo comentario de forma errada, mas minha duvida é a seguinte!

Tenho um ventilador que fica muito fraco em 110v e ele fica ligado por semanas sem desligar nem mesmo a noite, acredito que por eu ter colocado um motor chinesinho ele esta totalmente fora das especificações em relação as voltas dos fios de cobre dele, mas eu ligo ele em 220 ele fica bom, com uma potencia melhor, porém após uma hora ele começa a aquecer, acredito que ele não seja 110v nem 220v por algum erro de montagem, agora a duvida é .... teria como eu colocar um resistor ou algo que eu possa baixar meus 220v para 180volt ou algo que não faça com que ele esquente ligado em 220v ?

• Moderador
Postado

Como sabes que a tensão dele normal é 180? complicado e perigoso ir pela tentativa.

o verniz pode entrar em fusão e dai sim terás um problema.  

Poste foto dele aqui, se tens as especificações.

verificou o capacitor dele?

Postado

O cálculo do motor leva em conta o número de espiras, bitola do fio, número de polos, enfim, tem ciência nisso, não é só ir enchendo as ranhuras de fios, sobre aquecer é normal ocorrer isso em motores, mas não por sobretensão, mas porque se formou essa situação, não tem uma placa de identificação? Você mexeu no enrolamento?

Temos tensões de todos os valores, mas motores de eletromésticos como ventiladores, batedeira de bolo, liquidificador, etc, ou é 110 ou 220 V, a não ser que você adaptou um motor de outra aplicação específica no ventilador.

Postado
6 minutos atrás, misterjohn disse:

Obrigado pelas respostas amigos.

Aconteceu que minha esposa ligou nosso ventilador em 220 volts e queimou o motor, por esse ventilador ser novo eu preferi entrar no mercadolivre e comprei um motor novo com as caracteristicas do motor que queimou, esse que comprei tem o mesmo tamanho e o mesmo encaixe, mas não tem a mesma potencia e a mesma qualidade, ele não tem nenhuma etiqueta, no anuncio pedia para especificar na hora da compra se deseja 110 ou 220, eu pedi um 110, mas ele quase nao faz vento. mas em 220 ele fica muito parecido ao motor que queimou quando minha esposa ligou em 220. porém apos uma hora ou 2 horas depende do calor que estiver ele começa a aquecer muito. chega a soltar um vento quente . porém sem cheiro de queimado e o fio nao esquenta.

Postado

Talvez seja o mesmo problema que vinha nos antigos telefones que vinha do Paraguai, com rádio e relógio do Paraguai, febre no inicio dos anos 80, eram fornecidos com 50 Hz, mas encontrei duas informações conflitantes, leia e tire suas conclusões:

Embora seja motor trifásico o texto abaixo, mas ele conflita em partes com o que disseram ai acima:

Não consegui colar o link da matéria abaixo

Assim sendo, motores trifásicos bobinados para 50Hz poderão ser ligados também em rede de 60Hz, e quando isto é feito, ocorrem as seguintes alterações:

A potência do motor será a mesma

A corrente nominal é a mesma

A corrente de partida diminui em 17%

O conjugado (torque) com rotor bloqueado diminui 17%

O conjugado máximo diminui 17%

A velocidade nominal de rotação aumenta em 20%

Quando se altera a tensão em proporção com a freqüência, de modo a manter a razão V/f constante, o que acontece é:

A potência do motor aumenta em 15% para motores de II polos, e 20% para as demais polaridades

A corrente nominal mantém-se a mesma

A corrente de partida mantém-se aproximadamente a mesma

O conjugado de partida será aproximadamente o mesmo

O conjugado máximo será aproximadamente o mesmo

A rotação nominal aumenta em 20%

É preciso atentar, porém, que aumentar a tensão de um motor além de sua tensão nominal incorre em operar acima do nível para o qual o seu isolamento elétrico foi projetado, o que ocorre na redução da vida útil motor e não é aconselhável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...