Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de Rotação e de sentido de rotação para Exaustor com Arduino

Ir à solução Resolvido por MicSG,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá

Tenho um exaustor de 110 Volts. Liguei ele de acordo com este diagrama: 

540138045_Exaustorligao37348202.png.be3403f6eeed02b91cd03d858dcab3ef.png

Deu certo. 

Também consegui fazer a reversão do motor. Fiz a inversão de um dos cabos do capacitor. Também deu certo.

Agora as dúvidas:

1) Agora queria controlar o sentido de rotação do motor com o Arduino. Será que com reles daria certo? Por favor me ajudem.

2) Também queria fazer o controle da rotação do motor com o Arduino. Como eu iria fazer isso?

Desde já Agradeço.

Postado

Para inverter a rotação neste caso, creio que a melhor hipótese é usar relés e fazer uma ligação com o NC e outra no NO. Eu já vi modulo de 1 relé com 2 saidas, mas não achei agora. Se não achar, pode usar o módulo de 2 relés, e liga os 2 ao mesmo tempo. 

Quanto a velocidade, ela altera com pwm. Você teria que por um triac ou relé de estado sólido. Eu só estou em duvida se ele pode ser tanto no fio branco, quanto entre o capacitor e rede, ou somente num desses pontos.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Thiago Miotto

30 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Para inverter a rotação neste caso, creio que a melhor hipótese é usar relés e fazer uma ligação com o NC e outra no NO.

Seria tipo isso?:

Ponte-H-Arduino-D-768x373.jpg.bff6824fd06ab53fad9b5681ab0156de.jpg

Adaptado de https://blog.eletrogate.com/arduino-ponte-h-com-rele/

Quanto ao controle PWM este daria certo?

75c5d588f8a3ca1b4a7f5d503019970e.jpg

link da imagem: https://www.circuitar.com.br/nanoshields/modulos/triac/index.html

530a2a1359d9cad0d8fd2bb96aa7931e.png

link da imagem: https://www.circuitar.com.br/nanoshields/modulos/triac/index.html

Postado

Eu tinha pensado diferente. Mas teu jeito funciona tb. Mas tu vai ligar 1 relé por vez. quando for inverter, desliga um rele e liga o outro.

Na verdade, tu pode usar só 1 rele do jeito que tu fez. Relé desligado vai girar de um lado, relé ligado vai girar pro outro. Liga um dos fios no NO do teu desenho, no NC do outro.

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Relé desligado vai girar de um lado, relé ligado vai girar pro outro. Liga um dos fios no NO do teu desenho, no NC do outro.

O problema seria para manter o motor desligado, pois tanto o rele desligado quanto ligado ele irá fazer o motor funcionar.

adicionado 3 minutos depois

Esta seria uma solução?

1410774963_Exaustorrele2.0.thumb.png.199bff8cb9246377e3d4699ca71f143e.png

A operação só irá ser realizada quando o rele 2 estiver energizado.

Quando o rele 2 estiver energizado, o rele 1 irá entrar em operação: se mandar energia para o rele 1 o motor irá girar para o lado A. Se o rele 1 estiver desenergizado, o motor irá girar para o lado B.

• Membro VIP
Postado

@Thiago Miotto Desculpe-me. Ainda não entendi. O fio preto seria o neutro. O fio Amarelo e o laranja estariam conectados no capacitor do motor. E  o fio azul? E a fase?

adicionado 33 minutos depois

Outra dúvida: O que acontece se eu fazer isso por acidente:

312653911_exaustorfritzing2.thumb.png.da14ae78a7d867931278d8fed9b78235.png

• Membro VIP
Postado

Pra controle da velocidade google triac motor speed control arduino

Pro sentido da rotação basta um (01) relé comum com n.a. n.f. em cada fio preto e o c na rede.

Dica: antes de alternar a rotação, aguarde alguns instantes até o motor parar. Pra isso desligue o acionamento do triac.

• Obrigado 2
Postado

Sem querer eu colei meu desenho de novo.

Em 13/09/2020 às 23:08, MicSG disse:

1410774963_Exaustorrele2.0.thumb.png.199bff8cb9246377e3d4699ca71f143e.png

Este teu desenho é a melhor solução.
Se tu quer velocidade, tu pode usar um módulo pronto como aquele primeiro que postou, ou fazer essa instalação do exemplo da @if.. Em ambos os casos, eles podem ir no lugar do Rele 2, já que servirão para desligar também.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Circuito com Controle de Rotação e de sentido:

240162646_Exaustorreleetriac.thumb.png.958eb65070352b9e0f0e039d770ed13d.png

A operação só irá ser realizada quando o TRIAC liberar a energia.

Quando o TRIAC liberar, o rele 1 irá entrar em operação: se mandar energia para o rele 1 o motor irá girar para o lado A. Se o rele 1 estiver desenergizado, o motor irá girar para o lado B.

O TRIAC também controlará a rotação do motor.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, MicSG disse:

A operação só irá ser realizada quando o TRIAC liberar a energia.

É isso aí. Não te esqueças de só liberar o triac um tempinho depois de ter decidido o lado a rodar. Isso evita corrente de pico pelos contatos do relé.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...