Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera,

Tenho um notebook antigo que estou usando para estudar EAD na pandemia.

Vem apresentando um problema de travando do teclado e touchpad enquanto assisto as aulas pelo navegador. Porém o video(que estiver assistindo no momento) continua rodando normalmente, mas o teclado e o mouse param.

O problema acontece aleatoriamente, já tentei restaurar o win10, desinstalar o driver, instalar o driver do fabricante, rodar malwarebytes, usar o comando CHKDSK /r /f.

Quando o problema ocorre eu clico no botão power para o note entrar em modo de suspensão e ligo novamente, e problema para por um tempo até ocorrer em algum momento aleatório de novo.

Não sou nenhum expert na área, apenas um curioso.

Estou sem saber o que fazer, se alguém puder ajudar serei grato !

Notebook Dell inspiron i1428-211

Processador Pentium dual core T4400

4GB de RAM

Windows 10 PRO 64bits

Postado

@Slopevil Teste o seu disco rígido.

Enviei um print do Crystal Disk Info: 

https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/

HD Tune: https://www.hdtune.com/download.html

HD Tune -> Aba error scan -> Deixe desmarcado a opção "Quick Scan", clique no botão "Start", deixei preencher todos os blocos até o final, mande print ao finalizar. 

Está rodando um sistema operacional novo em um notebook antigo e de baixo desempenho ? É óbvio que vai travar. 

Formate e instale o Windows 7 64 bits que o sistema operacional que está no site oficial do fabricante com isso vai extrair o máximo de desempenho dele.  

Nunca instale um sistema operacional atual em equipamentos antigos onde no site do fabricante diz que roda só o Windows 7 ou XP por exemplo, sempre instale o sistema operacional que está na seção de drivers do fabricante do equipamento, se dá apenas drivers do Windows 7 logo é o Windows 7 que deve usar e não Windows 10, senão causa gargalo e o computador fica travando ainda mais com esse processador fraco. 

E também pode até dar problemas de compatibilidade de drivers instalando outro sistema que não é o próprio do equipamento. 

Mudar para o Windows 7 é inevitável no seu caso, agora se não resolver o problema do touchpad e teclado mudando para o Windows 7 pode ser tecla agarrada, teclado com defeito, ou seja, problema físico. 

Postado

@Ricardo A. Cardoso então, realizei uma limpeza recente e troquei até a pasta térmica, acredito que o problema não seja aquecimento. Até porque quando aperto power e ele entra em suspensão e eu ligo logo em seguida(não espero a maquina esfriar) , ele funciona novamente por um longo período .

Postado

@Sparta Hardware Então executei os dois programas que me recomendou, seguem os prints.

Estou baixando o iso do win7 x64 sp1 para formatar a maquina e ver se o problema será sanado.

Existe a possibilidade de ser um conflito com o novo edge, pois quando ocorre travamento do touchpad e teclado estou sempre usando ele, não me recordo de ter travado sem o edge aberto.

Captura de tela 2020-09-19 093904.png

HDTune_Error_Scan_WDC_____WD2500BEVT-75ZCT.png

Postado

@Slopevil então se não é por aquecimento, pode ser incompatibilidade dos drivers para o novo S.O. ou como já mencionado problema físico.

abra o gerenciador de dispositivos e verifique se tem algum alerta ao lado do teclado e o touchpad.

ou tente identificar o fabricante de ambos e verificar se no site, possui um driver para o S.O. atual.

Postado

Então,

Realizei a formatação com o windows 7 ultimate x64, instalei os drivers pelo site da dell.

Vou testar durante a semana, na sexta vou comentar se o problema foi resolvido.

• Curtir 1
Postado

Bom pessoal, 

No terceiro dia de uso achando que o problema não retornaria, eis que ele aparece .

A maquina está funcionando com Win 7 ultimate x64 e instalei os drivers direto do site da Dell.(https://www.dell.com/support/home/pt-br/product-support/product/inspiron-1428/drivers)

Outra informação é que agora tenho certeza de não ser aquecimento, pois havia acabado de ligar a maquina e ainda não estava quente.

E usei o mesmo artificio para voltar a funcionar, botão power para entrar em suspensão e power novamente para iniciar. E ela volta normalmente a funcionar o teclado e o mouse (por este motivo creio não ser problema físico também).

Alguém tem mais alguma sugestão ?

@Sparta Hardware @Ricardo A. Cardoso

Postado

Fiz mais um teste hoje!

Quando apresentou o travamento do teclado e touchpad (ainda estou com o win7), ao invés de apertar o power para entrar em suspensão e depois religar, pluguei um mouse sem fio.

Após o mouse sem fio ser reconhecido, automaticamente o teclado e o touchpad do notebook destravaram. Mais um pulga atras da orelha agora. 

OBS: Quando trava o teclado e o touchpad a maquina não trava, apenas os dois periféricos que param, qualquer outro software que esteja rodando na maquina continua funcionando (videos, programas, etc).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...