Ir ao conteúdo

placa-mãe não dá boot com dual channel


Ir à solução Resolvido por Brunemanuel,

Posts recomendados

Postado

Fui na bios e desativei o xmp pra testar no gta v se melhorava o desempenho. Como não mudou nada foi voltar ao perfil padrão dp xmp e a partir daí a placa-mãe não quis mais dar boot em dual channel.

 

Já testei as duas memórias individualmente e também em dois slots vizinhos. Em todas as ocasiões o pc liga normalmente.

Postado

Tenho um amigo que comprou memórias ddr4 de marcas menos conhecidas no aliexpress e que não funcionam em dual channel. Não sei se é seu caso.
Não lembro a marca agora, mas ele entrou em contato com o vendedor para reclamar, e este lhe respondeu dizendo que não funcionam em dual channel.

Postado
7 horas atrás, SouLegity disse:

@Brunemanuel Talvez seja um problema no seu processador, você já verificou se seu processadores tem algum pino torto??

adicionado 3 minutos depois

@Brunemanuel Você já tentou limpar o slot de memoria ram que não está funcionando??

Acho pouco provável que seja o processador porque o computador não foi mexido fisicamente, somente na bios. Testei todos os slots com um único pente e todos funcionaram.

adicionado 0 minutos depois
7 horas atrás, Angern disse:

@Brunemanuel reset a bios e veja se resolve, pra fazer isso você pode tirar a bateria dela ou se tiver o botão de reset na placa-mãe use ele

Resetei a bios pelo jumper, mas não tive resultado.

adicionado 2 minutos depois
6 horas atrás, Crixus Champion disse:

Tenho um amigo que comprou memórias ddr4 de marcas menos conhecidas no aliexpress e que não funcionam em dual channel. Não sei se é seu caso.
Não lembro a marca agora, mas ele entrou em contato com o vendedor para reclamar, e este lhe respondeu dizendo que não funcionam em dual channel.

As minhas são memórias xpg compradas no Brasil. Sempre funcionaram em dual channel, só quando eu ativei o xmp de novo que ao reiniciar não quis mais dar boot com dual.

Postado

@Brunemanuel estranho issoviu, infelizmente n sei o que dizer pra você fazer agr,a n ser reinstalar o winds houver se ele tá com algum problema na sua iso, tente colocar uma ram só e executa este comando : dism /online /cleanup-image /restorehealth e depois coloque o outro pente pra ver se vai

  • Solução
Postado

Vou atualizar o tópico, para caso acontece com alguém tenha a resposta arquivada.

Até então não tinha surtido nenhuma perda de desempenho nos jogos, então eu acabei deixando as duas memórias mas em single channel. Acontece que hoje fui jogar The Witcher 3 e o jogo começou a fechar sozinho, sem aparecer nenhuma mensagem de erro. Depois de desistir fui para Horizon Zero Dawn e jogo também fechava e depois de umas três tentativas o computador reiniciou do nada.

Resolvi desmontar tudo e procurar algum problema, tipo capacitor queimado ou cabo solto. Como não achei nada, montei novamente já com a intenção de levar a uma assitência amanhã e, pra minha surpresa, o computador voltou a funcionar normalmente. As memórias estão operando em dual channel e os jogos não estão fechando sozinhos.

 

Obrigado a todos que tentaram me ajudar. Vocês me incentivaram a não desistir de resolver.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...