Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento Ryzen 9 3900x


Posts recomendados

Bom dia galera!

 

Recentemente montei um pc para render / games / streams com as seguintes specs:
- Ryzen 9 3900x
- Aorus x570 Pro

- RTX 2070 Super

- 16GB Ram GSkill 3600 Mhz
- Fonte 750 Corsair 80 Plus Gold

 

Atualmente, estou usando apenas o cooler box stock da Ryzen, o Wraith Prism e, como esperado, a CPU está superaquecendo, chegando a 95º ao renderizar e 90 º constantes quando estou em live e, pasmem, jogando Tíbia. Dessa forma, preciso de uma solução rápida e eficaz para resfriar meu pc. O gabinete que eu utilizo é um Corsair Spec Omega (foto abaixo), e ele contém os seguintes slots para fans:
- 3 Fans 120mm / 2 Fans 140mm na parte frontal

- 2 Fans 120mm / 2 Fans 140mm na parte superior
- 1 Fan 120mm na parte traseira

 

image.png.8ba6bf5bfb4439062b9512680d3aa90c.pngimage.png.54d65ffc41e5379397348969c8c4e4a1.png

Minha intenção é montar um WC conforme a imagem acima, deixando a ventoinha traseiras e as superiores jogando o ar quente para fora do gabinete.

 

Minhas dúvidas são as seguintes:

1º O posicionamento das ventoinhas está OK? Devo alterar alguma posição para um melhor fluxo de ar?

2º O gabinete suporta o WC de 280mm na parte superior. É mais vantajoso colocá-lo lá e colocar 3 ventoinhas na parte frontal, empurrando o ar frio para dentro?

3º Estou em dúvida entre o WC Corsair H115i Pro RGB e o WC Corsair H115i PRO XT. Pelo que vi, a única diferença entre os dois é que no Pro as ventoinhas funcionam a até 1200 rpm, já no PRO XT elas funcionam até 2000 rpm. Essa é uma diferença considerável na questão de resfriamento da CPU?
4º Ao instalar o WC, qual a melhor pasta térmica que devo usar? Estou em dúvidas das seguintes: Pasta Térmica PCYes OCX By Gelid 10g - OCX10GLD / Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Pro, 1.5ml - MGY-ZOSG-N15M-R2 / Pasta Térmica Corsair XTM50, 5g - CT-9010002-WW.

 

Desde já agradeço a atenção de quem se dispuser a colocar uma luz no meu caminho :D #pas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 

1º O posicionamento das ventoinhas está OK? Devo alterar alguma posição para um melhor fluxo de ar?

esta errado

o wc você deve colocar na parte superior de forma que o ar va para fora do gabinete

na frente os coolers devem estar jogando o ar para dentro

na traseira jogando o ar para fora

Citação

º Estou em dúvida entre o WC Corsair H115i Pro RGB e o WC Corsair H115i PRO XT. Pelo que vi, a única diferença entre os dois é que no Pro as ventoinhas funcionam a até 1200 rpm, já no PRO XT elas funcionam até 2000 rpm. Essa é uma diferença considerável na questão de resfriamento da CPU?

o wc com ventoinhas mais fortes e o melhor 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, tudo bem? Eu já tive um 3900X então sei exatamente como é, é realmente um processador esquentadinho para usar com o coolerbox, você tem que levar em consideração que a exigência de um 3900X é a mesma exigência que um 2700X exige em overclock de 4.4Ghz, por isso o superaquecimento. 

 

1. O posicionamento das ventoinhas está OK? Devo alterar alguma posição para um melhor fluxo de ar?

Eu colocaria três frontais, puxando o ar frio para dentro do gabinete, e uma atrás como exaustor, jogando o ar para fora, no mínimo, apesar de que eu particularmente acho importante um fluxo de ar linear, ou seja, se há três fans puxando o ar para dentro, eu colocaria três fans jogando o ar para fora, como uma traseira de 140mm e outras duas em cima de 120mm.

 

2. O gabinete suporta o WC de 280mm na parte superior. É mais vantajoso colocá-lo lá e colocar 3 ventoinhas na parte frontal, empurrando o ar frio para dentro?

É como eu pontuei na resposta da primeira pergunta. Watercooler em cima prioriza, a grosso modo, o processador diretamente, já o watercooler na parte frontal, prioriza a placa de vídeo, no seu caso, recomendaria acima mesmo.

 

3. Estou em dúvida entre o WC Corsair H115i Pro RGB e o WC Corsair H115i PRO XT. Pelo que vi, a única diferença entre os dois é que no Pro as ventoinhas funcionam a até 1200 rpm, já no PRO XT elas funcionam até 2000 rpm. Essa é uma diferença considerável na questão de resfriamento da CPU?

Com um watercooler, dificilmente um RPM a mais faria tanta diferença assim, claro que faz diferença, mas o problema é o preço a mais, mas se for usar watercooler, priorize um de 240mm, os de 120mm não são tão eficientes. Outro ponto é que, um air cooler bom também já ajuda e muito, você não precisa gastar o olho da cara em um watercooler selado para resfriar o 3900X, há boas opções no mercado a partir de R$ 150 como um GAMMAXX 400 ou um Hyper H412R da Cooler Master.

 

4. Ao instalar o WC, qual a melhor pasta térmica que devo usar? Estou em dúvidas das seguintes: Pasta Térmica PCYes OCX By Gelid.

É uma ótima pasta térmica, priorize as cinzas com boa condutividade térmica, essa da PCYes é realmente incrível, se tiver disponível, compre-a.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ribeirodan o posicionamento incorreto das fans está afetando o air flow e o gabinete em si é praticamente lacrado na parte frontal por essa imagem que você postou. como paliativo, você pode primeiro consertar o posicionamento das fans, embora não vá resolver o problema a meu ver pois seu processador em full load vai pesar muito pro cooler box. além disso, você setou o vcore do cpu manualmente ou você deixou no auto? porque em geral no auto a placa tende a jogar uma tensão bem acima do necessário.

adicionado 7 minutos depois
1 hora atrás, ribeirodan disse:

3º Estou em dúvida entre o WC Corsair H115i Pro RGB e o WC Corsair H115i PRO XT. Pelo que vi, a única diferença entre os dois é que no Pro as ventoinhas funcionam a até 1200 rpm, já no PRO XT elas funcionam até 2000 rpm. Essa é uma diferença considerável na questão de resfriamento da CPU?

na teoria sim, mas qual o Fan Air Flow? creio que ambos possuem 5 anos de garantia então isto é importante pra não vazar nada colocando seu setup em risco.

 

1 hora atrás, ribeirodan disse:

º Ao instalar o WC, qual a melhor pasta térmica que devo usar? Estou em dúvidas das seguintes: Pasta Térmica PCYes OCX By Gelid 10g - OCX10GLD / Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Pro, 1.5ml - MGY-ZOSG-N15M-R2 / Pasta Térmica Corsair XTM50, 5g - CT-9010002-WW.

já vem com pasta pré-aplicada de boa qualidade, eu não vejo necessidade de comprar outra sendo franco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

@ribeirodan o posicionamento incorreto das fans está afetando o air flow e o gabinete em si é praticamente lacrado na parte frontal por essa imagem que você postou. como paliativo, você pode primeiro consertar o posicionamento das fans, embora não vá resolver o problema a meu ver pois seu processador em full load vai pesar muito pro cooler box. além disso, você setou o vcore do cpu manualmente ou você deixou no auto? porque em geral no auto a placa tende a jogar uma tensão bem acima do necessário.

Setei a tensão manualmente em 1.3, mas mesmo assim as temperaturas continuam altíssimas.

 

1 hora atrás, Ornitotheus disse:

Olá, tudo bem? Eu já tive um 3900X então sei exatamente como é, é realmente um processador esquentadinho para usar com o coolerbox, você tem que levar em consideração que a exigência de um 3900X é a mesma exigência que um 2700X exige em overclock de 4.4Ghz, por isso o superaquecimento. 

 

1. O posicionamento das ventoinhas está OK? Devo alterar alguma posição para um melhor fluxo de ar?

Eu colocaria três frontais, puxando o ar frio para dentro do gabinete, e uma atrás como exaustor, jogando o ar para fora, no mínimo, apesar de que eu particularmente acho importante um fluxo de ar linear, ou seja, se há três fans puxando o ar para dentro, eu colocaria três fans jogando o ar para fora, como uma traseira de 140mm e outras duas em cima de 120mm.

 

2. O gabinete suporta o WC de 280mm na parte superior. É mais vantajoso colocá-lo lá e colocar 3 ventoinhas na parte frontal, empurrando o ar frio para dentro?

É como eu pontuei na resposta da primeira pergunta. Watercooler em cima prioriza, a grosso modo, o processador diretamente, já o watercooler na parte frontal, prioriza a placa de vídeo, no seu caso, recomendaria acima mesmo.

 

3. Estou em dúvida entre o WC Corsair H115i Pro RGB e o WC Corsair H115i PRO XT. Pelo que vi, a única diferença entre os dois é que no Pro as ventoinhas funcionam a até 1200 rpm, já no PRO XT elas funcionam até 2000 rpm. Essa é uma diferença considerável na questão de resfriamento da CPU?

Com um watercooler, dificilmente um RPM a mais faria tanta diferença assim, claro que faz diferença, mas o problema é o preço a mais, mas se for usar watercooler, priorize um de 240mm, os de 120mm não são tão eficientes. Outro ponto é que, um air cooler bom também já ajuda e muito, você não precisa gastar o olho da cara em um watercooler selado para resfriar o 3900X, há boas opções no mercado a partir de R$ 150 como um GAMMAXX 400 ou um Hyper H412R da Cooler Master.

 

4. Ao instalar o WC, qual a melhor pasta térmica que devo usar? Estou em dúvidas das seguintes: Pasta Térmica PCYes OCX By Gelid.

É uma ótima pasta térmica, priorize as cinzas com boa condutividade térmica, essa da PCYes é realmente incrível, se tiver disponível, compre-a.

Não pretendo utilizar Air Cooler, tanto pela estética, quanto pelo desempenho de refrigeração.

 

Quanto à pasta, obrigado pela recomendação, mas utilizarei a Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Pro, 1.5ml - MGY-ZOSG-N15M-R2, pois será de graça haha.

 

Quanto à posição das ventoinhas e do WC, um amigo possui o mesmo gabinete que o meu e afirmou que não é possível colocar o WC na parte superior, devido ao tamanho da Mobo x570. Ele possui um WC H115i e vou tirar umas medidas para ver se realmente não cabe. No dele, o WC está na parte frontal, tem duas ventoinhas 140mm na parte superior e uma 120mm na parte traseira. Caso realmente não dê para colocar o WC na parte superior, seguirei o exemplo dele. De qualquer forma, obrigado pela ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

@ribeirodan se quiser testar aos poucos e ver se consegue baixar mais a tensão, pode dar uma aliviada, mas apenas o WC vai resolver mesmo. as fans do gabinete você posiciona todas jogando o ar pra fora.

 

Vou abaixar a tensão para ver se consigo manter a uns 70º, mesmo que ocorra perda de desempenho durante esses dias. Já fiz a compra do WC Corsair H115i PRO, duas fans 140mm Corsair e a pasta usarei a que falei acima. Tirei umas medidas no gabinete e realmente o WC não cabe na parte superior, devido a alguns dissipadores dos VRMs da mobo. Quando o WC chegar, vou instalar e posto o resultado aqui. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!