Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de frequência i7 3770


Posts recomendados

Eae gente, venho enfrentando um problema com meu processador, ele simplesmente desce sua frequência pra menos da metade toda hora enquanto jogo. Eu ando monitorando para ver se não era super aquecimento mas eu percebi que isso ocorre quando o processador beira os 70°C, mas nunca chega nele, quando vai até 69°C a queda acontece e o desempenho cai horrores, e fica assim um tempo até voltar o normal e esse processo se repetir novamente, o problema é que eu não acho que 70°C seja algo inaceitável para o processador, certo ? queria saber como arrumar isso, vou deixar aqui um exemplo no warzone, onde costumo jogar a 60+fps sempre, e quando isso acontece fica a 20~30, que para um jogo fps é simplesmente horrível, mas isso acontece em outros jogos além do warzone exatamente a mesma coisa.
Minha config : Processador i7 3770 3.40hz, placa-mãe h61m-p31 (g3), 12gb 1600mhz RAM, GTX 1060 3gb, Fonte Corsair CX 500WScreenshot_1.thumb.png.0fdc5187e9db16bd6900ccae20e63099.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Fernando Cara creio que infelizmente isso seja pela temperatura mesmo, 70ºc não é tão quente assim mesmo, porém ao que parece, o software que controla o boost está fazendo isso, alguns são meio burros, esses de versão mais antiga, parece seu caso. Isso se chama thermal throttling. A solução pra isso cara, vai ser você colocar um cooler cpu melhor, ou arrumar um jeito de ventilar mais esse gabinete ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, eu imaginei que fosse isso mesmo, eu só queria saber se tem alguma opção até na bios que eu pudesse desativar essa limitação ou que seja aumentar ela, porque acho que até uns 80°C deveria aguentar de boa, tava até pensando em undervolt mas não acho que esses hardwares antigos dão essa opção 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Fernando Da uma limpeza nesse pc ai, passa uma pasta térmica melhor, essas soluções sao melhores do que ficar diminuindo clock e etc. Porque se seu processador pode chegar a certo potencial, você acha mesmo bom perder esse desempenho? Capricha ai mano, eu sei que se você dar umas mexidinhas ai vai diminuir pra uns 65ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Uiliam de Araújo disse:

@Marcos Fernando Da uma limpeza nesse pc ai, passa uma pasta térmica melhor, essas soluções sao melhores do que ficar diminuindo clock e etc. Porque se seu processador pode chegar a certo potencial, você acha mesmo bom perder esse desempenho? Capricha ai mano, eu sei que se você dar umas mexidinhas ai vai diminuir pra uns 65ºC.

Então mano esse que é o problema, foi a primeira coisa que tentei fazer antes de vir perguntar aqui kkkkkkk dei uma limpeza geral, coloquei uma pasta térmica prata que eu tinha aqui da corsair, mas apesar de ter diminuido a frequência com o que isso ocorre não resolveu. O que eu sugeri ali não foi diminuir o clock, e sim tirar a limitação do processador só poder ir até 70°C, não sei se é alguma tecnologia habilitável/desabilitável do processador ou até mesmo abaixar a tensão, já que eu sei que geralmente vem a mais do que precisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Uiliam de Araújo Certo, mas o que esse oc genie deveria fazer ? porque após eu ter ativado ele até estou recebendo uma mensagem de aviso na hora do boot, mas não entendi muito o porque.
Mas quanto a o problema em si, eu acho que resolvi apesar de não ter 100% de certeza, estava pesquisando e descobri uma opção chamada speedstep, que parece controlar a frequência do processador de acordo com a temperatura, desativando ela eu fui fazer testes e o processador dessa vez chegava aos 70°C, no máximo chegou a 71°C e sem queda de frequência, hoje o dia está mais frio então ele está custando bem mais para esquentar, mas só de não ter chegado a 69°C e ter tipo a queda brusca de frequência pra mim já foi ótimo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Fernando oc genie faz um leve oc ao que diz lá, claro vai esquentar mais seu processador, mas a ideia era manter sempre com clock alto, sem as quedas bruscas. Mas se você já arrumou um jeito ai de resolver teu problema, nem precisa mexer mais. Bom que mantem até o processador mais frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!