Ir ao conteúdo

Recuperar dados de NAS

Ir à solução Resolvido por MarcosFreitasSP,

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde.

Estou com problema em um storage NAS. Preciso recuperar o funcionamento dele ou os arquivos.

É um Dell powervault md1000 com 15 discos em RAID 5, ligado a um servidor r710 com linux. A controladora acusa 2 Hds ruins e 1 disco de spare , que sabe lá Deus porque não funcionou.

Estou apreensivo porque sou recem contratado e a empresa está parcialmente parada.

Agradeço quem puder ajudar.

Postado

Tentar recuperar raid é bem complicado. Se ele estiver fazendo rebuild, assim que terminar você logo copia os arquivos para um backup. Agora se o raid está offline, melhor nem mexer para não piorar as coisas.

• Curtir 1
Postado

Obrigado João! Mas a falha do NAS e justamente porque o Raid parou direto.

Ontem de manhã apareceram chamados de por causa do storage. quando fui investigar descobri que o disco virtual mapeado para compartilhamento tinha sumido. O diretório dev só mostrava os Hds do servidor. Acessei o painel da controladora de storage e lá estava tudo parado por causa de dois Hds corrompidos.

Para piorar, passei o dia restaurando o backup e descobrir que está incompleto. A gestão TI anterior deixou muitas falhas que estamos corrigindo , uma delas é  o backup.

Estou com a diretoria avaliando um plano de ação , já que a maior parte dos dados que estão la precisam ser recuperados logo.

Qualquer ajuda é bem vinda

Postado

Boa noite @Marcelo Eli

É difícil tentar fazer um reparo desses, sem correr o risco de corromper dados. 

Já que sao arquivos críticos, considere procurar um laboratório especializado em recuperação de NAS.

Sinceramente, eu responsabilizaria a equipe anterior que te entregou um backup falho. Que eles pelo menos paguem uma recuperação.

• Curtir 1
Postado

Primeiramente quero agradecer a ajuda que vocês estão me dando.

Hj de manhã religuei o storage , acessei o painel da PERC e nada. Então tivemos uma reunião onde foi decidido justamente contratar um serviço de data recovery.

O problema é encontrar uma empresa confiável e que assuma essa responsabilidade.

Desculpem os posts em sequência. Gostaria de mais uma orientação aqui do Clube.

Conforme vocês recomendaram , estou buscando uma empresa para recuperar o NAS (os arquivos) , mas tem sido difícil.

Se não recuperar isso ou se os arquivos ficarem corrompido posso ter serios problemas.

Podem me indicar uma empresa ? Preferência que esteja no estado de SP.

Agradeço mais uma vez.

• Solução
Postado

Boa tarde.

Hosco Tecnologia é a empresa que costumamos indicar para recuperar dados de NAS e outros ambientes mais complicados. 

Eu mesmo já usei os trabalhos da Hosco. Também existem muitos relatos positivos sobre eles, aqui no fórum.

Independente disso, procure rever seu sistema de monitoramento. É estranho um evento desses sem alarmar algum dos HDs.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Olá .

Acabamos contratando a Hosco , tanto pela recomendação de vocês quanto de um parceiro da própria Dell. A recuperação ocorreu em prazo aceitável e no final ainda tivemos uma call onde eles passaram algumas orientações interessantes. A nossa produção foi normalizada ontem.

Para quem passar pelo mesmo problema , realmente vale o aviso de quanto menos "fuçar" , melhor é . Também acho interessante pedir orientação na Hosco , já que eles são bem acessíveis.

Fica minha gratidão pela indicação e ajuda recebida por vocês.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!