Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, boa noite.

Estou iniciando um projeto de montagem de um novo PC. O propósito dele é processamento com possibilidade de rodar alguns jogos.

Optei pelo R7 3700X de processador e, lendo alguns tutoriais, verifiquei que a memória ram não deve ser inferior a 3200 MHz.

Como placa-mãe, a ASUS TUF Gaming X570-PLUS/BR parecia apresentar uma interessante relação custo/benefício. Contudo, ela não possui suporte nativo para 3200. Não era minha intenção fazer O.C. na placa, mas estava tudo encaminhado para tal. Contudo, verifiquei em alguns fóruns estrangeiros problemas com a inicialização da placa e estabilidade do S.O. que foram atribuídos ao O.C.

O.C. não tem garantia do frabicante, logo o problema é meu e somente meu caso os problemas apareçam. Apesar de mais cara, estava cogitando substituir a ASUS por uma Gigabyte X570 AORUS PRO WIFI.

Gostaria da opinião dos colegas, principalmente daqueles que possuem essa ASUS com O.C. de memória em 3200 MHz.

Postado

As Asus TUF X570 tem sim suporte a memória 3200Mhz, afinal essa é a velocidade "padrão" da terceira geração do Ryzen. E o 3700X pode funcionar com memórias abaixo de 3200Mhz, não tem essa de "deve" ou "não deve".

Se você comprar memórias com velocidade de 3200Mhz elas vão sim funcionar com a velocidade de 3200Mhz, sem overclock, apenas habilitando o perfil XMP dela em alguns casos. Caso você compre memórias de velocidade inferior, ou você usa na frequência padrão da memória (sim, vai funcionar sem problemas abaixo de 3200), ou você faz overclock na memória.

Tome cuidado para comprar memórias qualificadas pela ASUS, se quiser 100% de certeza.

Postado

Obrigado Marco.

A ideia é usar a CMK64GX4M2E3200C16 em dual Channel. Ela consta como qualificada pela ASUS.

Mas também já li que o ideal seria ocupar todos os quatro slots de memória para garantir a estabilidade. Vi que a sua placa usa CMK16GX4M2Z3200C16,  2X8GB. Imagino que você não tenha problemas de estabilidade por conta desse arranjo, não é?

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...