Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite pessoal então tive comprar um ssd porque meu hd foi pro saco , basicamente quando troco peça de pc eu gosto de lê sobre configurações, melhores peças , conservação e etc, nessas minhas lidas eu vi que é muito recomendado usar FAN para retirar o ar quente do gabinete e aumentar a vida útil das peças, pois bem li sobre o fluxo de ar, li que o ar quente sobe e o frio fica na parte de baixo e por aí vai.

tenho 2 gabinetes  bem simples e barato :

*um dos  gabinete só tem 1 entrada traseira pra FAN

*outro tem 2 entradas traseiras para fan

OBS: nenhum dos dois tem entrada FRONTAL

aí com isso me surgiu 2 dúvidas:

1* no caso  do primeiro gabinete  eu sei que a única entrada pra FAN é pra exaustor se eu colocar apenas 1 FAN pra retirar o ar quente sem ter outro FAN pra jogar ar frio no gabinete poderia me causar problemas ? 

2* no segundo gabinete usando a lógica que o ar frio fica embaixo e o ar quente fica em cima eu poderia colocar a FAN no alto pra retirar o ar quente e a fan de baixo para jogar o ar frio ?

outro coisa é possivel botar uma FAN na lateral do gabinete onde fica aquele túnel do cooler do processador ? caso sim nesse caso seria uma FAN Pra puxar ar quente do cooler do processador ou jogar ar frio ? é possivel usar a FAN na lateral naquele tela quadrada ? ou só onde tem os buracos redondos mesmo ?

hoje aqui onde moro está fazendo em média 22  graus e o SSD esta 37 graus no gabinete FECHADO , meu medo é no verão  ja´qeu tive um hd que chegava as 60 graus e com isso queria saber se por exemplo se eu estivesse usando fan hoje será que estaria 30 graus ? será que usando a FAN simpels de 8cm de maneira correta no meu gabinete consigo deixar meu ssd abaixo de 40 graus no verão ?

abaixo tem fotos dos gabinetes :

20201010_222738.jpg

20201010_222807.jpg

20201010_222827.jpg

20201010_232112.thumb.jpg.2deb68d9616dce46ffd759b6dce5b855.jpg

20201010_232006.thumb.jpg.4c62ad96a337ff327151b8dcbd79b0d4.jpg

Postado
22 minutos atrás, kapiel10 disse:

1* no caso  do primeiro gabinete  eu sei que a única entrada pra FAN é pra exaustor se eu colocar apenas 1 FAN pra retirar o ar quente sem ter outro FAN pra jogar ar frio no gabinete poderia me causar problemas ? 

Pelo menos já é melhor do que não ter nada.

22 minutos atrás, kapiel10 disse:

2* no segundo gabinete usando a lógica que o ar frio fica embaixo e o ar quente fica em cima eu poderia colocar a FAN no alto pra retirar o ar quente e a fan de baixo para jogar o ar frio ?

Ignore essa de "ar frio desce e quente sobe". Sim, esse efeito existe e é tecnicamente verdade, mas perto da quantidade de ar que os fans movem, é totalmente irrelevante.

Em todo caso, a ideia de colocar o superior como exaustão e o inferior como entrada é correta, a maioria dos gabinetes é projetado assim. Tudo bem que esses não tem projeto nenhum, mas mesmo assim ainda vale.

25 minutos atrás, kapiel10 disse:

hoje aqui onde moro está fazendo em média 22  graus e o SSD esta 37 graus no gabinete FECHADO , meu medo é no verão  ja´qeu tive um hd que chegava as 60 graus e com isso queria saber se por exemplo se eu estivesse usando fan hoje será que estaria 30 graus ? será que usando a FAN simpels de 8cm de maneira correta no meu gabinete consigo deixar meu ssd abaixo de 40 graus no verão ?

Não precisa se preocupar com a temperatura do SSD, preocupe-se mais com o resto da sua máquina.

Postado
24 minutos atrás, Imakuni disse:

Pelo menos já é melhor do que não ter nada.

Ignore essa de "ar frio desce e quente sobe". Sim, esse efeito existe e é tecnicamente verdade, mas perto da quantidade de ar que os fans movem, é totalmente irrelevante.

Em todo caso, a ideia de colocar o superior como exaustão e o inferior como entrada é correta, a maioria dos gabinetes é projetado assim. Tudo bem que esses não tem projeto nenhum, mas mesmo assim ainda vale.

Não precisa se preocupar com a temperatura do SSD, preocupe-se mais com o resto da sua máquina.

sobre a questão de botar uma fan naquele túnel que a lateral dos meus 2 gabinetes tem ? seria possivel ? teria algum efeito pratico na pc como um todo ou só no processador mesmo ?

fiz o teste com o pc das 3 primeiras fotos e o pc esta exatamente como nas fotos ( todo aberto ) abaixo tem as configurações e o print das temperaturas com o HWmonitor, lembrando que aqui na minha cidade esta fazendo 22 graus

placa-mãe
ddr2 2 gb
windows 7
processador intel Pentium dual core E5400
placa de rede 10/100
cooler do processador
fonte 200W

temp.thumb.png.ad033f2195bfa8f177d23cec7556c505.png

Postado
7 minutos atrás, kapiel10 disse:

sobre a questão de botar uma fan naquele túnel que a lateral dos meus 2 gabinetes tem ? seria possivel ? teria algum efeito pratico na pc como um todo ou só no processador mesmo ?

Já é melhor do que não ter nada.

7 minutos atrás, kapiel10 disse:

fiz o teste com o pc das 3 primeiras fotos e o pc esta exatamente como nas fotos ( todo aberto ) abaixo tem as configurações e o print das temperaturas com o HWmonitor, lembrando que aqui na minha cidade esta fazendo 22 graus

São temperaturas confortáveis, não precisa se preocupar.

Aliás, faz até sentido. São peças antigas, e mesmo para a época, relativamente fracas, então já era de se esperar que não fossem esquentar muito, tanto que mesmo com um projeto de airflow fuleiro para os padrões atuais, o PC ainda funciona.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!