Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ teoria sobre c++ e c#


Ferna_do

Posts recomendados

5 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

todo termo "se" em programação, estamos colocando uma condição

Então, a estrutura seria:


Se (a Condição no parêntese for verdadeira) 

{

Faça o que está entre chaves

}

Então um se, nas línguas de programação, sempre são condições.

entendi, e se no caso da condição retornar um valor verdadeiro a lista de comandos será executada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferna_do  isso mesmo.

Tanto que temos tanto a função "se" como a "senão". Também temos o senão se, que junta os dois. A sintaxe seria assim:

Se (a Condição no parêntese for verdadeira) 

{

Faça o que está entre chaves

}

Senão se(aça somente o que está entre parênteses se a condição de cima for falsa) 

{

Faça o que está entre chaves

}

Senão (Faça somente o que está entre parênteses se a resposta não corresponde com nenhuma das respostas acima)

{

Faça o que está entre chaves

}

Lembrando que, por consentimento geral de programadores, o termo "Senão" sempre fica no final dos Se's. Então seria errado trocar o "Senão" com o "Senão se", porque ficaria confuso para quem está fazendo o código e para quem for ler o código. Então, sempre se insere desta forma. Se quiser saber mais sobre algorítimos de programação, recomendo o curso gratuito de lógica de programação do Gustavo Guanabara. O link para o curso pode ser acessado clicando aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o fim se são o símbolo de fecha chaves (esse aqui: } ) que eu coloquei no final de cada entrada. Existem linguagens que não exigem este "fim se", como o Python. Mas se você está usando o Portugol Studio (que é o que imagino que você esteja usando), o "fim se" não é opcional, como na verdade é essencial. Ele delimita o Fim da declaração do seu "se". Ele tem a mesma função do meu fecha chaves que coloquei no código teórico. Você PRECISA colocar FimSe no final de cada Se para que seu código funcione sem problemas.

Você pode fazer quantas perguntas quiser, porque o fórum foi feito para isso kkkk
eu sinto gosto em responder perguntas como as suas, que são da área que eu mais amo trabalhar (lógica de programação e sintaxe)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!