Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem? 

Quero fazer um projeto usando a tecnologia wearable e estou com algumas dúvidas. Tenho em casa os seguintes componentes para fazer algo simples, como acender LEDS. 
O Lilypad já vem com um Switch, mas eu queria usar outro, pois o Lilypad não ficará em um local acessível para ascender. É possível? Tem como fazer isso com o Switch da foto (é o que tenho).
Especificações do switch que tenho em casa: MTS-101 2 pinos spst on-off 2 posição 6a 125 v

Outra pergunta... preciso usar resistores quando uso LEDS comuns? Se eu usar o LiliPad Led ele já vem com resistores na placa né? 

lilypad.jpg

switch.jpg

lilypadled.jpg

• Membro VIP
Postado

Pra leds e pra esta aplicação, qualquer chave liga desliga serve. Até mesmo aqueles push buttom simples.

Não conheço o tal lilipad e sim, é bom colocar resistores nos leds.

Postado

@if. pois é, mas como já vem um switch na board Lilypad tem como funcionar um outro switch esterno? Como faço isso? Testei ligando o positivo no positivo e o negativo no negativo como fiz nos LEDs e não deu certo. 

• Membro VIP
Postado

Ah.. esta é a tal lilypad

lilypad-arduino-7fda8cf9.jpg

bacaninha.

Os leds estão do outro lado? É isso? você os ligou em paralelo? Um a um? Mostre como o fizeste. Como este treco parece que funciona com 3V (pilha moeda), led de 3V pode não querer acender a contento.

Postado

@if. Não, a Lilypad que estou usando é a que mandei na foto mesmo, que tem o suporte para a pilha CR2032 e 2 terminais positivos e 2 negativos. 
Fiz uma ligação simples, terminal positivo com os terminais positivo dos LEDs e os negativos com os negativos. Está acendendo ok... mas quero colocar um outro switch e futuramente aumentar o número de LEDS. O meu maior problema agora é conseguir fazer funcionar o switch que enviei na primeira mensagem. 

WhatsApp Image 2020-10-15 at 14.55.21.jpeg

• Membro VIP
Postado

ok... Led azul também pode ser 3V ou + o que pode não acender com 3V mas se o seu acendeu, ok. Neste caso sim aquela switch (chave) funciona pra liga/desliga. basta ligar em série com o led.

e5e52b1d1b8ce116d93e2aa25e8c8444apenas uma referência.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Matildren disse:

@if. pois é, mas como já vem um switch na board Lilypad tem como funcionar um outro switch esterno? Como faço isso? Testei ligando o positivo no positivo e o negativo no negativo como fiz nos LEDs e não deu certo. 

Quantos polos tem o switch que você mencionou?
Não tem como não funcionar como você falou. Provavelmente ele tem mais de 2 polos e você não viu algum deles ou entendeu errado o que é o positivo e negativo do switch (até porque switch não tem isso via de regra)

Já tentou colocar multimetro nas pontas do switch com o lilypad s/ bateria para ver como é o funcionamento dele?

Postado
2 horas atrás, Matildren disse:

@Thiago Miotto pois então, antes de abrir o tópico aqui, eu procurei os datasheets para conferir as informações e ver como poderia fazer, porém não achei nada de informação relevante.

você tem multimetro?
Retire a baterai do Lillypad, Escala de Diodo, meça onde há continuidade com a chave na posição on e onde há continuidade com a chave na posição off

• Membro VIP
Postado

Desculpe minha burrice mas ainda estou na dúvida do que quer efetivamente fazer e o que este lylipad faz. Ele é um super pisca led com efeitos? você que ampliar o efeito conectando mais leds à ele? Leds em paralelo? Ou só quer acender mesmo? Neste segundo caso, pra que o lylipad?

Publique fotos, desenhos ou links de algo que já achou e quer fazer semelhante e eventualmente quer melhorar/personalizar

Dica: pra aumentar a durabilidade coloque mais pilhas. p.ex. pilhas normais

Postado

@Thiago Miotto Não tenho um multímetro em casa, estou vendo se consigo um emprestado. 

@if. LilyPad é uma derivada das placas Arduino que visa atender projetos portáteis. Ela funciona conectada a baterias recarregáveis e pode ser integrada a projetos wearable (vestíveis). Esse Lilypad que eu tenho é o Módulo Suporte Bateria CR2032 e é ideal para utilização em projetos vestíveis devido à sua compatibilidade com o Lilypad Arduino e promove a alimentação das placas LilyTiny LilyPad ou da LilyPad Arduino em suas mais diversas aplicações.

Como eu somente quero acender uns LEDS e não programar nada por enquanto, eu comprei só esse módulo de bateria. No futuro eu quero colocar mais LEDs, mas isso é tranquilo, a princípio. Futuramente quero tentar fazer piscar e tentar adicionar outros elementos e aí eu vou precisar da LilyPad Arduino que conecta com o Arduino para programar as funções. 
https://www.instructables.com/Electronic-Embroidery/ estou tentando algo básico como isso antes e o meu principal problema agora é colocar outro switch que não é o que tem nesse módulo Lilypad que tenho. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ah tá.. Começa a esclarecer. O que você tem é nada mais nada menos que um soquete para pilha

lilypad.jpg

anabolizado com um botãozinho e não quer usar ele dele mas sim uma chave liga desliga como esta:

switch.jpg

mas deve estar preocupado(a) com corrente e etc. Acertei? Se for isso seus problemas acabaram. Pode usar de boa.

Não tem muito o que explicar como interligar a não ser o desenho que lhe publiquei. Essencialmente é o mesmo princípio de um interruptor de parede. Se quiser especifique melhor sua dúvida, e de novo, desculpe minha simplicidade (burrice mesmo kk)

• Curtir 2
Postado

Uma dúvida. Você fará código para ligar de alguma forma específica, ou será simplesmente liga a chave, liga os leds, desliga a chave, desliga os leds?

6 horas atrás, Matildren disse:

Esse Lilypad que eu tenho é o Módulo Suporte Bateria CR2032 e é ideal para utilização em projetos vestíveis devido à sua compatibilidade com o Lilypad Arduino e promove a alimentação das placas LilyTiny LilyPad ou da LilyPad Arduino em suas mais diversas aplicações

Na verdade Lilypad seria aquela flor que a @if. postou. O que você tem é um módulo suporte bateria, que funcionará como um suporte para a bateria só (percebe que ele não tem nenhum micro controlador nele).
Com a chave na posição ON, passa a corrente da pilha entre o + e - do lado ON. Com a chave na posição OFF, passa a corrente nos pinos do lado da posição OFF. (isso ocorre, pois as vezs o projetista que que algumas funções continuem, mesmo quando desligado)

• Curtir 2
Postado

@if. Isso mesmo, me ajudou muito. Vou testar a ligação que você indicou e depois volto com o resultado. Mesmo se eu adicionar mais LEDs não vai ter necessidade de nenhum resistor então? Desculpa, eu não fui muito clara nas minhas primeiras mensagens também. 

@Thiago Miotto Futuramente quero ter código para fazer piscar os LEDs de maneiras diferentes e adicionar outros elementos, tipo um buzzer e até um mini alto-falante. 

• Curtir 1
Postado

@if. minha duvida quanto ao resistor é justamente por que no link de um projeto não é usado nenhum resistor nem com os LEDs comuns, achei estranho, mas aparentemente está funcionando aqui tb, só não sei a durabilidade. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!