Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fx 6300 não fica em dual channel e não reconhece toda a ram. asus m5a78l-m lx/b


Posts recomendados

Ola pessoal estou com o seguinte problema com meu FX-6300.

Seguinte, eu troquei o processador do meu pc de Phenom II x4 para um fx-6300, só que o FX não deixa eu usar toda a ram, se eu colocar outro processador EX: athon II 64 ou Phenom eles vão reconhecer toda a ram em dual channel, mais o FX não.

E só meu fx que fica de graça, não consigo colocar em dual channel. tirei uns prints e coloquei tudo em duas imagens comparativas entre o phenom e o fx.

Reparei que quando coloco o phenom a bios fala que a memória esta em "Umganged mode", mais se eu colocar o fx isso desaparece.

OBS: raparei que a placa-mãe da preferência só para o primeiro slot de ram, se eu colocar só no segundo slot o pc não da vídeo, mais vi que na internet que isso é normal dessa placa-mãe.

Config do meu pc >>>

Fonte de 500 real da Hoopson

2x4 de Ram MarkVision de 1333 MHZ totalmente iguais.

HD 1tb seaget 7200 rpm

PLaca de video AMD R7 260x de 2gb

placa-mãe Asus m5a78l-m lx/br (suporta de boa a linha FX de 95W)

Ja resetei a bios e ja atualizei a BIOS pra ultima versão e nada resolveu.

ja troquei as memórias ram, eu tinha colocado 2x8=16 de ram da Hyperx ddr3 1333mhz e deu a mesma *****, ficou 16 de ram (3,98 ram utilizável)

E ja limpei bem a placa mai até com limpa contato e nã mudou em nada.

Me ajudem prfv.... XD

phenom.png

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte eu tinha a mesma placa-mãe e CPU, achei minha solução no adrena

 

As configurações necessárias estão todas na parte "JumperFree" da BIOS.
Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800.
Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequência base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz).
Deixe o Turbo CPU em Disabled.
E na over tensão da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v.

 

https://adrenaline.com.br/forum/threads/fx-6300-m5a78l-m-lx-br-problema-solucao.565733/

 

@EDIT

lendo o post inteiro do adrena, descobri que o usuário do adrena achou a solução por aqui HAHA

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaziada resolvi !!!!!! ...

Fui na Bios, e desativei essa parada. salvei as configurações e reiniciei a bio   e ele reconheceu os 8gb em dual channel, pelo visto era a placa onboard que tava puxando a ram do pc, eu acho que foi desativar ela que a ram volto pro pc novamente em dual channel.
image.thumb.png.15078ef6c1ab7159a0ca42de0a5d9044.png depois reiniciei a a bios

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Jardel26 disse:

acabei de comprar um fx 6300 pra por no lugar do meu 8120,sera que terei esse mesmo problema ?provalvelmente ele chega em 4 dias

Talvez, se tiver é só fazer o que eu fiz que resolve o problema.

10 horas atrás, Jardel26 disse:

cara desculpe atrapalhar sua postagem,tenho essa mesma placa-mãe e estou com um problema serio,você ja teve problema na inicialização ou suspensao do windows com ela ?

sim tive varias vezes kkkk. Mano, não suspende o windows, use o Hibernar que é melhor,isso resolveu o meu problema, mais isso que acontece é um dos bugs do windows 10 relacionado ao hardware, não é culpa da placa em si. só tive esses problemas com win10, mais com win7 nunca tive.

 

10 horas atrás, mateus FNB disse:

Seguinte eu tinha a mesma placa-mãe e CPU, achei minha solução no adrena

 

As configurações necessárias estão todas na parte "JumperFree" da BIOS.
Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800.
Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequência base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz).
Deixe o Turbo CPU em Disabled.
E na over tensão da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v.

 

https://adrenaline.com.br/forum/threads/fx-6300-m5a78l-m-lx-br-problema-solucao.565733/

 

@EDIT

lendo o post inteiro do adrena, descobri que o usuário do adrena achou a solução por aqui HAHA

valeu por tentar ajudar amigo !!!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 15/10/2020 às 21:23, Gabrieldeveloper22 disse:

Rapaziada resolvi !!!!!! ...

Fui na Bios, e desativei essa parada. salvei as configurações e reiniciei a bio   e ele reconheceu os 8gb em dual channel, pelo visto era a placa onboard que tava puxando a ram do pc, eu acho que foi desativar ela que a ram volto pro pc novamente em dual channel.
image.thumb.png.15078ef6c1ab7159a0ca42de0a5d9044.png depois reiniciei a a bios

@Gabrieldeveloper22você fez apenas isso? porque eu tava com o mesmo problema e desabilitei essa mesma coisa e ainda ta 8gb (4gb ultilizaveis), mas eu tambem fiz o procedimento que o @mateus FNB Falou.

15 minutos atrás, karlinho disse:

@Gabrieldeveloper22você fez apenas isso? porque eu tava com o mesmo problema e desabilitei essa mesma coisa e ainda ta 8gb (4gb ultilizaveis), mas eu tambem fiz o procedimento que o @mateus FNB Falou.

Acabei de resetar toda a bios, e fazer apenas esse procedimento de desabilitar o (serial port1 address) e ainda ta 8gb (4gb ultilizaveis). Ja com meu atlhom ele funciona os 8 gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Citação
Em 04/02/2021 às 12:13, karlinho disse:

@Gabrieldeveloper22você fez apenas isso? porque eu tava com o mesmo problema e desabilitei essa mesma coisa e ainda ta 8gb (4gb ultilizaveis), mas eu tambem fiz o procedimento que o @mateus FNB Falou.

Acabei de resetar toda a BIOS, e fazer apenas esse procedimento de desabilitar o (serial port1 address) e ainda ta 8gb (4gb ultilizaveis). Ja com meu atlhom ele funciona os 8 gb

 

 

Em 15/10/2020 às 23:10, Gabrieldeveloper22 disse:

Talvez, se tiver é só fazer o que eu fiz que resolve o problema.

sim tive varias vezes kkkk. Mano, não suspende o windows, use o Hibernar que é melhor,isso resolveu o meu problema, mais isso que acontece é um dos bugs do windows 10 relacionado ao hardware, não é culpa da placa em si. só tive esses problemas com win10, mais com win7 nunca tive.

 

valeu por tentar ajudar amigo !!!.

Estou com mesmo problema, estava usando FX 6300 com 1 pente DDR3 1600 de 8gb.. consegui comprar 2x DDR3 1600 de 8gb(ainda comprei do mesmo modelo para não ter problema) mas não reconhece Dual Channel. No Windows 10, ele encontra os 16gb de ram mas mostra 8gb sendo utilizado e 8gb com marcação "reservado para hardware". 
Zerei a BIOS e alterei as configurações da memória forçando para frequência 800Mhz e 1.5v e desativando a serial port 1 e tambem não reconheceu dual channel.

Alguém conseguiu fazer funcionar e precisou mexer em algo mais ou até mesmo setar algo na BIOS referente ao processador!?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!