Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galerinha!

Estou com um SSD novo e gostaria de proteger os arquivos com um Raid 1, sendo que o HD que tenho disponível para isso tem 2TB, enquanto o SSD tem apenas 256GB. É possível criar uma partição para fazer o RAID 1 com o SSD e usar o restante do espaço nesse HD pra outras coisas normais? Armazenar arquivos, instalar programas, etc... Se é possível, seria apenas via software do windows ou também dá pra fazer via hardware?

Obrigado!

Postado

Não é possível, pois o RAID cria um Array (ARANJO) da unidade inteira.
Na lógica o RAID unifica para que pareça para você apenas 1 disco. O Windows ve 1 disco

• Membro VIP
Postado

Fake RAID e mesmo RAID verdadeiro por hardware não deixam. Pelo menos nunca vi algum hardware que oferecesse isso. Windows também não suporta -- sigo o relator @f_neto , pois faz quinhentos anos que não uso RAID por software no Windows.

Contudo, no Linux é possível fazer sim! 🤯 Há inclusive tipos pré-definidos de partição para esse propósito. No subsistema MD funciona de boa e acho que no DM também (não tenho muita experiência com este último). 🧙‍♂️

• Curtir 1
Postado

Sim, podem ser de tamanhos diferentes mas o sistema se baseia no disco menor

Em 17/10/2020 às 00:35, Bruno_pinmelo disse:

HD que tenho disponível para isso tem 2TB, enquanto o SSD tem apenas 256GB

O Sistema pegará 256GB do disco de 2TB para fazer o RAID, o resto não poderá ser utilizado

• Membro VIP
Postado

Tem um caso específico em que os discos podem ter tamanhos diferentes: JBOD (Just a Bunch Of Disks). Serve para concatenar todos num único volume, sem redundância, sem nada. Se um disco estragar, perde tudo. Não é o que você procura.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!