Ir ao conteúdo

placa-mãe "esquece" ordem do Boot

Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos. Sou novo no fórum do Clube do Hardware.

Acho que vou contextualizar minha situação, que é o melhor caminho para entenderem.

Pus meu PC com Windows 10 para hibernar, como faço muitas vezes. Noto que de vez em quando o ícone de som está desabilitado (com um x vermelho em cima). Dessa vez pensei em tentar arrumar o problema - que era resolvido reiniciando o PC -, pois isso irrita acontecendo algumas vezes.

Eu tentei atualizar o driver do áudio, mas o Ger. de Dispositivos disse que eu tenho a última versão. 

Aí eu fui um pouco mais radical. Desinstalei o Realtek High Definition Audio Driver no Painel de Controle e reiniciei o PC.

Aí começam os problemas.

Na hora do Boot, meu sistema perdeu o caminho, me mandando reiniciar, acessar a Bios e trocar para o HD onde o Windows está instalado.

Pois bem. Fiz. Salvei com F10 as configurações. Achei que tinha resolvido o problema.

Entrei na minha Área de Trabalho. Estava tudo normal, aparentemente.

Agora toda vez que ligo meu computador, preciso ir até a Bios escolher o HD do Windows 10. Não adianta salvar as configurações.

O PC está funcionando normal, até agora nenhuma tela azul, vídeos em Full HD...

Mas isso é um incômodo. Não é normal o usuário ter que entrar na Bios o tempo todo para escolher.

Minha placa-mãe é uma Gigabyte H61M-DS2H.

Minha dúvida é como o driver Realtek High Definition Audio Driver (pois acredito que seja a causa) causou esse dano na placa-mãe  e se é possível resolver.

Ela está normal, pois  Data e Hora estão funcionando normalmente, apenas o caminho do Boot não está sendo memorizado.

Desculpem-me a longa história  e agradeço se os colegas puderem me ajudar.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Data e hora após o up do Windows? O sistema sincroniza o horário automaticamente. Tem que ver no BIOS/setup. Pois isto está com cara de bateria zerada ou falha no seu carregamento. Já trocou a bateria? Custa merreca, basta comprar a CR2032.

• Amei 1
Postado

@Phoenyx Tem razão. Essa placa-mãe era usada em escritório. Vou realizar o procedimento em breve. Não sei quanto tempo ela serviu, é  a terceira semana que está comigo.

O problema aconteceu depois de eu desinstalar o Realtek Audio. O PC ficou um pouco esquisito, mas depois voltou ao normal. 

Quando reiniciei, me deparei com uma tela preta pedindo para eu resetar e encontrar um dispositivo para o Boot.

Usei ponto de restauração também, mas não resolveu.

Postado

Troquei a bateira. Aparentemente resolvido (preciso de mais alguns testes). Liguei o PC e agora o mesmo está consumido 100% do disco intermitentemente. O computador está normal, mas esse LED constante aceso sei que me dará problemas em breve.

Postado

@Phoenyx Obrigado. Era exatamente a bateria, que por uma coincidência infame, "morreu" após a desinstalação do meu driver de áudio.

O PC que estava usando 100% de disco voltou ao normal. Era o Windows Update.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...