Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite! Alguém com mais entendimento em hardware poderia me explicar se eu posso utilizar a mesma pasta térmica que eu utilizo na CPU na GPU sem problemas? Embora eu saiba que os processadores de placas-de-vídeo sejam mais concentrados, há algum problema em fazer isso? Esse final de semana pretendo desmontar meu PC inteiro e fazer uma limpeza geral, trocando inclusive a pasta térmica e queria saber justamente se eu posso fazer isso. Obrigado em quem puder me ajudar! :)

Postado
12 minutos atrás, Magdiel da Luz disse:

Pessoal, boa noite! Alguém com mais entendimento em hardware poderia me explicar se eu posso utilizar a mesma pasta térmica que eu utilizo na CPU na GPU sem problemas?

De maneira geral, sim

12 minutos atrás, Magdiel da Luz disse:

Embora eu saiba que os processadores de placas-de-vídeo sejam mais concentrados, há algum problema em fazer isso?

Não é que a GPU seja mais concentrada, é que o silício está exposto diretamente ao cooler, ao passo que no processador, tem uma camada de metal (o IHS) e uma segunda interface térmica (seja pasta ou solda) antes de chegar no silício.

Como resultado, é um pouco mais arriscado usar pastas baseadas em prata direto na GPU do que no processador, mas isso é uma consequência indireta do risco de curto.

Postado

@Imakuni

10 minutos atrás, Imakuni disse:

Não é que a GPU seja mais concentrada, é que o silício está exposto diretamente ao cooler, ao passo que no processador, tem uma camada de metal (o IHS) e uma segunda interface térmica (seja pasta ou solda) antes de chegar no silício.

Concentrada eu quis dizer que ela utiliza muito mais cores do que a CPU, por isso o processamento é muito mais rápido nos cálculos matemáticos, nesse quesito obviamente aumentando a temperatura.

@Imakuni

16 minutos atrás, Imakuni disse:

Como resultado, é um pouco mais arriscado usar pastas baseadas em prata direto na GPU do que no processador, mas isso é uma consequência indireta do risco de curto.

Nesse caso então eu utilizo aquelas MX-4? Não sei se são de prata porque não conduzem eletricidade, eu acho... Como eu disse, sou leigo no assunto hardware. :)

Postado
1 minuto atrás, Magdiel da Luz disse:

Concentrada eu quis dizer que ela utiliza muito mais cores do que a CPU, por isso o processamento é muito mais rápido nos cálculos matemáticos, nesse quesito obviamente aumentando a temperatura.

Também não é correta essa abordagem, mas enfim... no fim das contas, não vai mudar sua vida.

2 minutos atrás, Magdiel da Luz disse:

Nesse caso então eu utilizo aquelas MX-4? Não sei se são de prata porque não conduzem eletricidade, eu acho... Como eu disse, sou leigo no assunto hardware. :)

https://www.arctic.ac/en/MX-4/ACTCP00007B

"In contrast to pastes based on metal oxides or liquid metal, ARCTIC’s MX-4 is metal-free and not electrically conductive. This eliminates the risk of short circuiting, and eliminates the need to worry about corrosion damage to the radiator floor caused by liquid metal."

"Em contraste com as pastas à base de óxidos de metal ou metal líquido, o MX-4 da ARCTIC é isento de metal e não é eletricamente condutor. Isso elimina o risco de curto-circuito e elimina a necessidade de se preocupar com danos de corrosão ao piso do radiador causados por metal líquido."

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...