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Bom dia pessoal,

 

Esta é a configuração do Pc

Processador Athlon 220ge 3,4GHz Dual core 5mb AM4

placa-mãe Gigabyte GA-A320m-sh2

Memória DDR4 Gell Evo Potenza 8GB

HD Seagate Barracuda ST1000DM010 1TB 72000 RPM 64MB SATA III

Fonte Gamemax GP400A 400W 80 Plus Bronze/ PFC ATIVO

 

Comprei esta configuração no site da Terabyte em 15/06. 

 

O problema começou na semana passada quando não quis ligar. O PC não dava sinal de vida, parecia não ter energia. cerca de 1h30 depois eu tentei ligá-lo e voltou a funcionar.

Ontem o problema aconteceu de novo, só que dessa vez não consegui ligá-lo. Abri a garantia na Terabyte e eles me passaram essa lista de testes para serem feitos (No final do tópico tem a lista). Não fiz o teste da fonte, pois não consegui puxar o cabo de 12 pinos. Fiz o procedimento da retirada da bateria da placa-mãe, também sem resultado. Estou com receio de manusear e danificar algum componente. A questão que ontem o PC ligou sozinho ( A chave da fonte mantive ligada), mas não deu sinal de vídeo.  Assim tive que desligá-lo a força pelo botão power, e não consegui mais ligá-lo. Hoje testei novamente ligá-lo, sem sucesso. Mas cerca de um tempo depois ele ligou sozinho de novo, mas sem exibir vídeo. 

 

Outro detalhe importante é que nesse último mês ele estava apresentando demora pra desligar. O vídeo desligava, mas as ventoinhas do processador e gabinete continuam girando. Eu tinha que desligá-lo a força no power, se não passava a madrugada ligado. ( Como já ocorreu ). Além do mais certas  vezes não voltava do modo suspender, o pc ligava mas o vídeo não aparecia. 

 

Não sei o que pode ser. O PC fica ligado das 08h-22h, conectado em o filtro de linha da CLAMPER. Não rodei jogos pesados nesses últimos dias. (Só Valorant)  Uso o windows não ativado que veio da loja, só o Office que utilizei um programa KSM para instalar e o Sony Vegas pra um trabalho escolar( não sei isto possa ter gerado problema ).

 

Neste exato momento o PC está ligado, sem mostra vídeo. Estou na esperança do vídeo brotar do nada, pois estou com receio de resetar ou desligá-lo e ligar novamente e não mostra sinal de vida.

 

Também estou com receio de ao enviar a terabyte ( o que vai levar uma semana porque moro em ssa/ba) além de pagar o frete da ida, lá eles digam que foi algo que fiz e a garantia não cobre por causa do office instalado ) e aí vou ter que pagar também o frete da volta e o conserto por aqui (Um absurdo por sinal).

 

Outra questão é que meu pedido havia demorado tanto tempo pra montar que quando enviaram nem comunicaram a troca da fonte, meu pedido estava uma da PCYES e me enviaram uma da Gamemax sem comunicar a troca, como estava necessitando muito do PC aceitei. Mas essa fonte não veio a caixa, nem o cabo de força (ou seja, nem dar pra saber se é uma fonte já usada que eles tinham lá).

 

Desculpem o tópico longo, mas quis passar todos os detalhes do problema e um conselho sobre essa situação com a terabyte.
 

"Por gentileza, poderia realizar alguns testes para verificar se corrige o ocorrido?

 

FONTE:

- Ligue o cabo de força da fonte diretamente à tomada de energia. Ou seja, não utilize estabilizadores, filtros de linha, no-breaks, extensões, adaptadores ou qualquer outro equipamento que fique entre o cabo de alimentação de energia da fonte e a tomada de energia;

- Teste seguindo o descrito acima em uma outra tomada de energia;

- Teste com outro cabo de força.

- Segue vídeo tutorial para teste da fonte: https://www.youtube.com/watch?v=AQ1oeEMfSHg

 

MEMÓRIA RAM E PLACA-MÃE:

- Com cuidado e com o computador desligado, retire todos os pentes de memória de sua máquina;

- Ainda com o computador desligado, reinsira apenas uma das memórias no slot de memória com o nome "SLOT 1" (pode ter também o nome "SLOT A" ou ainda "SLOT A1") de modo que elas encaixem na posição correta;

- Após realizar os passos descritos anteriormente, ligue o computador e verifique se aconteceu alguma anomalia (Algum bipe emitido pela placa-mãe, não emissão de sinal de vídeo, tela azul e etc.);

- Caso não tenha acontecido nada de anormal, desligue o computador e repita o procedimento anterior com cada pente de memória e em cada slot da placa-mãe. Assim saberemos se uma das memórias ou um dos slot da placa-mãe estão com defeito.

OBS¹.: Se você possui uma placa-mãe com quatro slots de memória e todos estão ocupados, primeiro conecte apenas uma memória no primeiro SLOT e ligue o PC. Desligue e conecte a outra memória no próximo SLOT. Siga o mesmo procedimento nos SLOTs restantes.

 

PLACA DE VÍDEO:

- Verifique se o cabo de força da fonte está ligado na placa de vídeo (PCI-E Power). Algumas placas não possuem essa entrada de força;

- Não utilize nenhum tipo de adaptador de vídeo, pois a maioria não faz a conversão correta do sinal para monitores antigos. Teste em um monitor que possua as entradas nativas da placa de vídeo (DVI-D, HDMI e DISPLAYPORT);

- Teste com outro cabo de vídeo;

- Teste com outro monitor ou TV;

- Teste com outra saída de vídeo da placa de vídeo;

- Com cuidado e com o computador desligado, retire a placa de vídeo do computador e teste via saída de vídeo da placa-mãe.

   Se o processador que estiver no computador for Intel:  
   Core i5 9400F ou Intel 9100F este procedimento não funcionará, estes 2 processadores não possuem vídeo integrado.

   Se o processador que estiver no computador for AMD:  
   Athlon 200GE,  Athlon 220GE, Athlon 240GE, Ryzen 3 2200G, Ryzen 3 3200G, Ryzen 5 2400G ou Ryzen 5 3400G, o procedimento funcionará, todos estes modelos possuem vídeo integrado, os demais modelos da AMD não vão funcionar.

 

BIOS DA PLACA-MÃE:

- Desligue seu computador ou localize uma chave interruptora na parte de trás do computador (se relevante) e troque-a da posição ON (I) para a posição OFF (O). Se não houver uma chave interruptora, desligue o computador da tomada;

- Abra seu gabinete. Você precisará poder acessar a placa-mãe do computador;

- Remova a bateria da CMOS. Ela normalmente fica próximo dos slots PCI, mas pode estar em localizações diferentes, dependendo do fabricante da placa-mãe. Ela pode estar escondida por placas de expansão e cabos. A bateria é normalmente uma bateria padrão de 3V, redonda e achatada, igual a de um relógio (CR2032);

- Pressione o botão ligar. Pressione e segure o botão ligar em seu computador por cerca de 10-15 segundos (nada deve acontecer, porque ele está desligado da energia elétrica). Isso irá descarregar qualquer energia armazenada nos capacitores. Ao descarregar a energia, a memória CMOS irá resetar, resetando assim sua BIOS;

- Cuidadosamente reinsira a bateria CMOS de volta em seu local. Certifique-se de colocar a bateria na posição certa. O lado levemente menor deve estar virado para baixo;

- Ligue o cabo de força do computador. Ative a chave interruptora na parte do computador para a posição ON (I). Se tiver retirado o cabo da tomada, coloque de volta.

 

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Caso o computador estiver ligando e for possível entrar na bios da placa-mãe: 

Se possível, atualize a BIOS da sua placa-mãe para o versão mais recente. Lembre-se de verificar a revisão da placa-mãe. 

Para atualizar a BIOS, oriento que siga os procedimentos do link á seguir: https://www.youtube.com/watch?v=5lmW71tZaok

OBS³.: Este procedimento é um pouco avançado. Se não souber realizar, peça ajuda para um técnico de informática especializado de sua confiança ou para um amigo ou colega que saiba realizar o procedimento de atualização.

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Se tiver dúvidas, temos um vídeo no youtube que pode lhe auxiliar a diagnosticar algumas anomalias: 

http://www.youtube.com/watch?v=sqqQDbxORNg&list=PL8FD733B8118D22FA&feature=c4-overview-vl

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Se o problema persistir, Grave um vídeo durante a utilização do produto, de modo que possamos verificar/identificar o defeito mencionado visualizando a parte interna e traseira do gabinete durante o processo, e nos encaminhe para uma análise. 

Após a gravação do vídeo, realize o upload do mesmo para o youtube, coloque o vídeo como ''não listado" nas configurações de privacidade e nos forneça o link para acesso."

 

Postado

@PedroNoct Tem cara de ser um problema de BIOS, se fez os testes e não funcionou, vai ter que enviar para a garantia mesmo,não tem jeito..

Aliás, só por desencargo de consciência, você pode fazer um teste de bancada ( Tirar a placa-mãe, fonte do gabinete e testar em uma bancada, ligando o computador com uma chave de fenda).

 

Postado

@Shanks. Ele acabou de resolver ligar. Neste exato momento estou limpando alguns arquivos e etc. Com ele ligado, quais testes eu posso fazer para verificar possíveis problemas?

Postado

@Shanks.

Obrigado pelas dicas. Atualizei a BIOS conforme indicou no mesmo dia da sua postagem. O PC se manteve funcionando tranquilamente. No entanto cerca de 4 a 5 dias atrás a tela congelou totalmente, só conseguia mexer o mouse. Tive que forçar a reinicialização. Ontem o PC travou totalmente de novo, dessa vez o mouse dificilmente movimentava, mais uma vez forcei a reinicialização. Reparei que o processo System está ocupando um valor absurdo do HD, assim facilmente ele se mantém a 100%. Hoje, neste exato momento fui ligar o PC pela primeira vez e não responde, sem sinal de vida. No entanto ao conecta uma caixa de som em uma das portas USB, a luz da caixa acendeu. O teclado e mouse não estão acesos, somente a caixa de som.

 

A Terabyte recomendou que eu procurasse um técnico para isolar o problema e enviar somente a provável peça defeituosa. Neste caso, devido a caixa de Som ter energia circulando, posso descartar problemas com a fonte? Fiz o chkdsk /r e não encontrei problema no disco. O MEMTES86 não testei ( Na verdade não entendi se funciona para 64 bits, não entendi o funcionamento e fiquei com receio de rodar ele).

 

 

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