Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

SALVE RAPEIZE,BEM,ESTOU PENSANDO EM ADQUIRIR UM WATERCOOLER PARA MEU PC (https://www.pichau.com.br/hardware/water-cooler-pichau-gaming-aqua-x200-rgb-pg-aqx200-rgb) Mas estou receoso deste modelo ser ruim,gostaria de recomendações na faixa do preço desse WC(350-450)e importante ser compatível com socket AM4,ou se você possui esse da Pichau,poderia me dar o relato de como ele é,bem,meu pc funciona dentro da faixa considerada "normal" (processador max de 63-66c em jogos,35-42Idle)é bem OK essa temperatura,considerando que ele está levemente overclockado,queria um wc pra manter ele abaixo dos 60c em full stress(e quem sabe aprimorar meu over futuramente)uso atualmente um DexDX2021 e o processador em questão é o R5 1600AF.

PRECAUÇÕES;

O que eu deveria temer ao comprar um WC selado ? Ouço muito as pessoas falarem que eles são ruins e duram pouco e muitos deles não dão conta do recado,as vezes ficando até pareável á um bom AirCooler,No meu caso,já possuo um bom AirCooler,então gostaria de um bom WC que realmente fizesse diferença,não quero gastar R$350-450 pra diminuir somente 3c asdiuashdkashdjkhasdhak,e teria algum perigo de vazamento ? Dizem que por ser selado,faz jus ao nome,mas tenho minhas duvidas,enfim,agradeço já de ante mão por ter lido até aqui.

Postado

Tenho um WC Corsair H80 vai fazer uns 4 anos, nunca tive problemas. Não conheço essa marca então não posso falar sobre ela.

Uma coisa tenho certeza esse WC não vai mudar praticamente nada na temperatura do seu PC, se você quer realmente uma diferença considerável é de H100 pra cima, ou WC Custom. Outra coisa que as pessoas pensam que o WC é mágico e que vai deixar o processador frio, isso não acontece, se você mora em uma cidade quente pode ter certeza que o WC não vai fazer milagres, moro no interior de SP e tem dias muito quentes aqui, e meu PC chega a ficar em 45ºc em idle.

Agora se você quer mesmo, tem esse da CoolerMaster na Terabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15234/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-240mm-intel-amd-mlw-d24m-a18pk-r2

Postado

@Peterson H. então você acha que um WC selado n faria mt diferença pra o que eu tenho agora ? Tipo,eu queria uma temperatura mais baixa,não "fria",mas tipo,uns 50-55 em full load,só pra manter o gabinete frio por dentro,se liga no meu esquema de fluxo de ar,tipo,minha placa de video joga o ar direto pro acrilico e como n tem o que fazer,o ar quente sobe e vai pro processador e por meu cooler ser grandinho,acredito que fica um ar mais quente na região do processador,quando eu tava com uma 1050ti(que é consideravelmente menor que essa minha atual) a temperatura máxima rondava os 63c,agora ronda os 66c por conta dessa coisa que disse que o ar quente sobe pra região do processador,claro,n é nada preocupante.mas tipo,queria manter ele "frio" dentre os 50-55c,acredito que ajudaria também a gpu(que chega no max a 71c,totalmente aceitavel,mas acredito que ajudaria também)

b0316425-dd25-4816-bb75-01d0f0cebc38.jpg

Postado
1 hora atrás, Josué Casablancas Melo disse:

então você acha que um WC selado n faria mt diferença pra o que eu tenho agora ?

O problema não é ser selado, e sim o modelo do WC, um WC para o que você quer seria um H100(usando ele só como referência) pra cima. Entre seu Cooler atual e esse que você quer comprar da Pichau, eu ficaria com o Air Cooler. Outra coisa que você deveria levar em consideração é mudar a pasta térmica, comprar uma pasta térmica boa como a MasterGel, GD900 ou Gelid e ver se as suas temps abaixam.

Ao meu ver, as temps do seu PC está totalmente aceitável e normal, mas se você realmente quer abaixar as temps do seu PC, junta mais uma grana e pega um bom WC da Corsair ou NZXT...como eu disse eu não investiria essa grana nesse WC da Pichau.

Postado

Vou dividir as respostas para facilitar a leitura:

As temperaturas estão boas, creio que não vai compensar investir em outro tipo de cooler.
Apenas uma crítica pessoal, esse Dex me pareceu ter um sistema de fixação bem chato para instalar com a placa-mãe dentro do gabinete.

Precauções do water cooler:

Spoiler

Um detalhe importante que pode passar desapercebido em water coolers é que a bomba precisa funcionar com controle de rotação desativado.
Caso contrário a variação de volta,gem afetará o fornecimento de energia, prejudicando a vida útil do motor da bomba.

Dependendo da placa-mãe o controle de rotação do conector precisa ser desativado manualmente na bios.
Tem wc que a bomba usa alimentação pelo cabo sata da fonte daí esses sim não dependem desse tipo de ajuste na bios.

Pichau Aqua:

Spoiler

Tem um dono que comparou o desempenho de um modelo mais antigo do Aqua de 120 e o Hyper T4 aqui.
Por acaso o wc mesmo sendo de 120 apresentou um desempenho bem superior ao T4 com cpu em over.
Talvez o T4 por ser um cooler de baixo custo não tem desempenho muito adequado para over.

Sei que a Pichau vende water coolers remarcados de outros fabricantes.

O X200 é mais recente e parece ser de outro OEM, o mesmo desse aqui.

Acho que comparado com outras mais mais conhecidas é a garantia depender da loja além do prazo geralmente ser de apenas 1 ano.

Water cooler e temperatura da gpu:

Spoiler

Já vi testes mostrando que a diferença de temperatura é pouco significativa para a gpu seja usando um air cooler ou um water cooler na grade frontal.
Se quiser tem um review que testou um water cooler frontal e um air cooler Noctua NH-U12S (bem baratinho esse cooler não? kkk)

Segundo o próprio autor, a diferença de temperatura da gpu foi nula, veja aqui

E o wc do teste é bem parecido com o X200 mas com fans sem led.

Postado

@EdsonSM Sobre o Dex,é bem facinho instalar em socket am3,am4,ele tem 2 presilhas dos lados,ent é easy,o que me ocorreu,é que quando comprei ele,usava intel, e foi um saco pra fazer essas presilhas encaixarem,elas vem muito rigidas,ai passei um tempo sem pc e fui pro socket amd am4,ai foi quase que a mesma coisa,mas foi só desencaixar um pouquinho as presilhas do proprio socket e deixar por 1 semana ele rodando meio "frouxo",que as presilhas do cooler afroxaram mais,ai fui fazer a troca da pasta termica no pc,ai só apertei o suporte do socket am4,e recoloquei o cooler de volta.

Sobre a bomba do wc,eu sabia que ela tinha mesmo que rodar em full load,no caso,essa da pichau vai no cpu fan,ai só ir na bios e desativar a rotação automatica que o cooler já fica em full(no caso a bomba).

Hyper T4 e Dex,em teoria,esse meu cooler da Dex(Dexdx2021) é uma atualização do DexDx 2011,que é uma copia desse T4,então o meu seria tecnicamente uma copia desse T4.

Conclusão;você acha então que é melhor eu ficar com esse meu Dex(copia do T4) ou acha que em teoria,esse WC x200 da Pichau eu notaria uma melhora ? 

Postado

Bom então sobre o Dex retiro o que disse sobre a instalação ha ha

Conforme postei acho que não valeria a pena trocar.
Na minha opinião não trocaria pois esse cooler está atendendo suficientemente bem.
Quanto a diferença de desempenho supostamente o de 240 é melhor, mas não sei dizer se realmente esse ganho vai compensar.

Assim para não depender apenas da minha opinião e não ser injusto com a loja, postei um tópico de um dono que por acaso ficou bem surpreso com a aquisição do Aqua 120.
Ele viu uma diferença de desempenho que eu mesmo não poderia imaginar.

Apenas para complementar, vou citar outro tópico de usuário do fórum:

Spoiler

Ele tinha o Hyper TX3 e o T4 que atendiam sem problema um cpu mais antigo.

Porém com o novo cpu além da temperatura ambiente ser alta e pouco espaço interno do gabinete, esses coolers não estavam refrigerando adequadamente.
Inclusive lembro que chegou a trocar de pasta por AS5 e MX4, aparentemente não teve o ganho esperado.
Ele no final das contas optou por um wc de 120, fotos aqui e relato aqui.

Pelo relato o ganho com o wc foi a possibilidade das fans benefiarem o radiador com o ar mais frio vindo de fora do gabinete.
Mas mesmo na posição anterior o wc já se mostrou melhor do que o T4.

Guardei esse tópico justamente por um post meu sugerindo que não valeria a pena trocar o TX3 aqui.
Fiquei bem contente por ele não ter insistido no mesmo cooler e finalmente ter o problema resolvido com o wc.

Mas o seu caso seria bem diferente do dele, as suas temperaturas estão bem satisfatórias.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!