Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Estou montando um PC novo e tenho uma key para windows 10 pro, instalado no computador antigo.

Porém minha mulher( o PC é para ela) quer que ele fique igual ao antigo.

Tenho uma dúvida:

Basta clonar o hd do antigo num ssd, sem sistema operacional, instalar no novo, iniciar através do pendrive com o windows e fazer a instalação normal?

Obrigado

Postado
7 minutos atrás, NiltonZ disse:

Bom dia. Estou montando um PC novo e tenho uma key para windows 10 pro, instalado no computador antigo.

Porém minha mulher( o PC é para ela) quer que ele fique igual ao antigo.

Tenho uma dúvida:

Basta clonar o hd do antigo num ssd, sem sistema operacional, instalar no novo, iniciar através do pendrive com o windows e fazer a instalação normal?

Obrigado

Sim... Aqui no trabalho onde temos várias máquinas temos uma imagem clonada no pendrive, essa imagem já contém o windows e programas básicos já instalados, aí realizamos só a cópia da clonagem pro ssd novo e está pronto para uso.. Mas não sei ao certo se conseguirás passar aquivos, aqui no trabalho montamos a imagem manualmente e instalamos programas básicos nela..

Crie um ponto de restauração no seu computador antes de fazer a clonagem e tente realizar, creio que vai ser tranquilo. "Uma coisa a levar em consideração são drivers do hardware, vai ter que reinstalar de acordo com o hardware que o novo computador contém."

Postado

Obrigado pelas informações.

Já fiz isso com minhas máquinas, porém o problema é passar de um computador antigo para um novo.

Um intel o outro amd.

Como você afirmou, o problema são os hardwares. Por esse motivo vou fazer uma nova instalação do sistema operacional, através do pendrive. dai instalo a chave.

Vou tentar na seguinte ordem:

1- Clonar o hd para o ssd.

2- Instalar o ssd na máquina nova, porém sem sistema operacional.

3 - Usar o pendrive com o windows e dar o boot por ele (nem sei se precisa, pois o ssd não terá sistema operacional. Creio que o Win já lerá imediatamente pelo usb.)

4- mandar salvar no ssd clonado.

5- Espero que os arquivos não sejam apagados.

6- reiniciar a máquina e se abrir, testar os programas.

7- Se não abrir, vou pelo manual mesmo.

Vamos ver. Se der certo, posto aqui para ajudar outros com o mesmo problema.

Se não der , informo o erro.

Um abraço e obrigado.

Postado
6 minutos atrás, NiltonZ disse:

Obrigado pelas informações.

Já fiz isso com minhas máquinas, porém o problema é passar de um computador antigo para um novo.

Um intel o outro amd.

Como você afirmou, o problema são os hardwares. Por esse motivo vou fazer uma nova instalação do sistema operacional, através do pendrive. dai instalo a chave.

Vou tentar na seguinte ordem:

3 - Usar o pendrive com o windows e dar o boot por ele (nem sei se precisa, pois o ssd não terá sistema operacional. Creio que o Win já lerá imediatamente pelo usb.)

4- mandar salvar no ssd clonado.

6- reiniciar a máquina e se abrir, testar os programas.

7- Se não abrir, vou pelo manual mesmo.

Vamos ver. Se der certo, posto aqui para ajudar outros com o mesmo problema.

Se não der , informo o erro.

Um abraço e obrigado.

Tranquilo, qualquer coisa só informar.

• Moderador
Postado

Primeiramente, você não pode fazer uma clonagem para computadores com peças diferentes (placa-mãe, processador, placa de vídeo, etc.), haverá incompatibilidade e por tanto o sistema não irá bootar.

Você pode, antes de realizar a clonagem, programar o Windows para iniciar em modo de segurança e desliga-lo (não reinicia-lo) dessa forma ao fazer a clonagem e coloca-lo em outro computador, ele irá primeiramente fazer uma análise do hardware e instalar drivers compatíveis, e por tanto a clonagem mesmo para sistemas diferentes terá uma alta taxa de sucesso (mas lembre-se que mesmo ao utilizar esse procedimento, não é 100% de chance que irá funcionar, sendo por tanto necessário uma instalação limpa).

Para fazer isso, vá em Iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > dê um OK.

2 horas atrás, NiltonZ disse:

Se você fez a clonagem do HD para o SSD, então o sistema já está instalado, como exatamente você pretende clonar o sistema do HD para o SSD e ao mesmo tempo instalar o SSD na máquina nova sem sistema?

O pendrive com Windows é o instalador, então se você pretende instalar o Windows no SSD, obviamente terá que dar boot no pendrive.

A clonagem de uma unidade irá fazer com que tudo nela seja copiado, ou seja, o Windows, programas e seus arquivos.

Você está confundindo as coisas, a clonagem serve exatamente para pegar o conteúdo completo de um HD (windows, programas, arquivos) e coloca-lo em outro HD ou SSD, sendo que caso esse procedimento seja bem sucedido, você não precisa fazer nenhuma reinstalação, afinal todo o conteúdo do HD foi CLONADO para o outro HD ou SSD.

Se o que você está tentando fazer é pegar seus arquivos e colocar no SSD, isso é simplesmente fazer backup, não confunda com "clonagem" 👍

Caso queira fazer um backup no SSD, e instalar o Windows nesse mesmo SSD, então você terá que fazer duas partições, uma para manter os arquivos ali e outra para instalar o Windows, sendo que para isso você deverá colocar esse SSD em um computador que já tenha o Windows instalado (ou seja, conectar o SSD como unidade secundária) e a partir dali utilizar o gerenciador de discos para criar duas partições, e quando for instalar o Windows no SSD, você deverá selecionar a partição vazia e não a que possui seus arquivos.

Se esse computador antigo já veio com o Windows de fábrica (você comprou e já veio com o Windows instalado e ativado), você não pode remover a chave desse computador e colocar em outro.

Postado

Gabriel, obrigado plelas dicas.

Inclusive eu já fiz desse modo em outros computadores.

Meu problema é outro.

O computador onde será instalado é novo, com outra cpu (amd)

E é para minha mulher, que quer que o novo computador seja igual ( a tela de iniciação e os programas) ao anterior.

O computador dela atual é muito antigo, intel i 7 4770, com mais de dez anos de uso.

Fazer o que você propôs é o que eu faria, fazendo um backup num hd externo e depois instalando no novo. É a solução mais prática.

Porém, muitos programas vão exigir reinstalação e não garante a "tela igual ao atual", que ela quer, rsrsrsr.

Por isso estou estudando essa possibilidade.

Esse foi o motivo de minha dúvida.

Obrigado

e sim, a key é comprada, não é pré-instalada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!