Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

posso iniciar um computador novo com um clone do antigo?


NiltonZ

Posts recomendados

Bom dia. Estou montando um PC novo e tenho uma key para windows 10 pro, instalado no computador antigo.

Porém minha mulher( o PC é para ela) quer que ele fique igual ao antigo.

Tenho uma dúvida:

Basta clonar o hd do antigo num ssd, sem sistema operacional, instalar no novo, iniciar através do pendrive com o windows e fazer a instalação normal?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, NiltonZ disse:

Bom dia. Estou montando um PC novo e tenho uma key para windows 10 pro, instalado no computador antigo.

Porém minha mulher( o PC é para ela) quer que ele fique igual ao antigo.

Tenho uma dúvida:

Basta clonar o hd do antigo num ssd, sem sistema operacional, instalar no novo, iniciar através do pendrive com o windows e fazer a instalação normal?

Obrigado

Sim... Aqui no trabalho onde temos várias máquinas temos uma imagem clonada no pendrive, essa imagem já contém o windows e programas básicos já instalados, aí realizamos só a cópia da clonagem pro ssd novo e está pronto para uso.. Mas não sei ao certo se conseguirás passar aquivos, aqui no trabalho montamos a imagem manualmente e instalamos programas básicos nela..

Crie um ponto de restauração no seu computador antes de fazer a clonagem e tente realizar, creio que vai ser tranquilo. "Uma coisa a levar em consideração são drivers do hardware, vai ter que reinstalar de acordo com o hardware que o novo computador contém."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações.

Já fiz isso com minhas máquinas, porém o problema é passar de um computador antigo para um novo.

Um intel o outro amd.

Como você afirmou, o problema são os hardwares. Por esse motivo vou fazer uma nova instalação do sistema operacional, através do pendrive. dai instalo a chave.

 

Vou tentar na seguinte ordem:

1- Clonar o hd para o ssd.

2- Instalar o ssd na máquina nova, porém sem sistema operacional.

3 - Usar o pendrive com o windows e dar o boot por ele (nem sei se precisa, pois o ssd não terá sistema operacional. Creio que o Win já lerá imediatamente pelo usb.)

4- mandar salvar no ssd clonado.

5- Espero que os arquivos não sejam apagados.

6- reiniciar a máquina e se abrir, testar os programas.

7- Se não abrir, vou pelo manual mesmo.

 

Vamos ver. Se der certo, posto aqui para ajudar outros com o mesmo problema.

Se não der , informo o erro.

 

Um abraço e obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, NiltonZ disse:

Obrigado pelas informações.

Já fiz isso com minhas máquinas, porém o problema é passar de um computador antigo para um novo.

Um intel o outro amd.

Como você afirmou, o problema são os hardwares. Por esse motivo vou fazer uma nova instalação do sistema operacional, através do pendrive. dai instalo a chave.

 

Vou tentar na seguinte ordem:

1- Clonar o hd para o ssd.

2- Instalar o ssd na máquina nova, porém sem sistema operacional.

3 - Usar o pendrive com o windows e dar o boot por ele (nem sei se precisa, pois o ssd não terá sistema operacional. Creio que o Win já lerá imediatamente pelo usb.)

4- mandar salvar no ssd clonado.

5- Espero que os arquivos não sejam apagados.

6- reiniciar a máquina e se abrir, testar os programas.

7- Se não abrir, vou pelo manual mesmo.

 

Vamos ver. Se der certo, posto aqui para ajudar outros com o mesmo problema.

Se não der , informo o erro.

 

Um abraço e obrigado.

 

Tranquilo, qualquer coisa só informar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente, você não pode fazer uma clonagem para computadores com peças diferentes (placa-mãe, processador, placa de vídeo, etc.), haverá incompatibilidade e por tanto o sistema não irá bootar.

 

Você pode, antes de realizar a clonagem, programar o Windows para iniciar em modo de segurança e desliga-lo (não reinicia-lo) dessa forma ao fazer a clonagem e coloca-lo em outro computador, ele irá primeiramente fazer uma análise do hardware e instalar drivers compatíveis, e por tanto a clonagem mesmo para sistemas diferentes terá uma alta taxa de sucesso (mas lembre-se que mesmo ao utilizar esse procedimento, não é 100% de chance que irá funcionar, sendo por tanto necessário uma instalação limpa).

Para fazer isso, vá em Iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > dê um OK.

 

2 horas atrás, NiltonZ disse:

1- Clonar o hd para o ssd.

2- Instalar o ssd na máquina nova, porém sem sistema operacional.

Se você fez a clonagem do HD para o SSD, então o sistema já está instalado, como exatamente você pretende clonar o sistema do HD para o SSD e ao mesmo tempo instalar o SSD na máquina nova sem sistema?

 

2 horas atrás, NiltonZ disse:

3 - Usar o pendrive com o windows e dar o boot por ele (nem sei se precisa, pois o ssd não terá sistema operacional. Creio que o Win já lerá imediatamente pelo usb.)

O pendrive com Windows é o instalador, então se você pretende instalar o Windows no SSD, obviamente terá que dar boot no pendrive.

 

2 horas atrás, NiltonZ disse:

5- Espero que os arquivos não sejam apagados.

A clonagem de uma unidade irá fazer com que tudo nela seja copiado, ou seja, o Windows, programas e seus arquivos.

 

2 horas atrás, NiltonZ disse:

Basta clonar o hd do antigo num ssd, sem sistema operacional, instalar no novo, iniciar através do pendrive com o windows e fazer a instalação normal?

Você está confundindo as coisas, a clonagem serve exatamente para pegar o conteúdo completo de um HD (windows, programas, arquivos) e coloca-lo em outro HD ou SSD, sendo que caso esse procedimento seja bem sucedido, você não precisa fazer nenhuma reinstalação, afinal todo o conteúdo do HD foi CLONADO para o outro HD ou SSD.

 

Se o que você está tentando fazer é pegar seus arquivos e colocar no SSD, isso é simplesmente fazer backup, não confunda com "clonagem" 👍

 

Caso queira fazer um backup no SSD, e instalar o Windows nesse mesmo SSD, então você terá que fazer duas partições, uma para manter os arquivos ali e outra para instalar o Windows, sendo que para isso você deverá colocar esse SSD em um computador que já tenha o Windows instalado (ou seja, conectar o SSD como unidade secundária) e a partir dali utilizar o gerenciador de discos para criar duas partições, e quando for instalar o Windows no SSD, você deverá selecionar a partição vazia e não a que possui seus arquivos.

 

2 horas atrás, NiltonZ disse:

Bom dia. Estou montando um PC novo e tenho uma key para windows 10 pro, instalado no computador antigo.

Se esse computador antigo já veio com o Windows de fábrica (você comprou e já veio com o Windows instalado e ativado), você não pode remover a chave desse computador e colocar em outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, obrigado plelas dicas.

Inclusive eu já fiz desse modo em outros computadores.

Meu problema é outro.

O computador onde será instalado é novo, com outra cpu (amd)

 E é para minha mulher, que quer que o novo computador seja igual ( a tela de iniciação e os programas) ao anterior.

O computador dela atual é muito antigo, intel i 7 4770, com mais de dez anos de uso.

Fazer o que você propôs é o que eu faria, fazendo um backup num hd externo e depois instalando no novo. É a solução mais prática.

Porém, muitos programas vão exigir reinstalação e não garante a "tela igual ao atual", que ela quer, rsrsrsr.

Por isso estou estudando essa possibilidade.

Esse foi o motivo de minha dúvida.

Obrigado

e sim, a key é comprada, não é pré-instalada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!