Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Desculpem-me caso essa dúvida já tenha sido respondida. Pesquisei o fórum e não encontrei a resposta da minha primeira dúvida.

Gostaria de perguntar 3 coisas. Agradeço qualquer ajuda:

1- Comprei muito barato, 2 caixas antigas de aparelhos de som, uma da Gradiente e outra da Samsung, ambas de 4 Ohms. Comprei um receiver da Gradiente, Model 80, com 8 Ohms. Achei que poderia usar as duas caixas de 4 Ohms ligadas em série em um dos canais, porém, depois de fazer a ligação, medi a impedância da associação no multímetro e o resultado variou entre 6,6 e 6,8 Ohms. Separadas, uma das caixas deu 3,6 e a outra 3,2, com pequenas variações, provavelmente por serem caixas velha. Minha dúvida é se é arriscado ligar as caixas em série, com esse valor, inferior a 7 Ohms em um dos canais, já que o mínimo teoricamente é 8. Será que o receiver vai queimar?

2- Tenho duas caixas de 6 Ohms, bem mais novas. Em série, a medição delas deu 11,8. Posso ligar essas caixas em série no receiver de 8 ohms? Pelo que eu entendi pesquisando, o receiver queima quando a impedância das caixas é menor que a mínima, mas não ficou muito claro pra mim se há uma impedância máxima para as caixas. Nesse caso, a associação estaria com quase 12 Ohms.

3- Posso usar impedâncias diferentes em cada canal? Por exemplo, ligar no canal "L" uma associação com 8 Ohms e no "R" uma com 12 ou 16 Ohms?

Agradeço imensamente!

• Administrador
Postado

Então...  nesse caso, vamos por partes..

Citação

1- Comprei muito barato, 2 caixas antigas de aparelhos de som, uma da Gradiente e outra da Samsung, ambas de 4 Ohms. Comprei um receiver da Gradiente, Model 80, com 8 Ohms. Achei que poderia usar as duas caixas de 4 Ohms ligadas em série em um dos canais, porém, depois de fazer a ligação, medi a impedância da associação no multímetro e o resultado variou entre 6,6 e 6,8 Ohms. Separadas, uma das caixas deu 3,6 e a outra 3,2, com pequenas variações, provavelmente por serem caixas velha. Minha dúvida é se é arriscado ligar as caixas em série, com esse valor, inferior a 7 Ohms em um dos canais, já que o mínimo teoricamente é 8. Será que o receiver vai queimar?

Pode queimar sim (porém quando já são outros detalhes, já que varia de uso do usuário) e não só os falantes como também o Receiver, o Receiver tem uma faixa de operação mínima além da faixa de operação padrão dele, mas para saber essa faixa tem que verificar o manual do mesmo.  Se a sua ligação está em série o funcionamento pode ocorrer sem problemas mas não valem apenas os Ohms, é necessário você também saber a potência de seus falantes e correlacionar com a potência do seu Receiver, se a potência dos falantes somadas (já que estão ligados em série)  oferecem uma potência acima do que seu Receiver oferece por canal, a oscilação que você está encontrando pode ser daí... 

Por padrão, sempre aconselhamos o Receiver, Módulo, Potência, Amplificador que seja, ser  30% ou maior mais potente que os falantes que você pretende ligar no equipamento, para o mesmo não clipar e apresentar distorções ou mesmo queimar as saídas, trabalhando sempre com folga. 

No seu caso adicionaria esses 30% (mínimos na saída de canal do seu Receiver). Lembre-se que é necessário saber a potência RMS dos  falantes dessa caixa.  Só os Ohms dos falantes auxiliam, mas a potência dos mesmos é muito importante. 

Citação

2- Tenho duas caixas de 6 Ohms, bem mais novas. Em série, a medição delas deu 11,8. Posso ligar essas caixas em série no receiver de 8 ohms? Pelo que eu entendi pesquisando, o receiver queima quando a impedância das caixas é menor que a mínima, mas não ficou muito claro pra mim se há uma impedância máxima para as caixas. Nesse caso, a associação estaria com quase 12 Ohms.

Não aconselho.... A ligação em série realizamos quando devemos somar os ohms dos falantes de forma que atendam os ohms de seu Receiver, Amplificador, Módulo, Potência que seja. 

Talvez usando a ligação dos falantes em paralelo, porém em paralelo você teria 6/2 = 3 Ohmz, o seu módulo trabalha a 8 Ohmz, deve verificar claro as especificações por canal, se for a 8 Ohmz por canal, você terá problemas de potência / qualidade além da queima dos falantes/equipamentos dependendo do caso, lembrando que também é necessário saber a potência RMS desses falantes das caixas mais novas. 

Citação

3- Posso usar impedâncias diferentes em cada canal? Por exemplo, ligar no canal "L" uma associação com 8 Ohms e no "R" uma com 12 ou 16 Ohms?

Há uma ligação série/paralelo que claro, é um bicho de sete cabeças para trabalhar com o resultado final dos Ohms por canal. 

Quem vai definir essas questões é o seu Receiver, ele que dita como podem ser utilizados os falantes nele, já que é ele que vai mandar o sinal para os seus falantes. Eu não aconselho ligação série/paralelo, já que teria que ser uma pessoa que entenda do assunto para realizar a ligação e enfim, calcular a potência e os ohmz por canal dessa ligação. 

O que eu te aconselho é trabalhar com os falantes em ohms equiparadas aos ohms do seu receiver, lembrando que se os seus falantes forem mais potentes em RMS que o seu Receiver, você terá distorções de sinal obviamente. 

Da forma que você nos menciona aqui, o seu resultado final será ou perda de qualidade, ou perda de potência e dependendo do seu uso, essas ligações não irão te satisfazer, lembramos ainda que você não informou a potência RMS de cada falante e isso é tal quão importante quanto a faixa de Ohms que cada falante trabalha. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...