Ir ao conteúdo

RX 550 sem conector de 6 pinos e com fan 100% tempo todo

Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma RX 550 4GB sem controle dos fans (original de fábrica), é um modelo de GPU que antes vinha com um conector auxiliar de 6 pinos e mudaram a engenharia da placa, agora não necessita mais do auxiliar, pelo menos o meu modelo de gpu. Segundo a fabricante (entrei em contato com eles) minha placa não possibilita o controle dos fans, portanto eles ficam setados em 100% full-time. Fazendo um ruido bem incômodo. 

Teria alguma maneira pra eu diminuir o ruido da minha placa?

Desde já, obrigado!

Postado

Salve galera do CH 

Tenho uma RX550 4GB da PCYes. O modelo da minha placa normalmente vinha com um conector auxiliar de 6 pinos, a minha não tem. Logo, não consigo controlar minha placa do jeito que eu gostaria, nem mesmo consigo visualizar a velocidade da ventoinha. Segundo o fabricante, o meu modelo é de um lote novo portanto não necessita do conector de 6 pinos e não altera o funcionamento da placa a ausência do conector auxiliar. Porém ela fica com o fan setado em 100% full-time, com um ruído muito chato.

A questão principal do meu tópico é: Existe alguma maneira para que eu consiga fazer o ruído diminuir?

Outra questão não muito importante: Se eu pedir pra alguma loja de informática colocar o conector de 6 pinos, a GPU reconheceria?

Obrigado galera!!

Edit:

Cpu: R3 3200 G

GPU: RX550 4GB PCYes

placa-mãe: A320M-HD

SSD 240GB

RAM 1x 8GB

Fonte 600W 

• Membro VIP
Postado

Boa noite.

Seu problema não parece ter nenhuma relação com a alimentação externa de energia. Atualize os drivers da placa de vídeo. Depois verifique se existe algum bloqueio da rotação no software adrenaline.

Postado
6 minutos atrás, WombedPick disse:

Salve galera do CH 

Tenho uma RX550 4GB da PCYes. O modelo da minha placa normalmente vinha com um conector auxiliar de 6 pinos, a minha não tem.

Não existe Rx 550 com conector de 6 pinos.

7 minutos atrás, WombedPick disse:

Segundo o fabricante, o meu modelo é de um lote novo portanto não necessita do conector de 6 pinos e não altera o funcionamento da placa a ausência do conector auxiliar. Porém ela fica com o fan setado em 100% full-time, com um ruído muito chato.

O conector de alimentação de 6 pinos não tem absolutamente nada a ver com controle da fan da placa de vídeo.

9 minutos atrás, WombedPick disse:

A questão principal do meu tópico é: Existe alguma maneira para que eu consiga fazer o ruído diminuir?

Basta usar o aplicativo Msi Aftherbuerner pra criar um perfil de uso mudando a curvatura da fan conforme desejar.

10 minutos atrás, WombedPick disse:

Outra questão não muito importante: Se eu pedir pra alguma loja de informática colocar o conector de 6 pinos, a GPU reconheceria?

Não pois não existe o menor sentido, a placa consome míseros 50w sendo que a o slot pci-express é capaz de fornecer até 75w, logo mesmo que colocasse um conector de energia ele não seria utilizado e ainda correria o risco de perder a placa fazendo esse tipo de gambiarra.

• Curtir 3
Postado

@WombedPick primeiro que non ecziste placa RX 550 nem 2gb, nem 4gb com conector, NAO tem.

Acabei de achar uma, depois de 30 achei as seguintes:

HIS RX 550 GREEN iCooler OC

MAXSUN RX 550 Transformer M.2

MAXSUN RX 550 Transformer M.3

13 minutos atrás, WombedPick disse:

possui sim

a fonte e ruim, chave seletora de tensão e de projeto antigo ou fonte vagabunda

Postado

Acho mais correto entrar em contato com a amd e perguntar se isso corresponde, e você ja fez benchmark pra ver se ela tem o mesmo poder de uma 550 ? porquê isso me parece bem estranho de uma placa original.

Postado
30 minutos atrás, archeops disse:

Acho mais correto entrar em contato com a amd e perguntar se isso corresponde, e você ja fez benchmark pra ver se ela tem o mesmo poder de uma 550 ? porquê isso me parece bem estranho de uma placa original.

Acabei de fazer um benchmark no software do Pass Mark. Segue imagens do teste e da média Vou entrar em contato com a AMD. Já entrei em contato com a PCYes que é a fabricante, anexei a resposta deles acima

benchmark.JPG

média.JPG

31 minutos atrás, Yan_ disse:

@WombedPick primeiro que non ecziste placa RX 550 nem 2gb, nem 4gb com conector, NAO tem.

Acabei de achar uma, depois de 30 achei as seguintes:

HIS RX 550 GREEN iCooler OC

MAXSUN RX 550 Transformer M.2

MAXSUN RX 550 Transformer M.3

a fonte e ruim, chave seletora de tensão e de projeto antigo ou fonte vagabunda

A fonte é ruim mesmo. Tenho que trocar ela. Quando comprei era o que cabia no meu orçamento. E segue link do site da fabricante da minha GPU que contém modelo com pino auxiliar https://www.pcyes.com.br/rx-550-graffiti/

Acha que pode ser um possível problema relacionado à fonte?

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, WombedPick disse:

Acha que pode ser um possível problema relacionado à fonte?

fontes ruins tendem a piorar o desempenho dos componentes SIM, mas nao deve estar tanto atras do melhor desempenho que ela pode dar nao...

• Curtir 1
Postado

Bem estranho, já vi esse modelo pessoalmente e não tinha conector.

image.png.68df17db2d150f8bae403d9adb8a92ce.png

Se existe me equivoquei, então peço desculpas.
Não encontrei informações de consumo desse modelo, é bem estranho que a mesmo placa suba tanto afim de precisar de um conector de 6 pinos, de 50 pra 90w? Quase o dobro? Sei não, mas já falei besteira uma vez foi me abster de afirmações das quais não tenho como comprovar.

Postado

@NIGHT FALL tambem acho estranho, apenas essas marcas aleatorias e a PCYes colocaram esse conector, sera por ser possibilidade de OC? Poits tenho uma da Afox de 4gb sem conector e nao posso subir o clock dela

Postado
23 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Bem estranho, já vi esse modelo pessoalmente e não tinha conector.

image.png.68df17db2d150f8bae403d9adb8a92ce.png

Se existe me equivoquei, então peço desculpas.
Não encontrei informações de consumo desse modelo, é bem estranho que a mesmo placa suba tanto afim de precisar de um conector de 6 pinos, de 50 pra 90w? Quase o dobro? Sei não, mas já falei besteira uma vez foi me abster de afirmações das quais não tenho como comprovar.

A minha é exatamente como essa da foto, eu me questionei pelo fato da placa de circuito impresso ter aquela

"abertura" e as entradas para colocar o conector sabe?

@Yan_

O ponto principal do tópico era a possibilidade de eu controlar o fan dela já que nem com o msi afterburner eu consigo. Ela não detecta a velocidade do fan. Mas deve ser algo normal do modelo da minha placa. Talvez se eu fizer algo externamente eu consiga. Mas não me arrisco pelo fato de não conhecer tanto sobre hardware. Emfim, obrigado pela ajuda rapazes.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Yan_ disse:

@NIGHT FALL tambem acho estranho, apenas essas marcas aleatorias e a PCYes colocaram esse conector, sera por ser possibilidade de OC? Poits tenho uma da Afox de 4gb sem conector e nao posso subir o clock dela

@Yan_ É bem estranho uma placa que tem consumo máximo de 50w ter um conector de energia de 6 pinos, mesmo um overclock nela não faria o consumo subir tanto já que o PCI-E é capaz de fornecer 75w, pra ter um conector é sinal que ela consome mais que isso e chega a ser absurdo uma placa de entrada dobrar o consumo em um simples overclock. Mas se o fabricante colocou, quem sou eu pra questionar.

10 horas atrás, WombedPick disse:

A minha é exatamente como essa da foto, eu me questionei pelo fato da placa de circuito impresso ter aquela

"abertura" e as entradas para colocar o conector sabe?

@WombedPick

O PCB dessas placas são feitos em massa e são utilizados pra confecção de várias placas diferentes, por isso tem o espaços que não são utilizados como esse do conector, mas na placa em outros como mosfests do vrm, slot de memória sem chip etc, é bem comum.
O PCB da minha Gtx 1060 por exemplo faltam 2 chips de memória, pois o mesmo PCB também é usado na Gtx 1070 de 8Gb.

Sobre o problema da rotação das fans, conseguiu editar pelo MSI Aftherburner?

• Curtir 3
Postado
17 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Sobre o problema da rotação das fans, conseguiu editar pelo MSI Aftherburner?

@NIGHT FALL

Não 😕 parece ter algum bloqueio, talvez na BIOS dela. Mas tenho medo de fazer alterações, sou bem lego pra hardware

Postado
1 minuto atrás, Yan_ disse:

@WombedPick e pelo software da AMD?

@Yan_ mesma coisa, sem alterações também. Como eu tinha dito anteriormente, nem a RPM da ventoinha os programas me mostram. Apenas o afterburner mas creio que ele me mostre conforme eu vou configurando no software, não a velocidade real, pois não muda em nada o barulho da GPU

• Solução
Postado
4 minutos atrás, WombedPick disse:

@NIGHT FALL

Não 😕 parece ter algum bloqueio, talvez na BIOS dela. Mas tenho medo de fazer alterações, sou bem lego pra hardware

A sua deve estar com o mesmo problema da mihna.
Depois que voltou da manutenção eu também não consigo mudar a rotação das fans, com certeza é uma questão de BIOS, atualiza-la pode ser uma boa ideia porém isso exige um certo conhecimento visto que pode dar erro na atualização e  ser necessária correção.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...