Ir ao conteúdo

placa-mãe pci-e 2.0 suporta placa de vídeo pci-e 3.0

Ir à solução Resolvido por Mathiew,

Posts recomendados

Postado

Uma duvida, se eu tenho uma placa-mãe com pci-e 2.0, posso colocar uma placa de video pci-e 3.0, quais informações preciso saber da placa-mãe para ver se a placa de video irá funcionar???

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Primeiro de tudo, você precisa entender que PCIe 2.0, 3.0, 4.0 são gerações, o que muda de uma pra outra é apenas a largura de banda, a grosso modo. Uma placa-mãe com slot PCIe 2.0 consegue rodar placas de vídeo 2.0, 3.0, 4.0 e assim por diante — para você entender melhor, veja como exemplo o USB, existe USB 2.0, 3.0, 3.1, e todos funcionam com a mesma entrada, o que muda é a velocidade. Assim ocorre com as placas mãe com slots PCIe e com as placas de vídeo, você consegue colocar qualquer placa de vídeo em qualquer placa-mãe atual, basta apenas ter o slot PCIe x16 fisicamente e pelo menos x8 eletricamente, mostrado na figura abaixo. Isso a grosso modo, claro que depende do seu processador e das linhas PCIe, por exemplo, uma APU Ryzen (3400G) o PCIe ficará limitado a 8 linhas (x8), ou seja, metade do "padrão" x16.

.image.png.ef73f76c0e1ac4189f08358dfd33990b.png

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Ornitotheus disse:

Primeiro de tudo, você precisa entender que PCIe 2.0, 3.0, 4.0 são gerações, o que muda de uma pra outra é apenas a largura de banda, a grosso modo. Uma placa-mãe com slot PCIe 2.0 consegue rodar placas de vídeo 3.0, 4.0 e assim por diante — para você entender melhor, veja como exemplo o USB, existe USB 2.0, 3.0, 3.1, e todos funcionam com a mesma entrada, o que muda é a velocidade. Assim ocorre com as placas mãe com slots PCIe e com as placas de vídeo, você consegue colocar qualquer placa de vídeo em qualquer placa-mãe atual, basta apenas ter o slots PCIe, mostrado na figura abaixo. Isso a grosso modo, claro que depende do seu processador e das linhas PCIe, por exemplo, uma APU Ryzen (3400G) o PCIe ficará limitado a 8 linhas (x8), ou seja, metade do "padrão" x16.

.image.png.ef73f76c0e1ac4189f08358dfd33990b.png

isso dos pci poderem um funcionar no outro eu ja sabia, mais queria tirar a duvida, obrigado irmão!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!