Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, tenho uma rtx 2060 super, i5 10400f, memória ram 2x8 2666. Queria saber qual a longevidade desse pc para jogos competitivos no low e jogos campanha entre médio e ultra, ambos em 1080p. 

OBS: quando eu precisar fazer upgrade, o que terei que trocar primeiro?

Postado

@Arthur Pineli de Sá eu digo uns 6 - 7 anos.

5 minutos atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

quando eu precisar fazer upgrade, o que terei que trocar primeiro?

depende, vai jogar em que resolucao quando for fazer upgrade? Se for jogar em 4k nem vai precisar mudar o processador

Postado
40 minutos atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

Bom dia, tenho uma rtx 2060 super, i5 10400f, memória ram 2x8 2666. Queria saber qual a longevidade desse pc para jogos competitivos no low e jogos campanha entre médio e ultra, ambos em 1080p. 

Se a meta for 60Hz, provavelmente alguns anos, sendo na melhor hipótese, 5 anos no limite do aceitável.

42 minutos atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

OBS: quando eu precisar fazer upgrade, o que terei que trocar primeiro?

Vai depender da demanda dos jogos futuros, mas pode ser tanto o processador quando a placa de vídeo. Na prática será aquela peça que vai incomodar mais quando aparecer um gargalo notável.

• Obrigado 1
Postado

@Arthur Pineli de Sá Os últimos 3 PCs que montei para mim duraram 3 a 5 anos, isso montados com componentes mid/high end, antes de eu ter que fazer um upgrade substancial. No geral GPUs mid/high (a 1060 e 2060 por exemplo) vão durar 3 anos até não ser mais possível rodar os jogos com alta qualidade, aí quanto tempo você vai tolerar a perda de qualidade gráfica vai depender de você. Esse ano mesmo eu consegui adiar meu upgrade porque não tinha nenhum jogo realmente interessante que me compelisse a fazer um upgrade. Quando saiu o witcher 3 eu fiz o upgrade logo em seguida, pois o desempenho da minha antiga GPU não era suficiente para jogar com bom desempenho e qualidade. Depois que o Cyberpunk sair eu devo passar pela mesma situação. Vamos ver se aguento esperar o mercado estabilizar para fazer um bom upgrade.

Meus clientes, por outro lado, costumam ser bem mais tolerantes do que eu nesse sentido, e fazem upgrades mais espaçados. Geralmente de 5 a 6 anos entre upgrades, mas eles geralmente gastam bem mais em cada upgrade e preferem componentes high end do que mid/high (GPUs como 1070/1080 ou 2070/2080 + CPUs como i7 ou Ryzen 7). O gasto inicial é mais alto no caso deles, mas geralmente o ganho em longevidade não é diretamente proporcional. Gastar o dobro nesses componentes não assegura o dobro de durabilidade, mas sim uma sobrevida de 1 a dois anos no máximo. Por isso eu prefiro componentes de desempenho intermediário/alto.

Tive vários clientes que queriam gastar valores exorbitantes no primeiro PC gamer. Alguns eu consegui dissuadir, dizendo que se montassem um PC intermediário e guardassem a diferença de valor, poderiam fazer um upgrade mais cedo e manter um desempenho efetivamente maior por muito mais tempo. Claro que nem sempre esse argumento dá resultado, mas quando dá e a pessoa guarda, por exemplo, 1/3 do valor que iria gastar, esse valor reduz significativamente o custo do próximo upgrade. No geral você compra componentes com desempenho 50% ou mais acima do que compra hoje pelo mesmo preço ou inferior duas gerações ou mais depois, 2 anos ou mais depois. Os jogos acompanham esse aumento de desempenho, claro.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Meus clientes, por outro lado, costumam ser bem mais tolerantes do que eu nesse sentido, e fazem upgrades mais espaçados. Geralmente de 5 a 6 anos entre upgrades, mas eles geralmente gastam bem mais em cada upgrade e preferem componentes high end do que mid/high (GPUs como 1070/1080 ou 2070/2080 + CPUs como i7 ou Ryzen 7).

Eu tenho uma mentalidade similar, porém não tenho as condições sempre...

Meu primeiro processador que considerei bom foi um i5-4690, cujo comprei as pressas para me livrar da decepção que era o FX-6100 e por causa disto não comprei um i7-4790 (era R$400 de diferença na época e não tinha condições). Passei vários anos com ele e ano passado devido ao gargalo no lugar de trocar de plataforma escolhi colocar um i7-4790 usado pagando um valor alto (R$800) se considerar a geração e tempo de lançamento.

Até agora este i7 ainda me sai super bem na demanda que tenho e hoje penso que se eu tivesse pego este mesmo modelo desde o início, teria uma folga considerável logo de cara como também chegar onde estou sem me preocupar em upgrade.

Com placa de vídeo eu pensei muito entre a GTX 1060 / RX 580 ou a GTX 1070, tinha uma grana e mesmo que me deixasse um pouco na miséria, decidi pela 1070, sendo que ela roda praticamente qualquer jogo atual sem problemas e ainda creio que por mais uns 3 anos sirva bem em 1080p. Se tivesse pego uma 1060 / 580, provavelmente agora teria que pegar outro modelo de segmento similar como a GTX 1660 / RX 5500XT para gerenciar melhor os gastos, sendo que os valores agora estão muito altos (apesar de que a situação da crise foi imprevista).

Apesar de gastar mais no início, acredito que valha a pena no geral pegar algo de nível high-end, sem contar que o mercado de usados, principalmente em plataformas antigas, os preços são horríveis.

Creio que ambos as situações possuem as vantagens e desvantagens, mas cabe ao consumidor decidir seus métodos de gastos e upgrades.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...