Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, eu acabei de ir atras de como funcionam alguns dos modelos basicos de amplificadores com transistores: Emissor, Dreno, Fonte, Coletor, Base e Gate comum, como funcionam individualmente mas estou encontrando uma dificuldade enorme em fazer um amplificadorzinho de microfone de eletreto para um led funcionar, então queria trazer como tópico um pouco mais da aplicação desses amplificadores, quando eles são bons, pra quais ocasiões e uma visão mais prática também de com quais valores de resistores eles parecem funcionar bem e por que esses valores. Vi que para o amplificador de sinal do eletreto ele precisa de um capacitor em série para o sinal de audio, imagino que seja pra isolar o nível DC e apenas aterar o quiescente da corrente de base do transistor porém quais capacitores podem ser usados aqui? somente de cêramica ou eletrolíticos também? 

Postado

As topologias de coletor-comum e dreno-comum são perfeitas para fazer buffers de tensão, ou seja, para transmitir e conservar a tensão enquanto a corrente é alterada. Pode-se construir assim um amplificador que capture a tensão de um microfone de forma ótima GbhmuXl.gif.

As conexões de base-comum e porta-comum geram buffers de corrente, servindo para manter a corrente igual enquanto a tensão é modificada. Aplicações com esse tipo de configuração são incomuns, para não dizer raras. Um caso que conheço é um tipo de mixer de áudio F5Rua4D.gif.

As configurações de emissor-comum e fonte-comum são as mais flexíveis e têm ganhos significativos tanto de tensão quanto de corrente. A pré-amplificação a fim de alimentar um alto-falante posteriormente é um exemplo de uso. Esses circuitos são tão aplicados em geral que a análise do rendimento deles leva ao conceito de operação em classe A.

Por fim, os capacitores de fato servem para desacoplar a polarização DC de cada estágio em relação aos sistemas AC de entrada e saída. As capacitâncias formam filtros elétricos com as impedâncias envolvidas em cada estágio: de entrada, de saída, de carga etc. Logo, elas são calculadas e também podem ser ajustadas para remover ruídos além do de 0 Hz F5Rua4D.gif.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

Amei as informações, obrigado. Acabei por montar o seguinte circuito em uma protoboard para amplificar o sinal do microfone, no caso ele são dois emissores comum em série, não? Achei online e acontece que quando eu coloco o dedo na trilha do ground ele funciona, quando eu tiro o dedo ele fica com um brilho meio estável sem variar muito com a musica. Imagino que tenha a ver com as capacitâncias do circuito, o que eu faço pra descobrir o que fazer nessa situação?

lastone.jpeg

Eu queria ele mais sensível aos graves e agudos mas rejeitando essa faixa média de ruído que deixa ele sempre ligado ao invés de ligar só nos pontos chaves da musica que eu for tocar, sei que não estou montando um equalizador aqui mas queria saber como eu posso na prática configurar esse ou outros circuitos para fazer isso, pensei em projetar um rejeita faixa simples com capacitores, resistores e indutores mas eu vivo muito no mundo da teoria ainda e não sei o que seria o melhor pra fazer na prática, se eu quisesse aumentar a sensibilidade desse circuito qual seria também o melhor metodo, porque por ex: eu enxergo que o sinal está tendo sua maior parte amplificada pelo Q1 e assim a alta resistência vem pra deixar um Ib de base e polarizar o transistor em um ponto quiescente, porém porque eu não poderia ligar o led diretamente nem série ao coletor de Q1? Aí imagino que o transistor Q2 sirva como chave de desinversão do sinal de Q1. Como eu posso analisar mais praticamente o que cada componente faz, e eu queria muito achar o lugar que posso colocar uma capacitância equivalente ao do contato dos meus dedos no terminal ground porque realmente isso faz o circuito funcionar ;-; 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!