Ir ao conteúdo

A Gigabyte Z390 D aguenta um i5 9600kf a 5Ghz?

Ir à solução Resolvido por Celmar,

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Eu montei esse PC https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1416463-avaliação-de-pc-gamer-e-sugestão-de-fonte/?tab=comments#comment-7661087

Eu vou trocar minha B360 (Que me da alguns aborrecimentos) por uma placa-mãe que suporte overclock.

Eu gostaria de uma placa que suporte o I5 9600KF a 5GHz e no futuro um i7 9700k.

Não encontrei muita informação sobre a Z390 D, mas ela tem um preço atrativo. Em adicional há o fato de que muitos modelos estão em falta no mercado

https://www.kabum.com.br/produto/103422/placa-mãe-gigabyte-z390-d-intel-lga-1151-atx-ddr4

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre ela e se poderiam me sugerir algum outro porduto para esta finalidade.

• Membro VIP
Postado

Plaquinha meio mequetrefe para uma Z390. Audio meia boca. Irá depender do preço. Mas como se trata de um hexacore deve segurar sim, tem que ver se o seu 9600K vai suportar trabalhar nesta velocidade.

Eu sinceramente não investiria mais nesta plataforma não. Se tá com problema na placa-mãe despacha todo este conjunto e monta um Ryzen ou Intel atual.

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx Eu pensei em fazer algo para eu ficar mais familiarizado com overclock e só atualizar a minha maquina de verdade no começo de 2022 (Parece que vai haver muitas novidades no proximo ano, tipo DDR5 e novas arquiteturas para os processadores).

Eu estava pensando em uma placa que tivesse bom custo beneficio, que me permitisse fazer OC em i7 e i5., sem ter muitos problemas de instabilidade e superaquecimento.

Você saberia dizer se o lado ruim dela é só a parte de audio?

Poderia sugerir alguma um pouco melhor?

Eu gostaria de esperar um pouco mais para trocar o conjunto inteiro.

OBS: Vou ganhar um i7 9700k usado em 6 meses.

• Membro VIP
Postado

@Celmar Venda o dois processadores. Não faz mais sentido esta geração aí não, o último dos moicanos é o 9400F que tem preço razoável, aliado a uma placa H310.

E o 9700K, ainda mais pensando em OC em placa de entrada Z390, é tiro no pé, teria que pegar algo com VRM melhor, e tu não vai pagar menos de 1500 pilas nisso hoje.

Ou, simplesmente continue com a sua B360. Qual o problema dela?

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx O gabinete encaixa bem com placa ATX, já com mATX... Eu que forcei um pouco o encaixe aqui e danifiquei a placa. O fato é que eu vou trocar tudo, inclusive o gabinete, mas não vou faisso por agora.

Uma z390 ATX me ganharia tempo e eu aprenderia a fazer overclock.

Eu vi essa listagem aqui:

https://www.overclock.net/attachments/z390-rev9-png.250662/

Como não achei outra fonte de pesquisa, fiquei sem saber se a Z390 D teria problemas apenas com o audio, que é o mesmo da UD.

Eu vou pensar mais um pouco.

Obrigado pelas orientações

• 3 semanas depois...
  • Solução
Postado

Eis o que decidi.

Consertei o gabinete.

Comprei uma Z390 M gaming da gigabyte a 1100 na gigantec.

Essa placa é muito boa e não tive problema algum com a temperatura do VRM.

Esse up foi muito bom para eu aprender mais sobre as peças do PC, principalmente sobre a placa-mãe, enquanto vou praticando o overclock.

Gostei do resultado do overclock no i5 e cheguei até 5GHz.

Fiz overclock de memoria RAM de 2666 para 3000 mas, em termos de resultados, mudou pouca coisa.

Vou usar esse PC para aprender e vou vender tudo no meio do ano que vem e fazer um up real.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...