Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, recentemente fiz um upgrade no pc e devido ao aumento de preços precisei parar o upgrade pela metade.

Recentemente está acontecendo muitas coisas estranhas sempre que ativo o XMP na placa-mãe e o modo game que aumenta o clock do processador (ambos recursos automáticos da placa-mãe, não mexo em nada).

Quando ambos estão ativados o pc congelado do nada, literalmente do nada, as vezes só de tá na área de trabalho do windows ou do linux ele congela (tenho dual boot).

Pensando ser algo relacionado a temperatura coloquei o processador no modo normal e ativei penas o XMP para 3600Mhz e agora quando acordo de manhã e vou ligar o PC pela primeira vez no dia ele liga todos os componentes internos mas não liga o Teclado, Mouse e monitor, sendo necessário desligar e ligar novamente para tudo funcionar.

E isso só ocorre com o XMP ligado, o que é uma tecnologia da própria placa-mãe, então não teria motivos para ocorrer, alguém pode me ajudar?

No momento meu PC conta com as seguintes configurações; 

- Ryzen 5 3600x

- Corsair Vengeance RGB Pro, 16GB (2x8GB), 3600MHz

- placa-mãe Tuf B450M-Plus Gaming

- Gtx 750TI MSI 

-NVME force mp510 240gb

- HD 2TB

- XFX 500W 80 plus Bronze.

Postado

Primeiro, não use esse "modo game", é basicamente um overclock automático que pode não prestar. Inclusive, nem precisa, sua placa de vídeo de longe é o fator limitante, não o processador.

Sobre a RAM, XMP serve para fazer um overclock automático nos pentes, mas isso não quer dizer que vá necessariamente funcionar; mesmo que os pentes tenham sido testados e aguentem essa config, pode ser que o processador não aceite ou que a placa-mãe não saiba configurar direito, então não, não é garantia que funcione.

Quanto a soluções, comece atualizando a bios para a versão mais recente. Depois, tente ativar o XMP e mudar a tensão manualmente para 1.4v ao em vez do padrão de 1.35. Veja só isso já resolve seu problema.

Postado

@Imakuni valeu pela ajuda mano, entretanto a frequência base das memória é 3600Mhz que é como ela fica com o XMP ligado, sem ela cai para 2000Mhz, tanto a placa-mãe quanto o processador reconhecem assim que ativo o XMP e desfrutam bastante dessa frequência, por isso não acho que o problema seja de aceitar ou não, uma vez que 3600Mhz é uma frequência "comum" e não estou forçando nenhum componente além do seu desempenho de fabricação.
Referente a Bios, está na versão mais atual, irei tentar a questão da tensão, obrigado novamente.

Postado
8 minutos atrás, willriiber disse:

valeu pela ajuda mano, entretanto a frequência base das memória é 3600Mhz que é como ela fica com o XMP ligado,

Não, a frequência base é 2133 ou 2400. 3600 é apenas um overclock que o fabricante testou, viu que o pente aguenta e colocou isso na etiqueta para a placa-mãe usar de referência, se você quiser.

10 minutos atrás, willriiber disse:

tanto a placa-mãe quanto o processador reconhecem assim que ativo o XMP e desfrutam bastante dessa frequência, por isso não acho que o problema seja de aceitar ou não,

Sim, mas não necessariamente que está estável.

11 minutos atrás, willriiber disse:

uma vez que 3600Mhz é uma frequência "comum" e não estou forçando nenhum componente além do seu desempenho de fabricação.

Mais ou menos, 3600 já começa a ficar um pouco alto. Não só isso, OC na RAM também faz com que haja um OC interno na Infinity Fabric dos Ryzen, e rodar em 1800mhz é relativamente próximo do limite de ~1900.

Postado

@Imakuni  Se você tiver a fonte de onde informa isso eu realmente gostaria de ver, porque em todas as pesquisas de teste de hardware nas mais diversas fontes nunca ouvi falar isso, inclusive se é recomendado o uso de frequências acima de 3000Mhz em processadores Ryzen, não sendo necessário nenhuma alteração na BIOS ao ativar o XMP que reconhece a frequência base, o contrário de um overclock de memórias que você pode alterar a frequência junto a tensão e com isso achar o meio termo onde a mesma funcione.

Postado
1 hora atrás, willriiber disse:

Se você tiver a fonte de onde informa isso eu realmente gostaria de ver, porque em todas as pesquisas de teste de hardware nas mais diversas fontes nunca ouvi falar isso, inclusive se é recomendado o uso de frequências acima de 3000Mhz em processadores Ryzen, não sendo necessário nenhuma alteração na BIOS ao ativar o XMP

Não tem exatamente "fonte", é só experiência. Veja, na época de lançamento dos Ryzen, mal pegava 2933, 3000 era parto, e acima disso simplesmente não funcionava. Isso foi melhorando com o tempo e as gerações, mas continua valendo que, qualquer coisa acima do que a AMD garante (no caso do 3600, é 3200mhz) tem uma chance de não funcionar por parte do processador. E como todo OC de RAM, depende também da placa-mãe.

Em tese, é só ativar o XMP que tudo vai funcionar. Mas na prática, não é bem assim; se fosse, esse recurso vinha habilitado por padrão.

1 hora atrás, willriiber disse:

que reconhece a frequência base, o contrário de um overclock de memórias que você pode alterar a frequência junto a tensão e com isso achar o meio termo onde a mesma funcione.

Como eu falei, o padrão da sua RAM não é 3600, é 2133 ou 2400, ou às vezes até 2666. Você pode verificar isso resetando a BIOS e vendo o valor que aparece, você vai ver que é um desses. De novo, XMP nada mais é do que um overclock automático utilizando alguns valores de referência que o fabricante colocou no pente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...