Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Travando/Não inicia quando ativado XMP e/ou modo Game.


Posts recomendados

Olá pessoal, recentemente fiz um upgrade no pc e devido ao aumento de preços precisei parar o upgrade pela metade.

 

Recentemente está acontecendo muitas coisas estranhas sempre que ativo o XMP na placa-mãe e o modo game que aumenta o clock do processador (ambos recursos automáticos da placa-mãe, não mexo em nada).

 

Quando ambos estão ativados o pc congelado do nada, literalmente do nada, as vezes só de tá na área de trabalho do windows ou do linux ele congela (tenho dual boot).

 

Pensando ser algo relacionado a temperatura coloquei o processador no modo normal e ativei penas o XMP para 3600Mhz e agora quando acordo de manhã e vou ligar o PC pela primeira vez no dia ele liga todos os componentes internos mas não liga o Teclado, Mouse e monitor, sendo necessário desligar e ligar novamente para tudo funcionar.

 

E isso só ocorre com o XMP ligado, o que é uma tecnologia da própria placa-mãe, então não teria motivos para ocorrer, alguém pode me ajudar?

 

No momento meu PC conta com as seguintes configurações; 

- Ryzen 5 3600x

- Corsair Vengeance RGB Pro, 16GB (2x8GB), 3600MHz

- placa-mãe Tuf B450M-Plus Gaming

- Gtx 750TI MSI 

-NVME force mp510 240gb

- HD 2TB

- XFX 500W 80 plus Bronze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, não use esse "modo game", é basicamente um overclock automático que pode não prestar. Inclusive, nem precisa, sua placa de vídeo de longe é o fator limitante, não o processador.

 

Sobre a RAM, XMP serve para fazer um overclock automático nos pentes, mas isso não quer dizer que vá necessariamente funcionar; mesmo que os pentes tenham sido testados e aguentem essa config, pode ser que o processador não aceite ou que a placa-mãe não saiba configurar direito, então não, não é garantia que funcione.

 

Quanto a soluções, comece atualizando a bios para a versão mais recente. Depois, tente ativar o XMP e mudar a tensão manualmente para 1.4v ao em vez do padrão de 1.35. Veja só isso já resolve seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni valeu pela ajuda mano, entretanto a frequência base das memória é 3600Mhz que é como ela fica com o XMP ligado, sem ela cai para 2000Mhz, tanto a placa-mãe quanto o processador reconhecem assim que ativo o XMP e desfrutam bastante dessa frequência, por isso não acho que o problema seja de aceitar ou não, uma vez que 3600Mhz é uma frequência "comum" e não estou forçando nenhum componente além do seu desempenho de fabricação.
Referente a Bios, está na versão mais atual, irei tentar a questão da tensão, obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, willriiber disse:

valeu pela ajuda mano, entretanto a frequência base das memória é 3600Mhz que é como ela fica com o XMP ligado,

Não, a frequência base é 2133 ou 2400. 3600 é apenas um overclock que o fabricante testou, viu que o pente aguenta e colocou isso na etiqueta para a placa-mãe usar de referência, se você quiser.

 

10 minutos atrás, willriiber disse:

tanto a placa-mãe quanto o processador reconhecem assim que ativo o XMP e desfrutam bastante dessa frequência, por isso não acho que o problema seja de aceitar ou não,

Sim, mas não necessariamente que está estável.

 

11 minutos atrás, willriiber disse:

uma vez que 3600Mhz é uma frequência "comum" e não estou forçando nenhum componente além do seu desempenho de fabricação.

Mais ou menos, 3600 já começa a ficar um pouco alto. Não só isso, OC na RAM também faz com que haja um OC interno na Infinity Fabric dos Ryzen, e rodar em 1800mhz é relativamente próximo do limite de ~1900.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni  Se você tiver a fonte de onde informa isso eu realmente gostaria de ver, porque em todas as pesquisas de teste de hardware nas mais diversas fontes nunca ouvi falar isso, inclusive se é recomendado o uso de frequências acima de 3000Mhz em processadores Ryzen, não sendo necessário nenhuma alteração na BIOS ao ativar o XMP que reconhece a frequência base, o contrário de um overclock de memórias que você pode alterar a frequência junto a tensão e com isso achar o meio termo onde a mesma funcione.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, willriiber disse:

Se você tiver a fonte de onde informa isso eu realmente gostaria de ver, porque em todas as pesquisas de teste de hardware nas mais diversas fontes nunca ouvi falar isso, inclusive se é recomendado o uso de frequências acima de 3000Mhz em processadores Ryzen, não sendo necessário nenhuma alteração na BIOS ao ativar o XMP

Não tem exatamente "fonte", é só experiência. Veja, na época de lançamento dos Ryzen, mal pegava 2933, 3000 era parto, e acima disso simplesmente não funcionava. Isso foi melhorando com o tempo e as gerações, mas continua valendo que, qualquer coisa acima do que a AMD garante (no caso do 3600, é 3200mhz) tem uma chance de não funcionar por parte do processador. E como todo OC de RAM, depende também da placa-mãe.

 

Em tese, é só ativar o XMP que tudo vai funcionar. Mas na prática, não é bem assim; se fosse, esse recurso vinha habilitado por padrão.

 

1 hora atrás, willriiber disse:

que reconhece a frequência base, o contrário de um overclock de memórias que você pode alterar a frequência junto a tensão e com isso achar o meio termo onde a mesma funcione.

Como eu falei, o padrão da sua RAM não é 3600, é 2133 ou 2400, ou às vezes até 2666. Você pode verificar isso resetando a BIOS e vendo o valor que aparece, você vai ver que é um desses. De novo, XMP nada mais é do que um overclock automático utilizando alguns valores de referência que o fabricante colocou no pente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!