Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Configuração: Ryzen 5 3600X, Mobo MSI X470 Gaming Plus, RAM 8gb x2 XPG D41 3200MHZ, Fonte Corsair VS500, HD 1tb, 2TB e SSD NVMe Kingspec 256gb.

Peças todas novas compradas a poucos dias (com Exceção dos HDs e Fonte).

A Mobo tem 4 Slots para RAM, quando fui tentar ligar pela primeira vez, pluguei nas cores certas para rodar em Dual Channel, porém não deu vídeo, tirei uma das memórias e ligou normal, testei com a outra e também ligou, após isso resolvi ligar as duas em cores diferentes, ligou com 16gb em Single Channel, Tentei ligar em Dual nas outras cores, sem Vídeo.

Tirei e limpei as memórias e o Slot na Mobo com limpa contatos, mesmo resultado.

Resetei a BIOS, mesmo resultado.

Troquei a Pilha da placa, mesmo resultado... OBS.: Antes toda vez que eu desligava o PC da energia, ao ligar novamente, a BIOS estava resetada e pedia para apertar F1, troquei a pilha e este problema foi resolvido.

Testei um Ryzen 3 3100 na mesma placa-mãe e Limpei com limpa contatos o Socket da CPU na Mobo, mesmos resultados.

Fiz uma Atualização na BIOS para a versão mais Recente, mesmos resultados.

Além disso, testei as memórias em outra placa-mãe LGA 1151 (2 slots apenas) e Rodou em Dual Channel normalmente.

Outro detalhe: quando tento ligar o PC em Dual Channel, Liga os Fans, todos os Coolers da CPU e GPU, Fica acesso um LED na marcação CPU (e as vezes na DRAM), Mouse e Teclado não ligam e não da Vídeo. 

Certo, tudo indica que tenho um problema nessa X470, porém gostaria de mais opiniões e se eu poderia fazer mais tentativas antes de partir pra uma nova Mobo.

Postado

Só para grantir, você colocou nos dois slots vermelhos e não ligou? Testou também colocar as duas no canal A ou as duas no canal B, e em ambos os casos ligou normalmente (embora em single)?

Postado

@Imakuni @Imakuni OK, Você me deu uma luz no fim do Túnel, graças ao seu comentário descobri o problema,

Acontece que o Canal A inteiro aparentemente está com problema ou não funciona, por isso em qualquer tentativa de ligar Dual Channel não dava vídeo, porém agora testei Slot por Slot, e somente no Canal A não tem resposta, ligando as duas Rams em Single no canal B, o PC liga normalmente, alias tentei limpar os Slots e Rams novamente com limpa contatos e não rolou.

Alguma sugestão?  

Postado
19 minutos atrás, Jonas Rumpel disse:

@Imakuni @Imakuni OK, Você me deu uma luz no fim do Túnel, graças ao seu comentário descobri o problema,

Acontece que o Canal A inteiro aparentemente está com problema ou não funciona, por isso em qualquer tentativa de ligar Dual Channel não dava vídeo, porém agora testei Slot por Slot, e somente no Canal A não tem resposta, ligando as duas Rams em Single no canal B, o PC liga normalmente, alias tentei limpar os Slots e Rams novamente com limpa contatos e não rolou.

Alguma sugestão?  

Ou o processador, ou a placa-mãe está com problema. Boa sorte tentando descobrir qual dos dois é.

Postado
36 minutos atrás, Imakuni disse:

Ou o processador, ou a placa-mãe está com problema. Boa sorte tentando descobrir qual dos dois é.

É a Mobo sim, pois conforme relatei, já testei um Ryzen 3 no lugar e deu o mesmo resultado.

Postado
4 minutos atrás, Jonas Rumpel disse:

É a Mobo sim, pois conforme relatei, já testei um Ryzen 3 no lugar e deu o mesmo resultado.

Ah sim.

Então você já sabe o componente que tem que trocar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...