Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

amigos estou com esse aparelho na bancada mais é a primeira vez. fui iniciar o teste dc na placa e logo de inicio percebi que a mesma não usa ponte retificadora. gostaria de saber quais teste dc consigo fazer na mesma?

20201212_165654.jpg

20201212_165716.jpg

Postado

Ola.

Nem sempre uma ponte retificadora está 'enxergável' em algumas placas .

O CI regulador LNK306 trabalha com DC, você só precisa conferir no datasheet dele qual a tensão que está regulado para a sua placa.

Veja o rascunho de esquema  anexo, os diodos marcados com bola azul fazem a retificação e no seu caso são os diodos D1 e D2 apontados pelas setas .

Tem muito "consertador"  que vai logo trocando o LNK  mas nem sempre é ele o causador do defeito.

'_'

lnk306.png

placa-lnk.jpg

• Curtir 2
Postado

tito muito obrigado pela dicas. a minha duvida inicial foi encontrar as tensão de saida DC já que é a primeira vez que vou tentar consertar esse aparelhos. estudando na pratica descobri que os soquet do motor e bomba e outros tem a saida AC. 220v. mais não estava sabendo testar ( encontrar a tensão ) DC 

gostaria de perguntar talvez seja uma pergunta boba kkk o correto é testar a placa principal desconectando  a placa de comando ou tanto faz?

sim. para não deixar duvidas eu comentei dos soquet do motor e outros que são AC mais infelizmente não tem tensão em nenhum deles... já que a placa esta com defeito.  

amigo Tito você falou que o D1 e D2 . Mais eu encontrei tensão DC  de 12v no D2 e D3

no D1 apresenta corrente AC acima de 220v. mais no soquet do motor e outros não chega.

Postado

hoje desmontei o climatizador para analisar a placa de comando. foi uma mão de obra kkkk acho que retirei uns 50 parafusos kkkk. agora falando serio e pedindo ajuda aos amigos ( no conector de nove pinos que vai da placa principal para a placa de comando não encontrei tensão. gostaria de saber se o CC5 é um resistor smd? se não. gostaria de saber  como testar a frio o mesmo? e se algum amigo com mais experiencia poder ajudar com mais dicas agradeço.  fico no aguardo   

• Coordenador
Postado

@orieva Nos dois primeiros pinos (conector CN3) Lado do capacitor grande, você tem que ter 5V  que é a tensão fornecida pelo IC2 (regulador).

Se ela não tiver presente, esse regulador pode estar ruim ou o IC1 não esta oscilando...

No capacitor "E4" você terá que ter algo em torno de 12V a 14V.

No capacitor "E5" você terá os 5V que mencionai.

Nos de 4,7uF/400V  (Capacitor 1 e 2) você terá que ter a tensão da rede retificada...

• Curtir 1
  • 9 meses depois...
Postado

desculpa amigo mais eu sou enrolado de + no forum kkkkkk

e perco os tópicos e misturo tudo. kkkkkk esse aparelho eu já entreguei.

eu levei para uma conhecido que trabalha com gelagua e mim ajudou na época

esse topico pode encerrar obrigado e desculpas 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!