Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde.

No começo deste ano comprei um pc no Mercado Livre e até o momento não tenho do que reclamar quanto à configuração.

Porém na época por falta de grana e conhecimento específico acabei pegando com uma placa-mãe simples (Biostar A320mh) + Ryzen 5 3400g + RX 570 XFX (APU + GPU, eu sei, nada a ver).

Por ser um processador Ryzen de 2ª geração, sei que há limitações de placas mãe que posso estar adquirindo.

Agora que realmente sei que a placa-mãe é obsoleta e pode acabar gerando algum outro problema no futuro, qual placa vocês me recomendariam para dar um upgrade na minha máquina?

Valeu!

Configuração:

Biostar A320mh

Ryzen 5 3400g

RX 570 XFX

2x pentes de 8GB de RAM HyperX 2400mhz

Fonte Aerocool kcas 500w 80 plus bronze

Postado

Opa, e aí?

Depende do quanto está disposto a investir. 

Um up de placa-mãe pra B350 e trocar o processador por um sem vídeo integrado. 

• Curtir 1
Postado

@B0bão Cara, no momento não pretendo trocar de processador. O Ryzen 5 3400g tem me servido bem, tenho jogado games "atuais" a 50~60 FPS no alto com a RX 570 4gb.

No momento só quero trocar a placa-mãe mesmo. Só fiquei com um pé atrás porquê vi que diversas placas não aceitam Ryzen de 2ª geração.

É que vejo as pessoas falando pra pegar uma placa com dissipador de VRM e tal, e às vezes não entendo muito bem.

Se houver uma B350/450 de qualidade que seja compatível com o meu Ryzen, estaria ótimo.

Pretendo gastar entre 600,00 até uns 900,00 reais, sempre ficando de olho nas promoções.

Postado
10 minutos atrás, Leonardo Marquez Pazetti disse:

@B0bão Cara, no momento não pretendo trocar de processador. O Ryzen 5 3400g tem me servido bem, tenho jogado games "atuais" a 50~60 FPS no alto com a RX 570 4gb.

No momento só quero trocar a placa-mãe mesmo. Só fiquei com um pé atrás porquê vi que diversas placas não aceitam Ryzen de 2ª geração.

É que vejo as pessoas falando pra pegar uma placa com dissipador de VRM e tal, e às vezes não entendo muito bem.

Se houver uma B350/450 de qualidade que seja compatível com o meu Ryzen, estaria ótimo.

Pretendo gastar entre 600,00 até uns 900,00 reais, sempre ficando de olho nas promoções.

Léo, tem algum motivo específico pra você trocar a mobo agora? É uma placa-mãe de construção bem simples, mas se está te atendendo, não vejo por que trocar, a não ser que você planeje um upgrade no processador.

• Curtir 1
Postado

@L. Ribeiro boa tarde, cara! No momento não pretendo trocar de processador não, como falei acima, ele + a RX 570 tem me servido bem com jogos. O motivo pela troca da placa seria por ela se tornar mais obsoleta com o tempo do que já é. E também porquê já li em diversos posts pela internet que esse modelo A320mh pode aquecer mais do que o normal e acarretar em perda de performance na utilização do pc (principalmente em games). Enfim, ela me atende bem sim. Mas se realmente não houver necessidade da troca agora, mas sim somente quando for trocar de processador, reconsidero e não a aposento no momento.

Valeu.

Postado
20 minutos atrás, Leonardo Marquez Pazetti disse:

A B350 da Gigabyte. As placas mães que não suportam os Ryzen de segunda geração, são normalmente as top de linha destinada aos de terceira geração.

Sobre os dissipadores, ajudam na refrigeração do VRM para entregar um desempenho melhor. (Resumão)

Em qualquer caso, você também pode instalar dissipadores na sua MOBO caso ainda queira usá-la por mais tempo. 

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Leonardo Marquez Pazetti disse:

@L. Ribeiro boa tarde, cara! No momento não pretendo trocar de processador não, como falei acima, ele + a RX 570 tem me servido bem com jogos. O motivo pela troca da placa seria por ela se tornar mais obsoleta com o tempo do que já é. E também porquê já li em diversos posts pela internet que esse modelo A320mh pode aquecer mais do que o normal e acarretar em perda de performance na utilização do pc (principalmente em games). Enfim, ela me atende bem sim. Mas se realmente não houver necessidade da troca agora, mas sim somente quando for trocar de processador, reconsidero e não a aposento no momento.

Valeu.

Então, como te falei, essas mobos de chipset A320 geralmente são bem fraquinhas em termos de construção. Acho que nunca vi uma nem sequer com dissipação no VRM. Mas isso não quer dizer que elas são imprestáveis. O teu CPU tem TDP de 65W, então, em condições normais, você não deve ter problemas de superaquecimento, nem do CPU, nem da mobo. O VRM dessa A320 vai aguentar. Quando você estiver próximo de fazer o upgrade do CPU, aí sim pense em trocar a placa-mãe. E não vá de B350. Opte por uma B450 (as que o @Yan_ citou são as top de linha e ideais, mas tem outros modelos mais baratos e de boa construção) ou uma B550, em razão do fato de que as mobos com esses chipsets te darão maiores possibilidades para upgrades, pois suportam até os CPU Ryzen 5000, além de terem ótima construção.

• Curtir 2
Postado

@L. Ribeiro Boa noite. Valeu pelo retorno, cara. Me ajudou bastante! Levarei em consideração as placas indicadas pelo @Yan_ sim. Só para esclarecer, como sou meio leigo, agora há pouco jogando, as temperaturas da placa-mãe A320mh chegaram a medir entre 40 e poucos até 60 graus. É normal e está na média? Vou instalar mais uma fan no PC para ajudar na refrigeração geral, quanto a troca da placa, realmente ficará um pouco mais pra frente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...