Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificar defeito em placa-mãe


MeDC

Posts recomendados

Saudações a todos do fórum. Eis minha configuração:

 

MB: ASRock > AB350M-HDV
Processador: Ryzen 5 - 1400
Memórias: 1 X 8GB Vengeance + 1 X 4GB Vengeance (DDR 4)
Vídeo: GTX 1060 3GB Galax

Sintomas: Mudei o aterramento da tomada para outra tomada do quarto e usei, por apenas um dia, o PC na tomada sem o aterramento. Estava assistindo a vídeos no youtube e do nada o PC perdeu tela, apesar de continuar ligado, acrescento que o teclado e o mouse ficaram como se estivessem desconectados. Desliguei na fonte e religuei, funcionou normalmente. Após isso começaram esses sintomas: estou usando o PC e, independentemente de tempo ou de estresse de uso, o PC perde tela e o teclado/mouse aparentam desconexão. Peguei a placa de vídeo e testei em outro PC, funcionou normalmente. Resolvi fazer um teste de diagnóstico de memória e, curiosamente, se o teste for feito no modo básico ele é completado, porém se for feito no modo normal ou avançado, acontece precisamente o problema: o PC perde tela, mas continua ligado. Pensei ser memória, então retirei as duas e comprei uma de teste nova. Refiz o teste de diagnóstico de memória com a peça nova e o resultado foi o mesmo: o teste básico é completado, teste padrão ou avançado sempre dá no mesmo problema de perda de tela e desconexão de teclado e mouse.
Acrescento que quando o erro acontece a placa-mãe fica um tempo sem querer dar tela, apesar de ligar, a tela não aparece e o mouse/teclado ficam como se estivessem desconectados. 
Levei a placa-mãe para uma pessoa que mexe com eletrônica, ela fez os testes nos mosfets e capacitores, resultado: todos estão bons. A pessoa relatou que essa placa-mãe é "blindada" e não é possível fazer reparos nela. 
Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Será placa-mãe mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

qual modelo/marca da fonte?

Olá, amigo. Obrigado pela resposta. É uma Xpredator de 750W. Fiquei muito duvidoso a respeito do que é por conta desse teste de diagnóstico de memória que sempre processa o erro quando é feito no modo padrão ou avançado, porém no básico isso não ocorre. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você fez algum overclock no processador?

 

vá na bios da placa-mãe e restaure as configuracoes originais de fabrica dela e veja se o problema persiste

 

outra coisa, como você testou essa memoria? qual programa? o melhor teste é com o memtest: https://www.memtest86.com/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

você fez algum overclock no processador?

 

vá na bios da placa-mãe e restaure as configuracoes originais de fabrica dela e veja se o problema persiste

 

outra coisa, como você testou essa memoria? qual programa? o melhor teste é com o memtest: https://www.memtest86.com/

Nunca fiz nenhum overclock no processador. Já restaurei as config de fábricas várias vezes. O único teste de memória que fiz foi o do próprio Windows 10 (Teste de diagnóstico de memória) que é uma certeza de acontecer o erro. 

Fiz os cálculos no power-supply-calculator com tudo que o PC tem e o consumo máximo foi de 350W, ou seja, a fonte tem espaço de sobra. Provavelmente é um problema bem esdrúxulo na MB, mas vou fazer esse teste no site que você me falou, mais tarde retorno o resultado. Mais uma vez: obrigado pela atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, MeDC disse:

Fiz os cálculos no power-supply-calculator com tudo que o PC tem e o consumo máximo foi de 350W,

 

quanto ao consumo, deve ser abaixo disso inclusive.. meu pc com overclock e processador mais parrudo puxa no maximo 200, 230w da tomada, isso medido com um wattimetro que é o aparelho certo para fazer essas medicoes, entao com relação a isso é tranquilo

 

perguntei sobre o overclock porque normalmente overclock mal feito ocasiona isso, do nada a tela apaga, o pc fica ligado e o cooler do processador fica numa rotacao alta, ai você tem q reiniciar pra voltar a usar, ja passei por isso aqui algumas vezes até acertar no overclock..

 

enfim, depois do teste das memorias, se nao der nada, ai realmente temos 2 possibilidades.. ou é placa-mãe, ou a fonte pode ter problemas, é uma possibilidade tb q deve ser levada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

quanto ao consumo, deve ser abaixo disso inclusive.. meu pc com overclock e processador mais parrudo puxa no maximo 200, 230w da tomada, isso medido com um wattimetro que é o aparelho certo para fazer essas medicoes, entao com relação a isso é tranquilo

 

perguntei sobre o overclock porque normalmente overclock mal feito ocasiona isso, do nada a tela apaga, o pc fica ligado e o cooler do processador fica numa rotacao alta, ai você tem q reiniciar pra voltar a usar, ja passei por isso aqui algumas vezes até acertar no overclock..

 

enfim, depois do teste das memorias, se nao der nada, ai realmente temos 2 possibilidades.. ou é placa-mãe, ou a fonte pode ter problemas, é uma possibilidade tb q deve ser levada

Então, as memórias eu notei o comportamento idêntico mesmo trocadas, ou seja, uma funcionando sozinha, a outra ou ambas juntas, tanto faz, o resultado é sempre esse mesmo. Como falei anteriormente, comprei uma nova e coloquei só ela, o resultado também foi igual. Eu vou apostar na placa-mãe que apesar de ter sido testada pelo técnico de eletrônica, aparentemente é a última opção que sobra. Achei uma A320 na minha cidade que a pessoa comprou mas resolveu logo em seguida ir para uma 450, então peguei ela por um bom preço (quase 50% do preço normal de venda por apenas alguns dias de uso, com garantia quase de 1 ano ainda vigente). Gostaria de tentar um overclock, mas sei que com o 320 não é possível, porém, por hora, vou ficar nessa opção em função da disponibilidade financeira estar extremamente ruim para mim.

Fico agradecido pela atenção e mais tarde volto para comentar sobre a solução do problema.

Sobre a fonte acho extremamente improvável que seja em razão do teste de diagnóstico de memória sempre conseguir causar o erro que mencionei. Seria muito azar a fonte resolver dá problemas sempre no mesmo momento do teste, por uma imensa coincidência. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!