Ir ao conteúdo

Amplificadores Gradiente M-246 e M-366. Erro grosseiro no Manual de Serviço?

Ir à solução Resolvido por BCP,

Posts recomendados

Postado

Saudações a todos. Adquiri 2 placas amplificadoras DX Classic 10 (Carlos Eugênio Mergulhão) e estou  pretendendo comparar a sonoridade delas com a do meu Gradiente M-246 ("Super A ativado"). Só que, de pronto, eu substitui, por novos, os dois trimpots da PCI-230, do Gradiente, esquecendo-me de que eu não sabia com ajustar a corrente de repouso. O que fiz, então: consegui adquirir o Manual de Serviço do Gradiente M-246 (e M-366), porque me asseguraram que ali havia um tópico detalhado ensinando como fazer tal ajuste. Ocorre que, não obstante o meu parco conhecimento, pude perceber uma manifesta inconsistência em tal tópico. De fato, reza o Manual que o ajuste se faz medindo-se, com milivoltímetro, a tensão existente entre os emissores dos transistores T-313 e T314 (respectivamente um BC558B e um 2Sc2240). A tensão deverá ficar finalmente ajustada/estabilizada em 44mV, através do trimpot R-301.  Já para o outro canal, o mesmo Manual especifica que deve se medir a tensão entre os emissores de T-418 e T-419, através do trimpot R-401. E foi nisso aí que pude constatar a inconsistência. Ora, se no canal direito, eu devo medir a tensão existente entre os emissores dos transistores de potência T-418 e T419 -que são o par casado 2SC2564 e 2SA1094-, por qual especial razão eu deveria medir, no canal Esquerdo, a tensão existente entre os emissores de T-313 e T-314 (respectivamente um BC558B e 2SC2240), os quais não são os transistores de potência de tal canal esquerdo?  Ora, me perdoem se estou enganado, mas para mim há aí algo inconciliável. Na audiolist (https://www.somaovivo.org/audiolist/audiolist.org/forum/kb769b.html?mode=article&k=285 ) encontrei um tópico sobre tal ajuste, mas ali o autor da postagem (Edu Silva) ensina, letra por letra, o mesmo ritual do manual de Serviço, incorrendo e repetindo a mesma inconsistência. Não conseguindo encontrar resposta ao impasse, venho apresentá-lo aqui, pelo que suplico, a quem souber e puder, um esclarecimento a respeito. Ficarei muito grato pela atenção que me for dispensada. 

• Coordenador
  • Solução
Postado

A medição é feita nos transistores de saída mesmo, (nos dois canais), o pessoal se enganou na hora de digitar os componentes da série "300", que teriam que ser T318 e T319...

• 8 meses depois...
Postado
Em 21/12/2020 às 09:55, Nelsaraiva disse:

Fico muito grato a você, BCP, por me dar solução ao impasse. Seja feliz. .

Saudações pessoal!
Prezado amigo Nelsaraiva, poderia me informar onde conseguiu o manual de serviço do integrado Gradiente M366?

agradeço pela atenção.

Sds,

Postado
8 horas atrás, Nelsaraiva disse:

Olá, Nicanor. Não me lembro como consegui, mas eu o tenho. Se você quiser uma cópia, é só dizer o email pra onde enviar.

Olá Nei, 
Sim, irá me ajudar bastante.

Obrigado pela pronta resposta e pela disponibilidade.

um abraço!

• Coordenador
Postado
10 horas atrás, Nelsaraiva disse:

Ok. Amanhã cedo enviarei.

@Nelsaraiva Pode disponibilizar o PDF aqui no tópico mesmo, é só anexar ele ao seu post.

Grato.

• Curtir 1
Postado

OK.  É, mas o PDF não passou, excede ao tamanho permitido. Vou dividi-lo em dois e enviar, um 1 a 1. Aguarde um pouco.

M-366 Service Manual -1 de 2 - páginas 1 a 7

M-366 Service Manual 1 de 2.pdf

M-366 Service Manual - 2 de 2 - páginas 8 a 14

M-366 Service Manual 2 de 2.pdf

Pelo que vejo, o 2o pdf não incluiu a figura da vista explodida. Envio a figua agora.

M-366 vista explodida.png

Amigos, estou precisando de socorro em https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1559274-corrente-total-em-secundário-com-múltiplas-tensões/

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

SOMENTE A TÍTULO DE CURIOSIDADE: os circuitos dos amplificadores Gradiente M-246, M-1660 e M-366 são praticamente os mesmos, iguais. Todos têm o mesmo circuito de fonte, de pré, de tonalidade e de amplificação, e a única diferença entre eles reside no transformador e nos transistores de saida. No M-246 e no M-1660, o transformador tem tensões de saida de 36,3V - 30V - 0V - 30V - 36,3V, enquanto no trafo do M-366 as tensões são de 40,6V - 34V - 0V - 34V - 40,6V, também em vazio. Quanto aos transistores de potência, o M-246 e M-1660 usam o par 2SA1094/2SC2564, enquanto o M-366 usam o par 2SA1095/2SC2565. Na saida para as caixas de som, os dois primeiros amplificadores têm 22V RMS, proporcionando uma potência de cerca de 60W RMS em 08 Ohms, por canal, enquanto que o M-366 tem 25V RMS, com potência de cerca de 78W RMS também em 8 Ohms. Então, para se transformar um amplificador M-246, ou um M-1660, num M-366, bastante seria a alteração do trafo e dos transistores de saida. Sim, o M-366 tem um circuito para entrada de microfone, enquanto que o M-1660 dispõe de circuito de recepção de rádio (FM, OM e OC), mas, para o fim de amplificação de áudio musical, essas diferenças não seriam nada relevantes. Todos os dados acima eu os obtive nos respectivos manuais e esquemas de fábrica encontráveis na internet, o que, todavia, não.dispensa sejam eles devidamente examinados e conferidos. 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Nelsaraiva Não seria só mudar o trafo!, o 366 possui  entradas de toca discos e um Mixer para eles, o seletor de gravação também é diferente ao do 246, Isso não seria diferenças significativas mas as diferenças do amplificador não estão só nos transistores, se você prestar atenção verá que o 246 usa no estágio Darlington de saída um resistor de 4R7 entre emissor de um para a base do outro os valores dos resistores de polarização também são diferentes e na parte do pré o 366 usa alguns transistores que no 246 não usa.

A placa deve ter também bastante diferenças na serigrafia...

• Curtir 2
Postado

Prezado Nicanor,apenas parao seu conhecimento, não é Nei, mas Nelsaraiva (Nelson Saraiva). Ao seu dispor.

Obrigado pela correção BCP. Embora eu já esteja convicto do seu acerto, vou checar e registrar as diferenças por você apontadas. Nos diagramas esquemáticos que tenho, adquiridos na Aurora, eu não percebi as diferenças, vai ver elas estejam nas respectivas PCIs, não nos esquemas..  

• Curtir 1
Postado
Em 31/08/2021 às 23:15, Nelsaraiva disse:

Prezado Nicanor,apenas parao seu conhecimento, não é Nei, mas Nelsaraiva (Nelson Saraiva). Ao seu dispor.

Obrigado pela correção BCP. Embora eu já esteja convicto do seu acerto, vou checar e registrar as diferenças por você apontadas. Nos diagramas esquemáticos que tenho, adquiridos na Aurora, eu não percebi as diferenças, vai ver elas estejam nas respectivas PCIs, não nos esquemas..  

Nelson! 

Obrigado pelo alerta e desculpe pelo ocorrido.

Eu sei como isso é chato, porque meu nome digamos, é atípico, então já houve algumas trocas ao longo do tempo... nem vou citar aqui...

Por outro lado me ajudou, pois apontou para a necessidade BREVE da troca das lentes... 😉

abraço,

• Curtir 2
  • 4 meses depois...
Postado

Boa noite amigos, gostaria de pegar carona nesse topico para tirar uma duvida, estou com model 1560 que aparentemente é a mesma placa de saida do 366. Estou tentando realizar o ajuste de corrente seguindo o procedimento do manual de serviço postado nesse mesmo topico, porém ao conectar o multimetro como orientado no manual o multimetro não indica tensão nenhuma, mas a saida esta funcionando pois se conectar o alto falante sai som nos dois canais. allguém do grupo ja se deparou com esse problema?

• 8 meses depois...
Postado

@Nelsaraiva @Nelsaraiva Olá aquele esquema do m366 que você colocou aqui e o mesmo para o m366 super A

Em 30/08/2021 às 16:10, Nelsaraiva disse:

OK.  É, mas o PDF não passou, excede ao tamanho permitido. Vou dividi-lo em dois e enviar, um 1 a 1. Aguarde um pouco.

M-366 Service Manual -1 de 2 - páginas 1 a 7

M-366 Service Manual 1 de 2.pdf 1 MB · 107 downloads

M-366 Service Manual - 2 de 2 - páginas 8 a 14

M-366 Service Manual 2 de 2.pdf 1 MB · 89 downloads

Pelo que vejo, o 2o pdf não incluiu a figura da vista explodida. Envio a figua agora.

M-366 vista explodida.png

Amigos, estou precisando de socorro em https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1559274-corrente-total-em-secundário-com-múltiplas-tensões/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...