Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em memórias diferentes


Posts recomendados

Boa noite, clube. Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Comprei uma memória ram de 2133 que pode ser clockada até 2666, minha memória antiga é de 2400. Até aí, tudo certo, porém, elas são de tecnologia diferentes (XMP e JEDEC). A memória nova tem a tecnologia JEDEC apenas até o 2133mhz, a partir daí é só XMP (Até 2666). A memória antiga é de JEDEC total, não tem outra tecnologia. Eu gostaria de saber se tem como eu clockar a memória nova para 2400mhz mesmo com a memória antiga não tendo XMP. Deixarei dois anexos abaixo com as especificações das memórias no CPU-Z.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, João Victor Lopes disse:

Boa noite, clube. Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Comprei uma memória ram de 2133 que pode ser clockada até 2666, minha memória antiga é de 2400. Até aí, tudo certo, porém, elas são de tecnologia diferentes (XMP e JEDEC). A memória nova tem a tecnologia JEDEC apenas até o 2133mhz, a partir daí é só XMP (Até 2666). A memória antiga é de JEDEC total, não tem outra tecnologia. Eu gostaria de saber se tem como eu clockar a memória nova para 2400mhz mesmo com a memória antiga não tendo XMP. Deixarei dois anexos abaixo com as especificações das memórias no CPU-Z.

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Edit: Todas memórias ram seguem padronização da JEDEC isso é o que torna possível a compatibilidade dela com variados tipos de placas-mães, controladores dos processadores etc. XMP foi uma tecnologia implantada pela Intel para poder realizar um overclock mais fácil. Não adianta você overclockar a outra memória sendo que ela vai ser limitada ao clock da outra memória que é menor.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, João Victor Lopes disse:

Boa noite, clube. Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Comprei uma memória ram de 2133 que pode ser clockada até 2666, minha memória antiga é de 2400. Até aí, tudo certo, porém, elas são de tecnologia diferentes (XMP e JEDEC). A memória nova tem a tecnologia JEDEC apenas até o 2133mhz, a partir daí é só XMP (Até 2666). A memória antiga é de JEDEC total, não tem outra tecnologia. Eu gostaria de saber se tem como eu clockar a memória nova para 2400mhz mesmo com a memória antiga não tendo XMP. Deixarei dois anexos abaixo com as especificações das memórias no CPU-Z.

Calma, não é bem assim. JEDEC é o orgão que padroniza as specs da RAM, e todos os pentes DDR4 devem passar por critérios específicos e estarem qualificados a rodar em alguns valores padrões. Agora, acontece que esse valores são bem seguros e na real que os pentes quase sempre consegue mais do que isso, então a Intel criou XMP, que é um protocolo para permitir que a placa-mãe rode os pentes em overclock automaticamente, sem que o usuário tenha que configurar um monte de coisa na marra. Mas mesmo assim, continua valendo que os pentes foram validados nos padrões da JEDEC.

 

Em todo caso, contexto à parte, a RAM inteira do sistema vai sempre rodar nas mesmas specs, e quem decidide isso é somente a placa-mãe. Não importa se o pente tem perfil para 2666 ou 3200 ou qualquer coisa, quem manda é a mobo e ponto final. Esclarecido isso, qual é a sua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

5 horas atrás, Imakuni disse:

Calma, não é bem assim. JEDEC é o orgão que padroniza as specs da RAM, e todos os pentes DDR4 devem passar por critérios específicos e estarem qualificados a rodar em alguns valores padrões. Agora, acontece que esse valores são bem seguros e na real que os pentes quase sempre consegue mais do que isso, então a Intel criou XMP, que é um protocolo para permitir que a placa-mãe rode os pentes em overclock automaticamente, sem que o usuário tenha que configurar um monte de coisa na marra. Mas mesmo assim, continua valendo que os pentes foram validados nos padrões da JEDEC.

 

Em todo caso, contexto à parte, a RAM inteira do sistema vai sempre rodar nas mesmas specs, e quem decidide isso é somente a placa-mãe. Não importa se o pente tem perfil para 2666 ou 3200 ou qualquer coisa, quem manda é a mobo e ponto final. Esclarecido isso, qual é a sua?

A minha placa-mãe é uma H310-M2 e meu cpu é um i3 9100f, ambos sustentam 2400mhz, porém, minhas memorias estão settadas a 2133 por causa da memória nova, a mesma que pode ser observada acima no slot #3. Eu queria saber se eu consigo colocar a memória do slot 3 para rodar a 2400mhz para ficar dual channel de 2400mhz não dual channel de 2133, já que eu tenho todo o suporte para isso. Já olhei na bios, quando eu coloco a memória do slot 3 sozinha, eu consigo colocá-la para rodar a 2400mhz com o XMP, já quando eu coloco a antiga que não possui o protocolo XMP junto com a que possui o protocolo, ela simplesmente fica settada 2133 e eu não consigo mudar isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Victor Lopes disse:

@Imakuni

A minha placa-mãe é uma H310-M2

Ache o link dessa placa, porque eu joguei no google e só apareceu uma da Gigabyte e outra da MSI, ambas com apenas 2 slots de RAM.

 

Em todo o caso, em algum lugar da BIOS você tem a opção de mudar a frequência, tensão e os timings manualmente. Vai ficar limitado a 2666 que é o máximo que a placa suporta, mas em algum lugar tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Imakuni

Em 22/12/2020 às 22:05, Imakuni disse:

Ache o link dessa placa, porque eu joguei no google e só apareceu uma da Gigabyte e outra da MSI, ambas com apenas 2 slots de RAM.

 

Em todo o caso, em algum lugar da BIOS você tem a opção de mudar a frequência, tensão e os timings manualmente. Vai ficar limitado a 2666 que é o máximo que a placa suporta, mas em algum lugar tem.

Então, lá tem a opção de mudar a frequência, porém, quando as duas memórias estão plugadas ao mesmo tempo, eu não consigo mudar a frequência. Agora, quando eu coloco uma de cada vez, eu consigo por a 2400mhz, independente de qual seja a memória conectada. Talvez o problema esteja na tecnologia das memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, João Victor Lopes disse:

@Imakuni

Então, lá tem a opção de mudar a frequência, porém, quando as duas memórias estão plugadas ao mesmo tempo, eu não consigo mudar a frequência. Agora, quando eu coloco uma de cada vez, eu consigo por a 2400mhz, independente de qual seja a memória conectada. Talvez o problema esteja na tecnologia das memórias.

Não é a RAM, é a placa-mãe. Você pode ficar certo disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!