Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite a todos!

Há alguns meses adquiri um computador com as seguintes configurações:

placa-mãe ASUS EX-A320M-GAMING
RTX 2060 MINI ITX OC 6GB GIGABYTE
AMD ryzen 5 1600 SIX-CORE 3.20 gHZ
16GB RAM
1TERA HD
SSD 220GB
WINDOWS 10

A foto do gabinete, segue em anexo. Possui 2 ventoinhas na frente e uma atrás além de em cima possuir uma grade que posso retirar para deixar ainda mais ventilado.

No geral o computador me entrega um desempenho muito bom, porém quando vou para alguns jogos mais pesados como Crysis 3 e Detroit Become Human sinto que a placa de vídeo aquece bastante, baixei um Afterburner e cheguei a registrar um pico de 89ºC em um momento da gameplay. Pesquisando na internet vi algumas pessoas falando que era aceitável essa temperatura e outros falando que é comum essa temperatura na Mini da Gigabyte. Alguns disseram que as condições climáticas impactam muito... de fato, moro em Fortaleza-CE e o computador fica em uma sala sem ar condicionado e que na maior parte do tempo não possui ventilador em sua direção também... Queria verificar se é aceitável jogar nessa temperatura constantemente...

Costumo limitar o FPS no 60, desativar o V-Sync e configurar as fans para funcionar em 100% a partir dos 80ºC para amenizar a temperatura mas não é em todo jogo que costuma funcionar e o barulho da fan fica MUITO alto.. no Crysis 3 funcionou bem e fiquei na marca dos 60º, já no Detroit fica ainda na faixa dos 85ºC. Seria algum possível problema nas ventoinhas? Existe algo que eu possa fazer ou é a consequência de ter optado pela Mini da Gigabyte?

Outras dúvidas:

- Se eu optar por um Water Cooler resolverei o problema? Se sim, qual modelo indicam?

- Se eu passar a jogar com a lateral do computador aberta para uma melhor ventilação, há algum risco?

Sou bastante leigo na parte de Hardware então o máximo que me puderem ajudar serei grato!

WhatsApp Image 2020-12-22 at 18.10.29 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-12-22 at 18.10.29 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-12-22 at 18.10.29.jpeg

Postado
8 minutos atrás, Alessandro Guimarães de Me disse:

Boa Noite a todos!

Há alguns meses adquiri um computador com as seguintes configurações:

placa-mãe ASUS EX-A320M-GAMING
RTX 2060 MINI ITX OC 6GB GIGABYTE
AMD ryzen 5 1600 SIX-CORE 3.20 gHZ
16GB RAM
1TERA HD
SSD 220GB
WINDOWS 10

A foto do gabinete, segue em anexo. Possui 2 ventoinhas na frente e uma atrás além de em cima possuir uma grade que posso retirar para deixar ainda mais ventilado.

No geral o computador me entrega um desempenho muito bom, porém quando vou para alguns jogos mais pesados como Crysis 3 e Detroit Become Human sinto que a placa de vídeo aquece bastante, baixei um Afterburner e cheguei a registrar um pico de 89ºC em um momento da gameplay. Pesquisando na internet vi algumas pessoas falando que era aceitável essa temperatura e outros falando que é comum essa temperatura na Mini da Gigabyte. Alguns disseram que as condições climáticas impactam muito... de fato, moro em Fortaleza-CE e o computador fica em uma sala sem ar condicionado e que na maior parte do tempo não possui ventilador em sua direção também... Queria verificar se é aceitável jogar nessa temperatura constantemente...

Costumo limitar o FPS no 60, desativar o V-Sync e configurar as fans para funcionar em 100% a partir dos 80ºC para amenizar a temperatura mas não é em todo jogo que costuma funcionar e o barulho da fan fica MUITO alto.. no Crysis 3 funcionou bem e fiquei na marca dos 60º, já no Detroit fica ainda na faixa dos 85ºC. Seria algum possível problema nas ventoinhas? Existe algo que eu possa fazer ou é a consequência de ter optado pela Mini da Gigabyte?

Outras dúvidas:

- Se eu optar por um Water Cooler resolverei o problema? Se sim, qual modelo indicam?

- Se eu passar a jogar com a lateral do computador aberta para uma melhor ventilação, há algum risco?

Sou bastante leigo na parte de Hardware então o máximo que me puderem ajudar serei grato!

WhatsApp Image 2020-12-22 at 18.10.29 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-12-22 at 18.10.29 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-12-22 at 18.10.29.jpeg

é somente a placa de vídeo que esquenta nesse nível que você escreveu? 

Postado
12 minutos atrás, Alessandro Guimarães de Me disse:

Exato, apenas ela

como o @Yan_ disse , não tem como colocar um water cooler numa placa de vídeo , waters cooler são feitos somente para processadores , acho que não tem solução mesmo , mas eu sugiro configurar o fan da placa a 90% em qualquer situação , experimente fazer isso , trave o fan dela a 90% antes de abrir algum jogo e veja se o fan aguenta segurar ela a uma temperatura menor.

Postado
agora, Alessandro Guimarães de Me disse:

@Gustavo Muccelin Moreira @Yan_ Entendi, como eu disse lá em cima, sou bem leigo mesmo nessa questão. E quanto a passar a utilizar ele com a lateral do gabinete aberta, há algum risco grave? 

Utilizar a lateral aberta vai fazer entrar mais poeira , podem entrar insetos dentro do gabinete , agora risco de danificar algo acho que não , mas experimente meter o fan da placa a  90% antes de entrar em algum jogo pra ver se ele segura ela a uma temperatura melhor

Postado

O problema é que sua placa é mini ITX, com um fan so.

Acho que nao tem milagre nessas coisas a nao ser limitar frames e fazer undervolt usando o MSI afterburner

Postado
4 minutos atrás, Brc disse:

O problema é que sua placa é mini ITX, com um fan so.

Acho que nao tem milagre nessas coisas a nao ser limitar frames e fazer undervolt usando o MSI afterburner

tem milagre sim , fan a 100% ou 90% e mais um dois fans bem na cara da placa de vídeo resolveria eu acho, minha r7 ficava a 78 graus , meti o fan a 90 e um fan bem na cara dela , agora fica a 66 graus. 

Postado

deixar o gabinete com a lateral aberta simplesmente acaba com o airflow dele, fans a 90 % vão acabar com a vida util dos mesmos ( pegue e faca uma curva personalizada ) apenas faca um undervolt via afterburner, simples

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!