Ir ao conteúdo

Ryzen 5 3600 underclock 4000MHz 1.2V

Ir à solução Resolvido por PlayerUzU,

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um ryzen 5 3600 que por padrão veio com clock de 4200MHz a 1.3V e em jogos pesados ou testes de stress, chegava a temperaturas maiores que 80ºC

Por conta dessas altas temperaturas testei um underclock para 4000MHz 1.2V e as temperaturas no mesmo teste de stress ficou a 70ºC

Então venho aqui e pergunto se eu tenho uma perda de desempenho tremenda onde pode dificultar ao rodar jogos ou em outras tarefas? Esses 200MHz e 0.1V fazem tanta diferença assim?

Postado

Varia de game pra game, as vezes é <5 FPS e nem dá pra notar a menos que você seja o tipo de usuário que passa mais tempo olhando pro FPS do que pra tela do jogo em si.

Quanto a performance geral do sistema, o impacto também deve ser mínimo, algo na ordem de ~2.5%.

Postado

@doc_. Só faça undervolt, não precisa diminuir o clock do processador junto, já vi um pessoal usando o 3600 com clock de 4.4ghz a 1.16v, mas isso varia de processador para processador.

Alias qual o seu cooler ?

• Solução
Postado

@doc_.

1 minuto atrás, doc_. disse:

Tenho um water cooler da corsair H45

Water cooler Ruim (qualquer um de 120mm é uma compra ruim), mas é estranho chegar a 80 graus no 3600.

Tenta só fazer um undervolt, vai diminuindo a voltagemd e pouco em pouco até que fique estável (sem diminuir o clock) e use o Ryzen master para isso, e vá usando teste de stress para isso.

Eu não entendo muito do assunto mas esse tópico pode ajudar https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1473455-opções-para-diminuir-a-temperatura-ryzen-5-3600-testes/?tab=comments#comment-7889415

Postado

@PlayerUzumaki

8 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Water cooler Ruim (qualquer um de 120mm é uma compra ruim)

Sim, percebi isso depois de comprar, estava até pensando em comprar um de 280mm com 4 cooler 140mm, frente e costa do radiador

8 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Tenta só fazer um undervolt

Deixei em 4200MHz e mantive 1.2V (que antes estava 1.3V) e não tive aumento na temperatura, pelo visto esse 0,1V fez a diferença de 10ºC ... estranho

Vou deixar assim, não quero exigir muito do processador já que a cidade aqui é quente e o resfriamento dele não é um dos melhores.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!