Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu computador desliga quando estou jogando


Posts recomendados

Boa note. Ontem mudei alguns componentes do meu PC e agora após uns 15/20 minutos ele desliga, como se a energia tivesse acabado. 

 

placa-mãe: Gigabyte AB350M-DS3H V2

Processador: Ryzen 5 3600

RAM: Corsair Vengeance LPX DDR4 2666MHz 2x4GB

Placa de video: GTX 1650 EX Plus 4GB

Fonte: Corsair 600 watts

 

Fiz algumas alterações na BIOS para rodar o plano de energia 1usmus power plan. Então de inicio pensei que poderia ser isto, resetei a BIOS e mudei o plano de energia para o recomendado, a temperatura deu uma bela diminuída e a duração dentro dos jogos aumentou, mas não resolveu o problema, novamente deu o apagão.

Pensei em fazer um overclock no processador para ver se estabilizava, coloquei a frequência em 4.2 e o Dynamic Vcore em + 0.168V. Passou em dois teste, o OCCT e o Intel Burn, e mudei o Extreme Memory Profile(X.M.P) para o Profile1, assim as memorias trabalham em 2667MHz.

 

Como aconteceu antes de fazer o OC acredito que não possa ser ele. Alguém teria alguma solução? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@OWArt Resete a Bios novamente , faça um teste de stress utilizando CPU-Z mesmo e monitore as temperaturas com HW monitor, verifique se não tem nada mal encaixado " PRINCIPALMENTE COOLER DO PROCESSADOR " e veja se a pasta térmica não está ressecada ou se é de má qualidade troque!

Outra possibilidade pode ser a fonte com problema !

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rusuel Verifiquei se tinha alguma cabo mal conectado, tinha o da energia da placa de vídeo (Foto do cabo mal conectado), conectei corretamente agora.

O cooler que estou usando é um Cooler Master Hyper 212 Turbo e a pasta é a Mastergel Pro.

Espero que o problema seja o cabo de energia mesmo, vou deixar algum game aberto para testar. 

cabo.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não era o cabo.

Resetei a BIOS novamente e fiz o teste de stress utilizando o CPU-Z, não acusou nada. Me parece que o problema não é o processador e nem as memorias. 

Estou desconfiando da fonte, tem algum modo de ver se a fonte esta entregando energia suficiente para os componentes? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan_ Nenhum barulho estranho.

Acabei de fazer um teste no FurMark, durou uns 10 minutos e desligou. Provavelmente a fonte não esta mandando energia suficiente para a placa de vídeo mesmo, ou a placa veio com defeito. 

 

Só para desencargo de consciência, estou utilizando o cabo direto da fonte na placa de vídeo, não coloquei o cabo que veio com a placa, esse da foto. Poderia ser isso o problema? 

 

cabo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização do meu problema 

 

Não tinha certeza se era realmente a fonte, e para eu testar outra seria complicado. Então fui olhar mais alguns fóruns a respeito de desligamento em jogos, chegando ate um erro, o "Kernel Power 41".

 

Eventos.png.1a62307b888c7c79a7dcb63884c2ed67.png

 

As causas desses erro são diversas, então fiz os testes que estavam ao meu alcance, atualizei driver de áudio, testei o PC sem o filtro de linha e mudei umas configurações de energia, nenhum resolveu.

 

Verifiquei se as voltagens estavam corretas pela BIOS, tudo dentro dos padrões.

 

Voltagem.thumb.jpg.9711c6491992453c55af49150953ae07.jpg 

Então resolvi fazer um Overclock na placa de vídeo com o Xtreme Tuner Plus, pois minha placa faz o OC com 1 click, também não solucionou meu problema. Fiz outro teste com as fans rodando numa velocidade maior, nada também.

Continuei a procurar alguma solução, ate que encontrei, fiz um Undervolt, deixando locado o MHz da placa de vídeo em 1545.

 

Undervolt.thumb.jpg.dc6853266d3586e73364221af018777b.jpg

 

Ate o momento não houve desligamento.

 

Aqui uma comparação do Fortnite antes, ele chegava a 1800MHz, batendo ate 70 °C

 

1492393679_Fortnitedadosantes.png.a1449785531b6a8a006ca507918445da.png

 

Depois, ele claramente não passa dos 1545MHz locado, e a temperatura deu uma bela diminuída. 

 

1924489239_Fortnitedadosdepois.jpg.3bd9f1b629b27bb4ce47b84e3c57db92.jpg

 

Entrei em contato com a garantia da placa pois isso não faz muito sentido, assim que trocar de placa testarei e atualizo aqui. 

 

Eventos.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!