Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A cerca de uma semana chegou o teclado Redragon Surara PRO. É um modelo óptico com switch blue.

Em relação a um T-Dagger Bora (mecânico) com switch blue, achei o Surara diferente em alguns detalhes. Algo notável é que requer menos força para ativar os switchs e o feedback audível é bem menor, o que achei bem estranho, sendo algo bem leve depois de me acostumar com o Bora.

 

Até ai tudo bem, pois até se tornou melhor para tudo como jogar e digitar, mas no meio de alguns jogos de plataforma aconteceu umas 3 vezes de que quando eu ia para a direita pulando, por exemplo, no meio do pulo o personagem se virava para a esquerda. Faz anos que jogava aquele título e não me lembro de acontecer coisas assim em condições normais.

O mapeamento dos comandos neste caso são:

A : Esquerda

D : Direita

Numpad 2: Pulo

Achei que poderia ser alguma interferência do controle e despluguei ele. Mas um tempo depois percebi que devido ao posicionamento dos dedos no teclado, a tecla "A" por exemplo, era acionada "sem querer" quando eu mal tocava direito nela. Fiz alguns testes nos jogos e em digitação de texto e constatei que se aplicar certa força em um dos cantos das keycaps, o comando era registrado mesmo sem ouvir o feedback do switch. Acho decepcionante isto, afinal pensava que um teclado óptico seria propenso a menos erros deste tipo mesmo que se note uma melhora no tempo de resposta e facilidade de ativação das teclas.

 

Isto poderia ser considerado defeito na construção do teclado ou pode ser "normal"? Há alguma forma de tentar sanar o problema?

 

OBS: Cheguei até tentar pressionar algumas teclas com um pouco mais de força por achar que poderia estar os switchs mal encaixados, mas o resultado foi o mesmo. Eu entendo que a ativação não é igual a um teclado mecânico comum, e posso supor que os raios de luz estão passando ao mexer um pouco com a keycap/switch.

  • 2 semanas depois...
Postado

Como não consegui informações em outras fontes, resolvi entrar em contato com o suporte da Redragon Brasil. Enviei um vídeo demonstrando o sintoma e então me deram esta resposta:

Citação

Olá *************, tudo bem com você?

Primeiramente lamentamos o transtorno. Neste caso, informamos que aparentemente não trata-se de um defeito e sim uma sensibilidade extra que ocorre provavelmente devido ao seu teclado ser switch OPTICO e não mecânico. Para mais informações sobre seu produto, visualize o vídeo que nosso parceiro PipocaTech postou: https://www.youtube.com/watch?v=09vj28FaXj4 

 

Bom, tudo leva a crer que minha suspeita estava certa, logo a sensibilidade dita como "extra" permite a tecla ser acionada sem de fato afundar a keycap até se ouvir o som do switch trabalhando. Fico aliviado que não seja um defeito de fábrica e nem algo para se preocupar a longo prazo, mas mesmo após ter pesquisado um tanto sobre teclados ópticos da linha Redragon em nenhum momento citaram esta característica.

Enfim o negócio é se acostumar, afinal se tirar este detalhe, considero um bom teclado.

Postado

Uma vez eu comprei switch silver speed e não me acostumei porque acontecia justamente isso. Só de apoiar o dedo ele já ativava a tecla. Usei por 3 dias e troquei por um switch mecânico red comum mesmo que é o que estou até hoje. Mais barulhento que o silver, mas pelo menos não tem isso de acionar sem querer

Postado
1 hora atrás, Brc disse:

Uma vez eu comprei switch silver speed e não me acostumei porque acontecia justamente isso. Só de apoiar o dedo ele já ativava a tecla. Usei por 3 dias e troquei por um switch mecânico red comum mesmo que é o que estou até hoje. Mais barulhento que o silver, mas pelo menos não tem isso de acionar sem querer

Eles também eram ópticos?

No meu caso é que são switch azuis, que teoricamente não deveria atuar com sensibilidade linear se fosse um teclado mecânico comum. Não é com frequência que ocorre a ativação com um toque leve, mas se percebe durante o uso, principalmente se vai pressionar alguma tecla, lembra que era a errada, mas mesmo assim já foi. É meio estranho a sensação, ao mesmo tempo que é super confortável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...