Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O que influência tem a frequência e latência da memória no dia a dia? 

Ter uma memória de 3200mhz vai fazer o Windows abrir mais rápido comparado a uma de 2666? 

Para quem não usa programas de edição de vídeo e/ou imagens de modo profissional muda muita coisa? 

O youtube e os programas de streaming terão melhor performance? 

Pergunto pois estou vendo o preço das memórias G. Skill RGB e Neo. Nas mesmas especificações a Neo está acima de 300 reais mais cara e não achei motivos pra isso. 

Postado
30 minutos atrás, mineirimbb disse:

O que influência tem a frequência e latência da memória no dia a dia? 

Ter uma memória de 3200mhz vai fazer o Windows abrir mais rápido comparado a uma de 2666? 

Para quem não usa programas de edição de vídeo e/ou imagens de modo profissional muda muita coisa? 

O youtube e os programas de streaming terão melhor performance? 

Pergunto pois estou vendo o preço das memórias G. Skill RGB e Neo. Nas mesmas especificações a Neo está acima de 300 reais mais cara e não achei motivos pra isso. 

Isso é um pergunta complicada de responder, e depende de uma série de coisas diferentes, a principal delas sendo o resto do PC que você vai montar.

Postado

@Imakuni Agora só falta processador e placa de vídeo. Havia quase 10 anos que não montava um pc gamer e nessas semanas fui atrás de informações, e muitas delas tive aqui no fórum.

Na questão das memórias, vi muitos vídeos em que acima de 3000 mHz há pouca diferença na taxa de quadros comparada ao valor. Por exemplo, a memória que comprei vem 2 pentes de 16Gb. Paguei R$ 1.110,00. Se fosse comprar uma 3800mHz com latência 14, o custo das memórias subiria para mais de 4 mil reais, e não teria o ganho proporcional ao que paguei. Pelo contrário. Com essa diferença dá quase pra comprar uma 3060ti (bem 'quase'). E 'trazendo para o mundo real' o que essa diferença de velocidade traria de benefício pra mim em jogos e renderização de vídeos? Vale a pena pagar 4 vezes mais para não ter 4x mais eficiência - além de que eu sentiria essa diferença no dia a dia?

Outro exemplo é a placa de vídeo. Estava vendo um vídeo do Adrenaline testando  o Adobe Premiere com 3 placas de vídeo: 1060 super, 2060 super e da radeon não me lembro se era a 5600 ou 5700. A 1060 renderizou em pouco mais de 8 minutos, a 2060 em7 e a RX foram 3 ou 4 minutos a mais. Levando em consideração os preços dessas placas, 1 minuto de diferença entre o tempo da 1060 e da 2060 justifica a diferença de valor? O que esse 1 minuto representa de espera para alguém não profissional, que é a grande  maioria de usuários de PC?

Postado
12 minutos atrás, mineirimbb disse:

Na questão das memórias, vi muitos vídeos em que acima de 3000 mHz há pouca diferença na taxa de quadros comparada ao valor. Por exemplo, a memória que comprei vem 2 pentes de 16Gb. Paguei R$ 1.110,00. Se fosse comprar uma 3800mHz com latência 14, o custo das memórias subiria para mais de 4 mil reais, e não teria o ganho proporcional ao que paguei. Pelo contrário. Com essa diferença dá quase pra comprar uma 3060ti (bem 'quase'). E 'trazendo para o mundo real' o que essa diferença de velocidade traria de benefício pra mim em jogos e renderização de vídeos? Vale a pena pagar 4 vezes mais para não ter 4x mais eficiência - além de que eu sentiria essa diferença no dia a dia?

É, é que com 3800CL14 você está pagando por pentes premiados para quem quer fazer overclock competitivo. Inclusive, há uma boa chance do PC nem ligar direto nisso sem você mexer manualmente nas coisas.

A marca custo/benefício são realmente os pentes de 3000~3200 que você puxa o OC manualmente até onde der, com sorte na casa dos 3600. Sobre a diferença, de novo depende do resto da máquina: se tem processador e placa de vídeo fortes o bastante, a RAM tem influencia na casa dos dígitos duplos percentuais. Se não... bem, tem outras coisas limitando.

15 minutos atrás, mineirimbb disse:

Outro exemplo é a placa de vídeo. Estava vendo um vídeo do Adrenaline testando  o Adobe Premiere com 3 placas de vídeo: 1060 super, 2060 super e da radeon não me lembro se era a 5600 ou 5700. A 1060 renderizou em pouco mais de 8 minutos, a 2060 em7 e a RX foram 3 ou 4 minutos a mais. Levando em consideração os preços dessas placas, 1 minuto de diferença entre o tempo da 1060 e da 2060 justifica a diferença de valor? O que esse 1 minuto representa de espera para alguém não profissional, que é a grande  maioria de usuários de PC?

Talvez você devesse se perguntar sobre os programas e jogos que de fato vai usar, não sobre Adobe, Blender ou geneferocl (ou sei lã, vai que...)

Postado
agora, mineirimbb disse:

@Imakuni Eu uso o Vegas. Mas usei o video do Adrenaline como exemplo.

Ué, eu tinha entendido justamente o contrário.

Mas enfim. Com relação à placa de vídeo, é uma questão de bolso, e se você pode pagar, vale a pena colocar uma melhor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...