Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, mds do céu, pf, me ajudem. Sempre que eu entro na Crunchroll e vou assistir anime (não sou assinante), se eu pauso e dou play no vídeo incessantemente por uns 5-7s, o PC reinicia; se eu deixo o vídeo rodando, depois de alguns minutos, ele reinicia. Na Netflix foi a mesma coisa quando fui assistir Your Name (essa ***** reiniciou, pelo menos, 20 vezes, durante o filme, até eu testar trocas os pentes de RAM de posição, quando faltavam 10 min para acabar o filme e o PC estava reiniciando quase sem parar, porque eu sempre retornava para a página em que estava assistindo o mais rápido possível). Desabilitei todas as extensões do Google, e continuou o problema. Quando eu assisto vídeos no YouTube, nunca da esse problema. Recentemente o PC reiniciou quando eu tinha acabado de sair da página do Crunchroll e estava aqui começando a escolher o tópico para escrever este relato.

Programas recém instalados no meu PC são: VeraCrypt, CristalDiskMark 8, CristalDiskInfo, Kaspersky Security Cloud (estou testando a versão paga por 31 dias).

Já tentei trocar os pentes de memória ram de lugar, e não resolveu (não por muito tempo). Resolveu inicialmente, ficou uns 2 dias sem dar problema, e agora voltou. Quando tentei fazer isso de novo, trocar os pentes de posição, não resolveu (tentei umas 4 vezes). Depois disso tentei passar borracha nos pentes (na parte que conecta, especificamente), e não adiantou.

O PC é novinho, 100% novo:

-placa-mãe: Asus Tuf GGaming x570 Plus/Br (bios de fábrica, mas faz 1 mês que comprei ela, arredondando)

-Processador: Ryzen 5 5600x

-Placa de Vídeo: RTX 2080 super (está com os drivers atualizados)

-ROM: XPG S50 1Tb

-RAM: 2 x 16 (Hyperx 3466MHz)

-Fonte: 750W Galaxy 80 Plus Gold

Conferi, e o pentes de RAM estão corretamente posicionados. Não vi superaquecimento em nenhuma das peças. Windows 10 está na versão mais atual (ativado com chave).

Pensei que talvez pudesse ser a causa, o processador ryzen 5 5600x só ser garantido de funcionar com memória até 3200MHz, aí, fiz uma redução na frequência da minha memória RAM de 3466 para 3200MHz, e não resolveu, voltei depois para 3466.

As peças foram compradas na Kabum, Pichau e Terabyte.

Já verifiquei com o Anti-vírus Kaspersky Security Cloud, e ele não encontrou nenhuma ameaça.

Realmente não sei o que fazer, estou desesperado, alguém poderia me ajudar, por favor

OBS: Ele simplesmente da tela preta (porque o pc desliga) e liga de novo, não aparece mensagem de erro, nem nada.

Postado

Teste o computador sem a placa de vídeo, veja no gerenciador de dispositivos e verifique se houve diversas atualizações recentes nos componentes essenciais do computador. Para isso basta clicar com botão direito no dispositivo >> propriedades >> detalhes, vai mostrar por padrão a situação do dispositivo no bloco que aparece as informações, como necessidade de instalação de drivers, e instalações recentes. Tente também ver se o problema persiste se abrir os vídeos em outros navegadores. Teste se puder com outro sistema operacional (pode fazer com MVM).

Postado

@Victor Luiz Pereira

Citação

Teste o computador sem a placa de vídeo

Não consigo, porque o meu processador não tem vídeo integrado.

Citação

veja no gerenciador de dispositivos e verifique se houve diversas atualizações recentes nos componentes essenciais do computador

Quais componentes que eu devo olhar no Gerenciador de Dispositivos? vi aqui que tem um monte de coisa que da para ver a situação, mas não sei em qual especificamente eu deveria fazer isso.

Citação

Tente também ver se o problema persiste se abrir os vídeos em outros navegadores.

Boa ideia! vou testar

Citação

Teste se puder com outro sistema operacional (pode fazer com MVM)

Puts, não tenho a menor ideia de como faz isso.

@Caio Ferreira

Citação

seu windows está atualizado? ativado?

Sim, está atualizado. Sim está ativado (com chave)

Citação

como atualizou os drivers?

Eu baixei os drivers direto do site, seguindo um tutorial do canal Look Gamer Hardware. Mais especificamente, seguindo este vídeo: 

Em relação aos drivers de vídeo, eu venho atualizando pelo Geforce Experience. Os outros, eu não atualizei.

Citação

usou tranqueira tipo driver booster?

Não kkkkk

Postado

Procure por atualizações no processador, placa de vídeo, Chipset, ( componentes essenciais para o funcionamento do computador) ...

Para testar com uma MVM, basta baixar o virtual Box, uma imagem de algum sistema operacional qualquer, e efetuar a instalação do sistema no virtual Box. Tem diversos vídeos no YouTube mostrando como faz. Como você disse que no YouTube ele funciona procura ver vídeos de como instalar o windows 7 no virtualbox é o mais comum que pode se encontrar no YouTube.

Postado

@Brunoftista qual versão de bios da sua placa-mãe e placa de vídeo? isso é bug de bios ou drivers com certeza...

Postado

@Brunoftista as bios atualizadas pra Ryzen 5000 tão as vezes deixando o processador com pouca tensão no vsoc e no vcore.

- Sugiro aumentar o LLC pra 6 tanto nas dram quando no vcore.

- O meu Ryzen 5900x na B450f strix estava com VSoC auto e ficava em 0,9 mesmo com xmp ativado. Quando antigamente no meu Ryzen 3600  ficava em torno de 1,1. Vale a pena colocar manualmente o VSoC pra 1,1.

- Alguns gringos também tem problemas com memórias acima de 3200mhz, então recomendo baixar de volta pra 3200mhz até nova atualização de bios.

Mexer no LLC, VSoC e colocar o infinity fabric manualmente pra 1600mhz foi o que resolveu pra mim. Testa aí e volta com o feedback!

caso não funcione tem algumas outras alternativas nos fóruns gringos que incluem desativar os c--states. Mas no meu caso não precisei fazer isso

• 3 semanas depois...
Postado

@Caio Ferreira Perdão a demora, muita coisa aconteceu nesse meio tempo. Mas, de qualquer forma, segue a imagem do CPU-Z e do GPU-Z. Espero que consiga me ajudar

Imagem.png

@Brc

Em 03/01/2021 às 22:58, Brc disse:

Alguns gringos também tem problemas com memórias acima de 3200mhz, então recomendo baixar de volta pra 3200mhz até nova atualização de bios.

Puts, para mim não resolveu. Já tentei fazer isso, mas ficou na mesma.

colocar o infinity fabric manualmente pra 1600mhz

O que é ''infinity fabric'' e para que eu utilizaria?

Sugiro aumentar o LLC pra 6 tanto nas dram quando no vcore

Não faço a menor ideia do que seja LLC e como mexo nisso. Saberia me explicar?

O meu Ryzen 5900x na B450f strix estava com VSoC auto e ficava em 0,9 mesmo com xmp ativado. Quando antigamente no meu Ryzen 3600  ficava em torno de 1,1. Vale a pena colocar manualmente o VSoC pra 1,1.

Como vejo o VSoC e como altero isso, se precisar?

@Caio Ferreira

1.png

Postado

Galera, fiz um teste. Quando eu uso o aplicativo da Netflix para PC, não chega a reiniciar. Vi essa sugestão na internet. Será que eu preciso instalar ou atualizar algum programa que funciona junto ao Navegador para a Netflix e a Crunchroll funcionarem corretamente no navegador?

Postado

@Brunoftista é bem simples atualizar, ainda mais a BIOS da Asus, só clicar e ela mesma atualiza via internet caso você não tenha pendrive. driver de bios, chipset e da gpu atualizados é fundamental se há algo de errado...

qual o modelo da sua placa de vídeo? asus, giga, msi? coloca o modelo exato

Postado

@Caio Ferreira É que eu ouvi dizer que poderia acabar trocando um problema por outro. Mas, faz sentido a Bios mais atual ser melhor do que a antiga.

Modelo: EVGA RTX 2080 Super KO

OBS: No jogo Far Cry Primal, quando eu entro na água, aparecem vários artefatos na tela, porém é só nesse jogo em que isso acontece (não tem superaquecimento). Achei que poderia ser interessante pontuar isso.

Postado

@Brunoftista

Tranquilo ?

Já tentou fazer benchmark separado, GPU, CPU e memoria, pelo que você relata pode ser duas coisas! Fonte ou GPU, artefato ficou mais complicado acredito que você deu sorte de pegar uma placa de vídeo **********! 

Faça um benchmark da GPU se travar, corre para usar a garantia!

Postado

@Brunoftista estranhíssimo, amigo. suspeito que algum módulo de memória está com defeito intermitente. eu acionaria o RMA após pedir ajuda ao suporte sem sucesso de melhora.

Postado

@Ricardorrs Como eu deveria realizar o benchmark da GPU? (se possível, de uma maneira rápida, porque, o que eu vi, na internet, que falava de um programa chamado ''FurMark'', demorava umas 8-10h)

@Caio Ferreira

Em 24/01/2021 às 10:36, Caio Ferreira disse:

estranhíssimo, amigo. suspeito que algum módulo de memória está com defeito intermitente. eu acionaria o RMA após pedir ajuda ao suporte sem sucesso de melhora.

Você diz qual memória? RAM, VRAM ou ROM?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...